Reconfiguração da profissionalidade docente e prática reflexiva: o que dizem professores de Camaragibe- PE sobre contributos da formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Danielly Rolim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000md6k
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12869
Resumo: Desde o início do século passado, e especialmente depois dos anos 70, a sociedade vem passando por um acelerado processo de mudanças implicando em reformas educativas, que por sua vez vêm exigindo do professor acompanhar essas mudanças. Neste contexto, alicerçada na ideia de que a formação docente começa antes e que continua após a formação inicial, vem existindo um investimento em formação continuada. No âmbito dessa problemática, este estudo, respaldado na compreensão de que esta formação ocorre em diversos espaços formativos tendo a reflexão como um importante elemento, tem como objetivo compreender contributos da formação continuada na reconfiguração da profissionalidade docente em termos do desenvolvimento da prática reflexiva, segundo o que dizem professores de Camaragibe-PE. E como campo de pesquisa, definido a partir do envolvimento sistemático em ações vinculadas a programas de formação continuada, a Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Camaragibe, e como sujeitos o montante de 14 professores, lotados em 3 escolas, que participaram em processos formativos no período de 2007 a 2011. Os dados foram recolhidos, tendo como suporte a abordagem de pesquisa qualitativa, através de questionário e entrevista, e para o procedimento de tratamento dos dados recorreu-se à análise temática congregando os seguintes eixos: a) concepções de formação continuada dos sujeitos da pesquisa; b) elementos de ações de formação continuada que vêm contribuindo para reconfiguração da profissionalidade docente; c) limites de ações da formação continuada para contribuir na reconfiguração da profissionalidade docente em termos do desenvolvimento da prática reflexiva; d) possibilidades de ações de formação continuada para contribuir na reconfiguração da profissionalidade docente em termos do desenvolvimento da prática reflexiva. Os achados confirmam, do ponto de vista de contributos da formação continuada no processo de reconfiguração da profissionalidade docente em geral, a importância do conhecimento formativo como um dos principais elementos que possibilitam alterações na prática, apesar de pouco ter sido feita referência à questão do diálogo com o cotidiano docente. No que se refere ao desenvolvimento da prática reflexiva, a fragmentação na compreensão da relação de interdependência entre responsabilidade docente, condições de trabalho, protagonismo e processos formativos, apresenta-se como um limite a superar. E como possibilidade de caminhar na direção da prática reflexiva, para além da compreensão desta relação de interdependência, a pertinência de considerar o protagonismo docente como parte integrante desse processo. Nesse contexto, tendo em conta que o desenvolvimento da prática reflexiva tem como suporte a compreensão da formação continuada em suas dimensões (seja em cursos, eventos científicos, troca entre pares, própria sala de aula etc.), este estudo permitiu ratificar conforme defendem, entre outros, Petrilli (2006), Imbernón (2010), Freitas (2007) e Almeida et al. (2011), a importância do conhecimento formativo, a sala de aula/escola como um espaço privilegiado da formação e a necessidade de se considerar o protagonismo docente, do ponto de vista da responsabilidade individual e coletiva, e a responsabilidade institucional nesse processo.
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