Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Sousa, Luciano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3562
Resumo: Relata o processo de construção e realização de três projetos de iniciação científica (PIBIC-Jr) protagonizados por alunos de ensino médio de uma EFA, no município de Pedro II (PI), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí. Formação cidadã, construção de saberes e sistematização de aprendizados foram experiências vividas pelos estudantes provocadas pela iniciativa das pesquisas. Para a universidade, uma oportunidade de integração entre pesquisa e extensão e demonstração de seu papel na democratização de nossa sociedade. Para a escola, um exercício de parceria e leitura de sua função de educar. Durante um ano, dezenove estudantes e um professor universitário, com o apoio da escola, desenvolveram três pesquisas que refletiram sobre dimensões do cotidiano do campo e os desafios para seu desenvolvimento.
id UEPG-31_f908d5474d52d916341c9bf6fdca2c22
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/3562
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005Educação como ação política. Aprendizagem. Comunidade. Educação Superior. Relata o processo de construção e realização de três projetos de iniciação científica (PIBIC-Jr) protagonizados por alunos de ensino médio de uma EFA, no município de Pedro II (PI), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí. Formação cidadã, construção de saberes e sistematização de aprendizados foram experiências vividas pelos estudantes provocadas pela iniciativa das pesquisas. Para a universidade, uma oportunidade de integração entre pesquisa e extensão e demonstração de seu papel na democratização de nossa sociedade. Para a escola, um exercício de parceria e leitura de sua função de educar. Durante um ano, dezenove estudantes e um professor universitário, com o apoio da escola, desenvolveram três pesquisas que refletiram sobre dimensões do cotidiano do campo e os desafios para seu desenvolvimento.Editora UEPG2012-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/356210.5212/OlharProfr.v.15i1.0005Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 1 (2012); 71-82Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 71-82Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 1 (2012); 71-82Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 71-82Olhar de Professor; v. 15 n. 1 (2012); 71-821984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3562/3006Melo Sousa, Lucianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-01T00:47:17Zoai:uepg.br:article/3562Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-01T00:47:17Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005
title Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005
spellingShingle Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005
Melo Sousa, Luciano
Educação como ação política. Aprendizagem. Comunidade. Educação Superior.
title_short Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005
title_full Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005
title_fullStr Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005
title_full_unstemmed Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005
title_sort Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005
author Melo Sousa, Luciano
author_facet Melo Sousa, Luciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Sousa, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação como ação política. Aprendizagem. Comunidade. Educação Superior.
topic Educação como ação política. Aprendizagem. Comunidade. Educação Superior.
description Relata o processo de construção e realização de três projetos de iniciação científica (PIBIC-Jr) protagonizados por alunos de ensino médio de uma EFA, no município de Pedro II (PI), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí. Formação cidadã, construção de saberes e sistematização de aprendizados foram experiências vividas pelos estudantes provocadas pela iniciativa das pesquisas. Para a universidade, uma oportunidade de integração entre pesquisa e extensão e demonstração de seu papel na democratização de nossa sociedade. Para a escola, um exercício de parceria e leitura de sua função de educar. Durante um ano, dezenove estudantes e um professor universitário, com o apoio da escola, desenvolveram três pesquisas que refletiram sobre dimensões do cotidiano do campo e os desafios para seu desenvolvimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3562
10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3562
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3562/3006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 1 (2012); 71-82
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 71-82
Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 1 (2012); 71-82
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 1 (2012); 71-82
Olhar de Professor; v. 15 n. 1 (2012); 71-82
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495870750721