Produções textuais de crianças e adolescentes institucionalizadas: uma análise à luz da Teoria da Relevância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Tatiane Maria Horst
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3011
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir a interpretação de produções textuais produzidas por crianças e adolescentes institucionalizadas pela perspectiva da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/95). Trata-se de um estudo qualitativo. Para a realização dessa pesquisa, realizamos contato com algumas escolas municipais e estaduais do município de Irati – PR que recebem crianças que vivem nesse contexto. As produções foram realizadas nas aulas de língua portuguesa. Nosso pilar durante as análises foram a ostensão comunicativa do professor/enunciado vinculada ao esforço e efeito cognitivo causado nos alunos. Quem enuncia sempre tem uma intenção, a qual jamais será decodificada, apenas inferida. O processo inferencial é um poderoso mecanismo cognitivo capaz de sempre gerar mais conhecimento, é através dele que conseguimos interpretar enunciados e elocuções, sejam eles implícitos ou explícitos. Apontamos sobre a importância das crenças, experiências vividas, valores, contextos durante o processamento de informações.
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M. H. Produções textuais de crianças e adolescentes institucionalizadas: uma análise à luz da Teoria da Relevância. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3011Este trabalho tem por objetivo discutir a interpretação de produções textuais produzidas por crianças e adolescentes institucionalizadas pela perspectiva da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/95). Trata-se de um estudo qualitativo. Para a realização dessa pesquisa, realizamos contato com algumas escolas municipais e estaduais do município de Irati – PR que recebem crianças que vivem nesse contexto. As produções foram realizadas nas aulas de língua portuguesa. Nosso pilar durante as análises foram a ostensão comunicativa do professor/enunciado vinculada ao esforço e efeito cognitivo causado nos alunos. Quem enuncia sempre tem uma intenção, a qual jamais será decodificada, apenas inferida. O processo inferencial é um poderoso mecanismo cognitivo capaz de sempre gerar mais conhecimento, é através dele que conseguimos interpretar enunciados e elocuções, sejam eles implícitos ou explícitos. Apontamos sobre a importância das crenças, experiências vividas, valores, contextos durante o processamento de informações.Este artículo tiene como objetivo discutir la interpretación de producciones textuales producidas por niños y adolescentes institucionalizados desde la perspectiva de la teoría de la relevancia de Sperber y Wilson (1986/95). Es un estudio cualitativo. Para llevar a cabo esta investigación, nos pusimos en contacto con algunas escuelas municipales y estatales en el municipio de Irati - PR que reciben niños que viven en este contexto. Las producciones se llevaron a cabo en clases de portugués. Nuestro pilar durante los análisis fue la ostensión comunicativa del profesor / declaración relacionada con el esfuerzo y el efecto cognitivo causado en los estudiantes. El que pronuncia siempre tiene una intención, que nunca será decodificada, solo inferida. El proceso inferencial es un poderoso mecanismo cognitivo que siempre puede generar más conocimiento, es a través de él que podemos interpretar enunciados y enunciados, ya sean implícitos o explícitos. Señalamos la importancia de las creencias, experiencias vividas, valores, contextos durante el procesamiento de la información.Submitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2020-01-06T14:44:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Tatiane Horst.pdf: 1970555 bytes, checksum: c4d336417728a3a7b23b1599642e6c6a (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-06T14:44:52Z (GMT). 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