FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32267 |
Resumo: | O compromisso da formação do aluno competente linguisticamente tem grande relevância no processo educacional. Embora existam muitas discussões e estudos ainda encontram-se fragilidades na formação e capacitação docente em relação à alfabetização. Assim este artigo tem como objetivo principal mapear a produção acadêmica ocorrida entre os anos de 2013 a 2016 referente às ações de implantação e implementação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como política pública de formação continuada de professores alfabetizadores no que concerne às práticas de letramento. Como metodologia, optou-se pela construção de categorias de subtemas emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que vem se delineando nos programas de alfabetização que foram implantados e implementados. No que se refere às práticas de letramento, foram elucidadas as ações previstas pelo programa quanto às questões de leitura. Pode-se afirmar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como o programa tem se consolidado nas práticas de alfabetização no cotidiano escolar. |
id |
UEM-11_e9972b087e255cb34c4f73743b7a9f3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/32267 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICAPNAICFormação ContinuadaAlfabetização.Formação de AlfabetizadoresO compromisso da formação do aluno competente linguisticamente tem grande relevância no processo educacional. Embora existam muitas discussões e estudos ainda encontram-se fragilidades na formação e capacitação docente em relação à alfabetização. Assim este artigo tem como objetivo principal mapear a produção acadêmica ocorrida entre os anos de 2013 a 2016 referente às ações de implantação e implementação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como política pública de formação continuada de professores alfabetizadores no que concerne às práticas de letramento. Como metodologia, optou-se pela construção de categorias de subtemas emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que vem se delineando nos programas de alfabetização que foram implantados e implementados. No que se refere às práticas de letramento, foram elucidadas as ações previstas pelo programa quanto às questões de leitura. Pode-se afirmar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como o programa tem se consolidado nas práticas de alfabetização no cotidiano escolar. Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3226710.4025/tpe.v19i3.32267Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 3 (2016)2237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32267/751375144863Cruz, Eliane Travensoli PariseMartiniak, Vera Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-05T09:31:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/32267Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:32.845236Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
title |
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA Cruz, Eliane Travensoli Parise PNAIC Formação Continuada Alfabetização. Formação de Alfabetizadores |
title_short |
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
title_full |
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
title_sort |
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
author |
Cruz, Eliane Travensoli Parise |
author_facet |
Cruz, Eliane Travensoli Parise Martiniak, Vera Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Martiniak, Vera Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Eliane Travensoli Parise Martiniak, Vera Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PNAIC Formação Continuada Alfabetização. Formação de Alfabetizadores |
topic |
PNAIC Formação Continuada Alfabetização. Formação de Alfabetizadores |
description |
O compromisso da formação do aluno competente linguisticamente tem grande relevância no processo educacional. Embora existam muitas discussões e estudos ainda encontram-se fragilidades na formação e capacitação docente em relação à alfabetização. Assim este artigo tem como objetivo principal mapear a produção acadêmica ocorrida entre os anos de 2013 a 2016 referente às ações de implantação e implementação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como política pública de formação continuada de professores alfabetizadores no que concerne às práticas de letramento. Como metodologia, optou-se pela construção de categorias de subtemas emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que vem se delineando nos programas de alfabetização que foram implantados e implementados. No que se refere às práticas de letramento, foram elucidadas as ações previstas pelo programa quanto às questões de leitura. Pode-se afirmar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como o programa tem se consolidado nas práticas de alfabetização no cotidiano escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32267 10.4025/tpe.v19i3.32267 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32267 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v19i3.32267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32267/751375144863 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 3 (2016) 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157301608448 |