FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Eliane Travensoli Parise
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martiniak, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32267
Resumo: O compromisso da formação do aluno competente linguisticamente tem grande relevância no processo educacional. Embora existam muitas discussões e estudos ainda encontram-se fragilidades na formação e capacitação docente em relação à alfabetização. Assim este artigo tem como objetivo principal mapear a produção acadêmica ocorrida entre os anos de 2013 a 2016 referente às ações de implantação e implementação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como política pública de formação continuada de professores alfabetizadores no que concerne às práticas de letramento. Como metodologia, optou-se pela construção de categorias de subtemas emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que vem se delineando nos programas de alfabetização que foram implantados e implementados. No que se refere às práticas de letramento, foram elucidadas as ações previstas pelo programa quanto às questões de leitura. Pode-se afirmar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como o programa tem se consolidado nas práticas de alfabetização no cotidiano escolar.  
id UEM-11_e9972b087e255cb34c4f73743b7a9f3f
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/32267
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICAPNAICFormação ContinuadaAlfabetização.Formação de AlfabetizadoresO compromisso da formação do aluno competente linguisticamente tem grande relevância no processo educacional. Embora existam muitas discussões e estudos ainda encontram-se fragilidades na formação e capacitação docente em relação à alfabetização. Assim este artigo tem como objetivo principal mapear a produção acadêmica ocorrida entre os anos de 2013 a 2016 referente às ações de implantação e implementação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como política pública de formação continuada de professores alfabetizadores no que concerne às práticas de letramento. Como metodologia, optou-se pela construção de categorias de subtemas emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que vem se delineando nos programas de alfabetização que foram implantados e implementados. No que se refere às práticas de letramento, foram elucidadas as ações previstas pelo programa quanto às questões de leitura. Pode-se afirmar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como o programa tem se consolidado nas práticas de alfabetização no cotidiano escolar.  Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3226710.4025/tpe.v19i3.32267Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 3 (2016)2237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32267/751375144863Cruz, Eliane Travensoli PariseMartiniak, Vera Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-05T09:31:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/32267Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:32.845236Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
title FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
spellingShingle FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Cruz, Eliane Travensoli Parise
PNAIC
Formação Continuada
Alfabetização.
Formação de Alfabetizadores
title_short FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
title_full FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
title_fullStr FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
title_sort FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
author Cruz, Eliane Travensoli Parise
author_facet Cruz, Eliane Travensoli Parise
Martiniak, Vera Lucia
author_role author
author2 Martiniak, Vera Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Eliane Travensoli Parise
Martiniak, Vera Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv PNAIC
Formação Continuada
Alfabetização.
Formação de Alfabetizadores
topic PNAIC
Formação Continuada
Alfabetização.
Formação de Alfabetizadores
description O compromisso da formação do aluno competente linguisticamente tem grande relevância no processo educacional. Embora existam muitas discussões e estudos ainda encontram-se fragilidades na formação e capacitação docente em relação à alfabetização. Assim este artigo tem como objetivo principal mapear a produção acadêmica ocorrida entre os anos de 2013 a 2016 referente às ações de implantação e implementação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como política pública de formação continuada de professores alfabetizadores no que concerne às práticas de letramento. Como metodologia, optou-se pela construção de categorias de subtemas emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que vem se delineando nos programas de alfabetização que foram implantados e implementados. No que se refere às práticas de letramento, foram elucidadas as ações previstas pelo programa quanto às questões de leitura. Pode-se afirmar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como o programa tem se consolidado nas práticas de alfabetização no cotidiano escolar.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32267
10.4025/tpe.v19i3.32267
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32267
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v19i3.32267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32267/751375144863
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 3 (2016)
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157301608448