A formação jurídica humanística na perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade à luz da Educação em Direitos Humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takassi, Gilmara Aparecida Rosas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3853
Resumo: O ensino jurídico no Brasil está prestes a completar duzentos anos. Desde então, o processo ensino-aprendizagem, a fragmentação em disciplinas, o excessivo apego ao formalismo e ao positivismo jurídico pairaram sobre os cursos de Direito no Brasil, inicialmente dominado pela elite e com funções de estruturação do poder. Ao longo dos tempos, mas principalmente dos anos dois mil em diante, observou-se o acesso ao Curso de Direito por novas classes e com outros objetivos, de lutar pelos seus direitos. Assim, a educação jurídica tem passado por mudanças estruturais, principalmente com as Resoluções do Conselho Nacional de Educação, destacadas aqui as de 2004 e 2018. Além disso, tem vivenciado crises, como o mercantilismo, o bacharelismo, a classificação por selos, o ranking entre as instituições, sem contar os novos desafios como a política adequada de solução de conflitos, a inteligência artificial, o direito digital e a curricularização da extensão. Partindo dessas reflexões, o objetivo desta pesquisa é propor caminhos para a educação jurídica brasileira, tendo em vista o desafio do século XXI, de uma formação pautada na Educação em Direitos Humanos. Para cumprir o objetivo da pesquisa e percorrer os caminhos de seu desenvolvimento, foi empregada a pesquisa qualitativa no enfrentamento da problemática, partindo de um referencial teórico, com pesquisa documental bibliográfica e legislativa, além da análise de dados acerca da educação jurídica brasileira e da litigiosidade no Brasil, percorrendo um referencial teórico em cada um dos capítulos, de forma dialogada. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo, partindo da problemática acerca da crise na educação jurídica brasileira, para confirmação da tese da necessidade de uma formação mais humana, pautada na Educação em Direitos Humanos. Assim, o primeiro capítulo visa explorar do histórico aos desafios atuais da educação jurídica, com olhares decoloniais de Boaventura de Sousa Santos e pautados nos desafios do século XXI, apoiado em Edgar Morin. O passo seguinte é reconhecer que o processo educacional é complexo, assim, mais uma vez, o mirante epistemológico parte de Edgar Morin, na Teoria da Complexidade. Este reconhecimento demonstrará que são exigidas formas pedagógicas para além das aulas expositivas e transmissão de conhecimento. Para tanto, a proposta parte da metodologia transdisciplinar, como um dos caminhos apontados para desenvolver nos futuros profissionais do Direito. Nesse sentido, a reflexão parte das lições de Izabel Petraglia, principalmente, na leitura de Edgar Morin, aliando complexidade e transdisciplinaridade. No que tange à Educação em Direitos Humanos, esta será conceituada aos olhares de Nei Alberto Salles Filho, através dos ensinamentos da Cultura de paz e educação para a paz, bem como acerca dos bens de dignidade, tendo como referencial teórico Joaquín Herrera Flores, em A (re)invenção dos direitos humanos, além da perspectiva decolonial, de Boaventura de Sousa Santos. A soma desses apontamentos conduzirá ao capítulo conclusivo da tese, o qual estabelecerá caminhos para a formação jurídica humanística, partindo da Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito (BRASIL. MEC/CNE. Resolução no. 5/2018), acerca do estudo das habilidades e competências, as quais instrumentalizarão a interpretação e aplicação do Direito à luz da Educação em Direitos Humanos, revelando o compromisso pela efetivação dos direitos, incluindo a pacificação social, o acesso aos bens de dignidade e a transformação social. Concluindo-se a pesquisa com propostas pedagógicas, tecendo pistas e exemplos acerca da formação jurídica humanística, pautada na Educação em Direitos Humanos, além da propositura do Projeto “Justiça Cidadã pela Univer(Cidade)”.
