O Discurso do Sujeito Coletivo sobre os Direitos Humanos dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos na Cidade de Ponta Grossa/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thaís Cristina dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2866
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo compreender o Discurso dos Sujeitos Coletivos (DSC) dos alunos de Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental e médio sobre os Direitos Humanos acima da teoria das Representações Sociais (RS). Para a realização desta pesquisa, foram selecionados dois Centros Educacionais de Educação Básica para Jovens e Adultos da cidade de Ponta Grossa/PR, com dezesseis alunos regulares do ensino médio do período matutino, doze alunos do ensino fundamental do período noturno e dois professores voluntários, responsáveis pelas respectivas turmas. Com abordagem qualitativa, a mesma desenvolveu-se pelo caráter de pesquisa participante sob a ótica da teoria das RS e do DSC. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados o diário de campo, a observação participante e questionário com perguntas abertas e fechadas. Para a análise das categorias identificadas foram utilizados o DSC e o software Iramuteq norteados pelas leituras de Paulo Freire (1987; 1999; 2001a; 2001b; 2006) e Santos (2010; 2014), Arroyo (2017), Lefevre e Lefevre (2012; 2014) e Moscovici (1978; 2007). Como resultados, destaca-se que, para compreender o DSC dos alunos quanto aos Direitos Humanos é necessário entender que o meio pode interferir com a compreensão da sociedade sobre um determinado assunto, apreendido pela soma de seu cotidiano, de suas experiências do mundo da vida até as relações sociais tanto dentro da escola, quanto em sua comunidade e o meio de acesso às informações. Desta forma, foi possível compreender que os Direitos Humanos, para os alunos, são expressos por estereótipos moldados tanto pela escola quanto pela mídia, a saber: ajuda aos necessitados e aos presos, um direito para “o outro”. Estes estereótipos se fortalecem ao ponto em que os alunos se veem como trabalhadores itinerários que tiveram seu direito fundamental negado e retirado durante a infância e que, devido a isso, se veem obrigados a retornar à escola para conquistar o mínimo de dignidade humana pela busca do emprego e do conhecimento que o mercado de trabalho tanto lhes exige. Também, pela pesquisa, destaca-se que o DSC é dinâmico podendo sofrer mudanças ao longo da pesquisa, principalmente com o uso de práticas para trabalhar tanto as representações sociais quanto a informação aos participantes da pesquisa. Por fim, destaca-se que através das práticas restaurativas fundamentadas pela EDH, Educação Humanizadora de Paulo Freire, Justiça Restaurativa e pela Educação para Paz, foi possível fomentar o processo reflexivo dos alunos quanto a seus direitos e sobre a importância dos Direitos Humanos, como um direito de todos os humanos, que necessita ser fortalecido diariamente para a criação de uma Cultura de Direitos Humanos, Dignidade Humana e de Paz.
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O Discurso do Sujeito Coletivo sobre os Direitos Humanos dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos na Cidade de Ponta Grossa/PR . 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2866Esta dissertação tem por objetivo compreender o Discurso dos Sujeitos Coletivos (DSC) dos alunos de Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental e médio sobre os Direitos Humanos acima da teoria das Representações Sociais (RS). Para a realização desta pesquisa, foram selecionados dois Centros Educacionais de Educação Básica para Jovens e Adultos da cidade de Ponta Grossa/PR, com dezesseis alunos regulares do ensino médio do período matutino, doze alunos do ensino fundamental do período noturno e dois professores voluntários, responsáveis pelas respectivas turmas. Com abordagem qualitativa, a mesma desenvolveu-se pelo caráter de pesquisa participante sob a ótica da teoria das RS e do DSC. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados o diário de campo, a observação participante e questionário com perguntas abertas e fechadas. Para a análise das categorias identificadas foram utilizados o DSC e o software Iramuteq norteados pelas leituras de Paulo Freire (1987; 1999; 2001a; 2001b; 2006) e Santos (2010; 2014), Arroyo (2017), Lefevre e Lefevre (2012; 2014) e Moscovici (1978; 2007). Como resultados, destaca-se que, para compreender o DSC dos alunos quanto aos Direitos Humanos é necessário entender que o meio pode interferir com a compreensão da sociedade sobre um determinado assunto, apreendido pela soma de seu cotidiano, de suas experiências do mundo da vida até as relações sociais tanto dentro da escola, quanto em sua comunidade e o meio de acesso às informações. Desta forma, foi possível compreender que os Direitos Humanos, para os alunos, são expressos por estereótipos moldados tanto pela escola quanto pela mídia, a saber: ajuda aos necessitados e aos presos, um direito para “o outro”. Estes estereótipos se fortalecem ao ponto em que os alunos se veem como trabalhadores itinerários que tiveram seu direito fundamental negado e retirado durante a infância e que, devido a isso, se veem obrigados a retornar à escola para conquistar o mínimo de dignidade humana pela busca do