POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES: IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO LEITOR
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2719 |
Resumo: | Esta tese tem por objeto a construção do aluno leitor e a questão problematizadora da pesquisa é a análise das políticas públicas educacionais, em âmbito federal, a fim de verificação da influência dessas políticas de formação continuada de professores alfabetizadores nos efeitos da construção do aluno leitor, por meio dos resultados alcançados na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), no eixo da leitura. Utilizou-se o enfoque teórico do Materialismo Histórico e Dialético fundamentado por Marx (1978-2010), Saviani (1995-2010) e Duarte (2001-2010) bem como contribuições sobre leitura por Solé (1998), Menegassi (1995-2010) e Koch e Elias (2008). Optou-se pela pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental realizada em três etapas: a) levantamento de teses, dissertações e periódicos sobre o tema na base de dados da CAPES, na Plataforma Sucupira, nas bibliotecas digitais dos programas; b) fase documental em que foi realizado o levantamento da legislação relativa aos cursos de formação continuada de professores alfabetizadores e c) fase da coleta de dados dos indicadores da formação docente e dos resultados da ANA no eixo de leitura na Plataforma do MEC, via portal do INEP e SIMEC. O objetivo geral foi investigar as mudanças ocorridas para a construção do aluno leitor, no âmbito das políticas públicas federais, por meio dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, em específico, o PNAIC no eixo avaliação em leitura. Os objetivos específicos foram: apontar as discussões sobre políticas públicas em relação à formação continuada de professores alfabetizadores; verificar como os pressupostos teórico-metodológicos de leitura foram encaminhados pelos programas PROFA, PRÓ-LETRAMENTO e PNAIC para a formação continuada de professores alfabetizadores e analisar comparativamente os resultados obtidos nas edições da ANA no Município de Ponta Grossa, Pr. para a construção de um diagnóstico sobre a formação do aluno leitor. A tese é que os alunos que têm na sua formação a experiência com leitura, enquanto processo discursivo de ascensão aos bens de direito de aprendizagem e transformação social, têm condições de constituírem-se como leitores ativos, participativos e críticos. Para a análise dos dados, foram estabelecidas três categorias: a) indicadores da formação docente: uma análise a partir da Ana, b) a política de avaliação no contexto da ANA: compreendendo o teste de leitura e c) a leitura como referência na ANA: uma análise comparativa dos resultados segundo quatro critérios que emergiram do levantamento dos dados nos testes de leitura da ANA em 2013, 2014 e 2016. Os resultados desta pesquisa indicaram que houve avanços na formação do leitor e na formação de professores, mas não se pode comprovar que os índices tiveram elevação em decorrência da participação nos cursos de formação oferecidos pelo PNAIC. A ANA pode constituir-se em um instrumento substancial se os resultados forem utilizados com perspectiva diagnóstica, associados a outras práticas avaliativas dos professores alfabetizadores contemplados em seus planos de trabalho. Não basta investir na produção de índices, se não existir atenção à orientação aos profissionais das escolas para compreender e utilizar os dados como subsídios ao desenvolvimento de ações concretas à alfabetização das crianças e aos gestores e coordenadores no âmbito das políticas públicas. |
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Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2719Esta tese tem por objeto a construção do aluno leitor e a questão problematizadora da pesquisa é a análise das políticas públicas educacionais, em âmbito federal, a fim de verificação da influência dessas políticas de formação continuada de professores alfabetizadores nos efeitos da construção do aluno leitor, por meio dos resultados alcançados na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), no eixo da leitura. Utilizou-se o enfoque teórico do Materialismo Histórico e Dialético fundamentado por Marx (1978-2010), Saviani (1995-2010) e Duarte (2001-2010) bem como contribuições sobre leitura por Solé (1998), Menegassi (1995-2010) e Koch e Elias (2008). Optou-se pela pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental realizada em três etapas: a) levantamento de teses, dissertações e periódicos sobre o tema na base de dados da CAPES, na Plataforma Sucupira, nas bibliotecas digitais dos programas; b) fase documental em que foi realizado o levantamento da legislação relativa aos cursos de formação continuada de professores alfabetizadores e c) fase da coleta de dados dos indicadores da formação docente e dos resultados da ANA no eixo de leitura na Plataforma do MEC, via portal do INEP e SIMEC. O objetivo geral foi investigar as mudanças ocorridas para a construção do aluno leitor, no âmbito das políticas públicas federais, por meio dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, em específico, o PNAIC no eixo avaliação em leitura. Os objetivos específicos foram: apontar as discussões sobre políticas públicas em relação à formação continuada de professores alfabetizadores; verificar como os pressupostos teórico-metodológicos de leitura foram encaminhados pelos programas