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A formação jurídica humanística na perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade à luz da Educação em Direitos Humanos. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3853O ensino jurídico no Brasil está prestes a completar duzentos anos. Desde então, o processo ensino-aprendizagem, a fragmentação em disciplinas, o excessivo apego ao formalismo e ao positivismo jurídico pairaram sobre os cursos de Direito no Brasil, inicialmente dominado pela elite e com funções de estruturação do poder. Ao longo dos tempos, mas principalmente dos anos dois mil em diante, observou-se o acesso ao Curso de Direito por novas classes e com outros objetivos, de lutar pelos seus direitos. Assim, a educação jurídica tem passado por mudanças estruturais, principalmente com as Resoluções do Conselho Nacional de Educação, destacadas aqui as de 2004 e 2018. Além disso, tem vivenciado crises, como o mercantilismo, o bacharelismo, a classificação por selos, o ranking entre as instituições, sem contar os novos desafios como a política adequada de solução de conflitos, a inteligência artificial, o direito digital e a curricularização da extensão. Partindo dessas reflexões, o objetivo desta pesquisa é propor caminhos para a educação jurídica brasileira, tendo em vista o desafio do século XXI, de uma formação pautada na Educação em Direitos Humanos. Para cumprir o objetivo da pesquisa e percorrer os caminhos de seu desenvolvimento, foi empregada a pesquisa qualitativa no enfrentamento da problemática, partindo de um referencial teórico, com pesquisa documental bibliográfica e legislativa, além da análise de dados acerca da educação jurídica brasileira e da litigiosidade no Brasil, percorrendo um referencial teórico em cada um dos capítulos, de forma dialogada. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo, partindo da problemática acerca da crise na educação jurídica brasileira, para confirmação da tese da necessidade de uma formação mais humana, pautada na Educação em Direitos Humanos. Assim, o primeiro capítulo visa explorar do histórico aos desafios atuais da educação jurídica, com olhares decoloniais de Boaventura de Sousa Santos e pautados nos desafios do século XXI, apoiado em Edgar Morin. O passo seguinte é reconhecer que o processo educacional é complexo, assim, mais uma vez, o mirante epistemológico parte de Edgar Morin, na Teoria da Complexidade. Este reconhecimento demonstrará que são exigidas formas pedagógicas para além das aulas expositivas e transmissão de conhecimento. Para tanto, a proposta parte da metodologia transdisciplinar, como um dos caminhos apontados para desenvolver nos futuros profissionais do Direito. Nesse sentido, a reflexão parte das lições de Izabel Petraglia, principalmente, na leitura de Edgar Morin, aliando complexidade e transdisciplinaridade. No que tange à Educação em Direitos Humanos, esta será conceituada aos olhares de Nei Alberto Salles Filho, através dos ensinamentos da Cultura de paz e educação para a paz, bem como acerca dos bens de dignidade, tendo como referencial teórico Joaquín Herrera Flores, em A (re)invenção dos direitos humanos, além da perspectiva decolonial, de Boaventura de Sousa Santos. A soma desses apontamentos conduzirá ao capítulo conclusivo da tese, o qual estabelecerá caminhos para a formação jurídica humanística, partindo da Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito (BRASIL. MEC/CNE. Resolução no. 5/2018), acerca do estudo das habilidades e competências, as quais instrumentalizarão a interpretação e aplicação do Direito à luz da Educação em Direitos Humanos, revelando o compromisso pela efetivação dos direitos, incluindo a pacificação social, o acesso aos bens de dignidade e a transformação social. Concluindo-se a pesquisa com propostas pedagógicas, tecendo pistas e exemplos acerca da formação jurídica humanística, pautada na Educação em Direitos Humanos, além da propositura do Projeto “Justiça Cidadã pela Univer(Cidade)”.Legal education in Brazil is about to complete two hundred years. Since then, the teaching-learning process, the fragmentation into disciplines, the excessive attachment to formalism and legal positivism hovered over Law courses in Brazil, initially dominated by the elite and with functions of structuring power. Over time, but mainly from the 2000s onwards, access to the Law Course was observed by new classes and with other objectives, to fight for their rights. Thus, legal education has undergone structural changes, mainly with the Resolutions of the National Council of Education, highlighted here those of 2004 and 2018. In addition, it has experienced crises, such as mercantilism, bachelor's degree, classification by stamps, ranking between institutions, not to mention the new challenges such as an adequate conflict resolution policy, artificial intelligence, digital law and extension curricularization. Based on these reflections, the objective of this research is to propose paths for Brazilian legal education, in view of the challenge of the 21st century, of training based on Education in Human Rights. To fulfill the objective of the research and follow the paths of its development, qualitative research was used to face the problem, starting from a theoretical framework, with bibliographic and legislative documentary research, in addition to the analysis of data about Brazilian legal education and litigation in Brazil, covering a theoretical framework in each of the chapters, in a dialogic way. The method used was the hypothetical-deductive, starting from the problem about the crisis in Brazilian legal education, to confirm the thesis of the need for a more human formation, based on Education in Human Rights. Thus, the first chapter aims to explore from the historical to the current challenges of legal education, with decolonial views of Boaventura de Sousa Santos and based on the challenges of