Inferências em peças publicitárias: exemplificando com a teoria da relevância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2596 |
Resumo: | Desde que Sperber e Wilson apresentaram sua teoria sobre Relevância, muito foi feito ou para corroborar ou para refutá-la como a melhor teoria sobre comunicação disponível. O que se sabe é que, através dos anos, não somente linguistas, mas também teóricos das ciências cognitivas têm aplicado os princípios da Teoria da Relevância para explicar fenômenos relativos à comunicação humana. E o nosso trabalho não é diferente, ele discute as possibilidades de se analisar peças publicitárias centradas em elementos visuais e verbais através da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson. Mais especificamente, visamos à análise dos elementos desencadeiam a compreensão inferencial. As três peças escolhidas para a exemplificação não são típicas peças publicitárias que visam à venda de um produto, mas, sim, vendem ideias através do amálgama de inputs linguísticos e visuais. |
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Inferências em peças publicitárias: exemplificando com a teoria da relevânciaInferencias de la publicidad: ilustrando con la teoría de la relevânciaInferences in advertisements: exemplifying with relevance theoryTeoria da RelevânciaComunicaçãoInferênciaPropagandaTeoría de la RelevanciaComunicaciónProceso inferencialAnuncio publicitarioRelevance TheoryAdvertisingCommunicationInferenceDesde que Sperber e Wilson apresentaram sua teoria sobre Relevância, muito foi feito ou para corroborar ou para refutá-la como a melhor teoria sobre comunicação disponível. O que se sabe é que, através dos anos, não somente linguistas, mas também teóricos das ciências cognitivas têm aplicado os princípios da Teoria da Relevância para explicar fenômenos relativos à comunicação humana. E o nosso trabalho não é diferente, ele discute as possibilidades de se analisar peças publicitárias centradas em elementos visuais e verbais através da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson. Mais especificamente, visamos à análise dos elementos desencadeiam a compreensão inferencial. As três peças escolhidas para a exemplificação não são típicas peças publicitárias que visam à venda de um produto, mas, sim, vendem ideias através do amálgama de inputs linguísticos e visuais. esde que Sperber y Wilson presentaron la teoría sobre Relevancia, muchos trabajos académicos fueron hechos, sea para corroborarla o refutarla como la mejor teoría sobre comunicación disponible. Lo que se sabe es que, a través de los años, no solo los lingüistas, pero también los teóricos de las ciencias cognitivistas han aplicado los principios de la Teoría de la Relevancia para explicar fenómenos relativos a la comunicación humana. Así que nuestro trabajo no es distinto; nuestro artículo discute las posibilidades de analizar los anuncios publicitarios centrados en elementos visuales y verbales a través de la Teoría de la Relevancia de Sperber y Wilson. Más específicamente, nuestro objetivo es analizar los elementos que desencadenan la comprensión inferencial. Las tres piezas elegidas para la ejemplificación no son campañas de publicidad destinadas a vender un producto, sino que venden ideas a través de la fusión de las entradas lingüísticas y visuales. Ever since Sperber and Wilson presented their theory of relevance, a lot of work has been done to corroborate or to refute it as the best available communication theory. What is known is that throughout the years not only linguists but cognitive theorists in general have applied the principles of Relevance theory to explain different phenomena concerning aspects of human communication. Our paper is no different. It discusses the possibilities of analysing advertisements with verbal and visual elements through relevance theory, specifically in terms of what triggers inferential comprehension in such pieces. The three pieces analysed do not engage in selling marketing products, but they sell ideas that become ostensive by means of merging visual and linguistic inputs to inferential understanding of what they mean. Silvânia Siebert2014-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2596Linguagem em (Dis)curso; Vol. 14 No. 3 (2014); p. 531-543Linguagem em (Dis)curso; v. 14 n. 3 (2014); p. 531-5431982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2596/1889Silveira, Jane Rita Caetano daIbaños, Ana Maria Tramuntinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T16:47:57Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2596Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2015-10-02T16:47:57Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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