PROFA, PRÓ-LETRAMENTO e PNAIC para a formação continuada de professores alfabetizadores e analisar comparativamente os resultados obtidos nas edições da ANA no Município de Ponta Grossa, Pr. para a construção de um diagnóstico sobre a formação do aluno leitor. A tese é que os alunos que têm na sua formação a experiência com leitura, enquanto processo discursivo de ascensão aos bens de direito de aprendizagem e transformação social, têm condições de constituírem-se como leitores ativos, participativos e críticos. Para a análise dos dados, foram estabelecidas três categorias: a) indicadores da formação docente: uma análise a partir da Ana, b) a política de avaliação no contexto da ANA: compreendendo o teste de leitura e c) a leitura como referência na ANA: uma análise comparativa dos resultados segundo quatro critérios que emergiram do levantamento dos dados nos testes de leitura da ANA em 2013, 2014 e 2016. Os resultados desta pesquisa indicaram que houve avanços na formação do leitor e na formação de professores, mas não se pode comprovar que os índices tiveram elevação em decorrência da participação nos cursos de formação oferecidos pelo PNAIC. A ANA pode constituir-se em um instrumento substancial se os resultados forem utilizados com perspectiva diagnóstica, associados a outras práticas avaliativas dos professores alfabetizadores contemplados em seus planos de trabalho. Não basta investir na produção de índices, se não existir atenção à orientação aos profissionais das escolas para compreender e utilizar os dados como subsídios ao desenvolvimento de ações concretas à alfabetização das crianças e aos gestores e coordenadores no âmbito das políticas públicas.This thesis aims to object at the construction of the student reader and the problematizing question of the research is the analysis of educational public policies, at the federal level, in order to verify the influence of these policies of continuing education of literacy teachers in the effects of the construction of the student reader, through the results achieved in the National Literacy Assessment (ANA), in the reading area. It was used the theoretical approach of Historical and Dialectical Materialism based on Marx (1978-2010), Saviani (1995-2010) and Duarte (20012010) as well as contributions on reading by Solé (1998), Menegassi (1995-2010) and Koch and Elias (2008). Qualitative, bibliographical and documentary research was carried out in three stages: a) survey of theses, dissertations and periodicals on the subject in the CAPES database, in the Sucupira Platform, in the digital libraries of the programs; b) the documentary phase in which the legislation regarding the continuing education courses for literacy teachers was surveyed, and c) the phase of data collection of teacher education indicators and ANA results in the reading axis in the MEC Platform, through the portal of the INEP and SIMEC. The general objective was to investigate the changes that occurred in the construction of the reading student, in the scope of the federal public policies, through the programs of training of literacy teachers, in particular the PNAIC in the evaluation in reading. The specific objectives were: to point out the discussions about public policies in relation to the continuing education of literacy teachers; to verify how the theoretical-methodological reading assumptions were directed by the PROFA, PRÓ-LETRAMENTO and PNAIC programs for the continuing education of literacy teachers and to analyze comparatively the results obtained in the editions of ANA in the Municipality of Ponta Grossa, Pr. for the construction of a diagnosis about student student education. The thesis is that students who have in their training the experience with reading, as a discursive process of ascension to the right goods of learning and social transformation, are able to constitute themselves as active, participatory and critical readers. For the analysis of the data, three categories were established: a) indicators of teacher training: an analysis from Ana, b) the evaluation policy in the context of the ANA: comprising reading test and c) reading as reference in the ANA: a comparative analysis of the results according to four criteria that emerged from the data collection in the ANA reading tests in 2013, 2014 and 2016. The The results of this research indicate that there has been progress in teacher training and teacher training, but it can not be verified that the indexes have risen due to participation in the training courses offered by the PNAIC. The ANA can constitute a substantial instrument if the results are used with a diagnostic perspective, associated with other evaluative practices of the literacy teachers included in their work plans. It is not enough to invest in the production of indexes, if there is no attention to the guidance to the professionals of the schools to understand and to use the data as subsidies to the development of concrete actions to the alphabetization of the children and the managers and coordinators in the scope of the public policies.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-02-06T18:14:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Eliane Travensoli Parise Cruz.pdf: 2504815 bytes, checksum: 1733ea75e433a69cd533fce90184beea (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-06T18:14:50Z (GMT). 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