the 21st century, supported by Edgar Morin. The next step is to recognize that the educational process is complex, so, once again, the epistemological viewpoint starts from Egar Morin, in the Theory of Complexity. This recognition will demonstrate that pedagogical forms are required in addition to lectures and transmission of knowledge. For that, the proposal starts from the transdisciplinary methodology, as one of the paths pointed to develop in future legal professionals, for that, the reflection starts from the lessons of Izabel Petraglia, mainly, in the reading of Edgar Morin, combining complexity and transdisciplinarity. With regard to Education in Human Rights, this will be conceptualized in the eyes of Nei Alberto Salles Filho, through the teachings of the Culture of peace and education for peace, as well as about the goods of dignity, having as theoretical reference Joaquín Herrera Flores, in The (re)invention of human rights,beyond the decolonial perspective, by Boaventura de Sousa Santos. The sum of these notes will lead to the concluding chapter of the thesis, which will establish paths for humanistic legal training, based on the National Curriculum Guidelines for the Law Course (BRAZIL. MEC/CNE. Resolution No. 5/2018), about the study of skills and competences, which will instrumentalize the interpretation and application of the Law in the light of Education in Human Rights, revealing the commitment to the realization of rights, including social pacification, access to goods of dignity and social transformation. Concluding the research with pedagogical proposals, weaving clues and examples about humanistic legal training, based on Human Rights Education. In addition to the proposal of the Project “Citizen Justice by Univer(City)”.Submitted by Ivani Silva (ivsilva@uepg.br) on 2023-03-13T19:29:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Gilmara Aparecida Rosas Takassi.pdf: 2221279 bytes, checksum: 87f5b8f2c78354d8155c2c4e74b156b3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-13T19:29:32Z (GMT). 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description O ensino jurídico no Brasil está prestes a completar duzentos anos. Desde então, o processo ensino-aprendizagem, a fragmentação em disciplinas, o excessivo apego ao formalismo e ao positivismo jurídico pairaram sobre os cursos de Direito no Brasil, inicialmente dominado pela elite e com funções de estruturação do poder. Ao longo dos tempos, mas principalmente dos anos dois mil em diante, observou-se o acesso ao Curso de Direito por novas classes e com outros objetivos, de lutar pelos seus direitos. Assim, a educação jurídica tem passado por mudanças estruturais, principalmente com as Resoluções do Conselho Nacional de Educação, destacadas aqui as de 2004 e 2018. Além disso, tem vivenciado crises, como o mercantilismo, o bacharelismo, a classificação por selos, o ranking entre as instituições, sem contar os novos desafios como a política adequada de solução de conflitos, a inteligência artificial, o direito digital e a curricularização da extensão. Partindo dessas reflexões, o objetivo desta pesquisa é propor caminhos para a educação jurídica brasileira, tendo em vista o desafio do século XXI, de uma formação pautada na Educação em Direitos Humanos. Para cumprir o objetivo da pesquisa e percorrer os caminhos de seu desenvolvimento, foi empregada a pesquisa qualitativa no enfrentamento da problemática, partindo de um referencial teórico, com pesquisa documental bibliográfica e legislativa, além da análise de dados acerca da educação jurídica brasileira e da litigiosidade no Brasil, percorrendo um referencial teórico em cada um dos capítulos, de forma dialogada. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo, partindo da problemática acerca da crise na educação jurídica brasileira, para confirmação da tese da necessidade de uma formação mais humana, pautada na Educação em Direitos Humanos. Assim, o primeiro capítulo visa explorar do histórico aos desafios atuais da educação jurídica, com olhares decoloniais de Boaventura de Sousa Santos e pautados nos desafios do século XXI, apoiado em Edgar Morin. O passo seguinte é reconhecer que o processo educacional é complexo, assim, mais uma vez, o mirante epistemológico parte de Edgar Morin, na Teoria da Complexidade. Este reconhecimento demonstrará que são exigidas formas pedagógicas para além das aulas expositivas e transmissão de conhecimento. Para tanto, a proposta parte da metodologia transdisciplinar, como um dos caminhos apontados para desenvolver nos futuros profissionais do Direito. Nesse sentido, a reflexão parte das lições de Izabel Petraglia, principalmente, na leitura de Edgar Morin, aliando complexidade e transdisciplinaridade. No que tange à Educação em Direitos Humanos, esta será conceituada aos olhares de Nei Alberto Salles Filho, através dos ensinamentos da Cultura de paz e educação para a paz, bem como acerca dos bens de dignidade, tendo como referencial teórico Joaquín Herrera Flores, em A (re)invenção dos direitos humanos, além da perspectiva decolonial, de Boaventura de Sousa Santos. A soma desses apontamentos conduzirá ao capítulo conclusivo da tese, o qual estabelecerá caminhos para a formação jurídica humanística, partindo da Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito (BRASIL. MEC/CNE. Resolução no. 5/2018), acerca do estudo das habilidades e competências, as quais instrumentalizarão a interpretação e aplicação do Direito à luz da Educação em Direitos Humanos, revelando o compromisso pela efetivação dos direitos, incluindo a pacificação social, o acesso aos bens de dignidade e a transformação social. Concluindo-se a pesquisa com propostas pedagógicas, tecendo pistas e exemplos acerca da formação jurídica humanística, pautada na Educação em Direitos Humanos, além da propositura do Projeto “Justiça Cidadã pela Univer(Cidade)”.
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