emprego e do conhecimento que o mercado de trabalho tanto lhes exige. Também, pela pesquisa, destaca-se que o DSC é dinâmico podendo sofrer mudanças ao longo da pesquisa, principalmente com o uso de práticas para trabalhar tanto as representações sociais quanto a informação aos participantes da pesquisa. Por fim, destaca-se que através das práticas restaurativas fundamentadas pela EDH, Educação Humanizadora de Paulo Freire, Justiça Restaurativa e pela Educação para Paz, foi possível fomentar o processo reflexivo dos alunos quanto a seus direitos e sobre a importância dos Direitos Humanos, como um direito de todos os humanos, que necessita ser fortalecido diariamente para a criação de uma Cultura de Direitos Humanos, Dignidade Humana e de Paz.This dissertation aims to understand the Discourse of Collective Subjects (DCS) of the students of Education of Young and Adults of primary and secondary education on Human Rights above the theory of Social Representations (SR). For the accomplishment of this research, two Educational Centers of Basic Education for Young and Adult - CEEBJA of the city of Ponta Grossa / PR, with sixteen regular students of the high school of the morning period, twelve students of the primary school of the nocturnal period and two teachers volunteers, responsible for their respective classes. With a qualitative approach, the same developed by the character of participant research from the point of view of RS and DSC theory. The field diary, participant observation and questionnaire with open and closed questions For the analyze of the identified categories, it was used the discourse analysis of the collective subject and the Iramuteq software guided by the readings of Paulo Freire (1987, 1999, 2001a, 2001b and 2006) and Santos (2010, 2014), Arroyo (2017), Lefevre and Lefevre (2012, 2014) and Moscovici (1978, 2007). In order to understand the students' DSC about Human Rights, it is necessary to understand that the medium can interfere with the understanding of society on a certain subject, apprehended by the sum of its daily life, its experiences in the world of life to social relationships both within the school, and in their community and their means of access to information. In this way, it was possible to understand that human rights for students are expressed by stereotypes shaped by both the school and the media, such as: helping the needy and the prisoners, a right for "the other." These stereotypes are strengthened to the point that students who see themselves as itinerant workers who had their fundamental right denied and withdrawn during childhood and who, because of these, are forced to return to school to attain the minimum of human dignity by the search of the the labor market demands them. Also, through the research, it is emphasized that social representations are dynamic and can undergo changes throughout the research, mainly with the use of practices to work both the social representations and the information to the participants of the research. Finally, it is possible to emphasize that through restorative practices based on EDH, Humanistic Education of Paulo Freire, Restorative Justice and Education for Peace, it was possible to foster students' reflective process regarding their rights and the importance of Human Rights, such as a right of all humans, which needs to be strengthened daily for the creation of a Culture of Human Rights, Human Dignity and Peace.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-07-11T17:57:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Thais Cristina dos Santos.pdf: 3139704 bytes, checksum: 3f6470db53ec9f932d45a25df2969744 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-11T17:57:18Z (GMT). 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Restorative Justice
Humanizing Education
description Esta dissertação tem por objetivo compreender o Discurso dos Sujeitos Coletivos (DSC) dos alunos de Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental e médio sobre os Direitos Humanos acima da teoria das Representações Sociais (RS). Para a realização desta pesquisa, foram selecionados dois Centros Educacionais de Educação Básica para Jovens e Adultos da cidade de Ponta Grossa/PR, com dezesseis alunos regulares do ensino médio do período matutino, doze alunos do ensino fundamental do período noturno e dois professores voluntários, responsáveis pelas respectivas turmas. Com abordagem qualitativa, a mesma desenvolveu-se pelo caráter de pesquisa participante sob a ótica da teoria das RS e do DSC. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados o diário de campo, a observação participante e questionário com perguntas abertas e fechadas. Para a análise das categorias identificadas foram utilizados o DSC e o software Iramuteq norteados pelas leituras de Paulo Freire (1987; 1999; 2001a; 2001b; 2006) e Santos (2010; 2014), Arroyo (2017), Lefevre e Lefevre (2012; 2014) e Moscovici (1978; 2007). Como resultados, destaca-se que, para compreender o DSC dos alunos quanto aos Direitos Humanos é necessário entender que o meio pode interferir com a compreensão da sociedade sobre um determinado assunto, apreendido pela soma de seu cotidiano, de suas experiências do mundo da vida até as relações sociais tanto dentro da escola, quanto em sua comunidade e o meio de acesso às informações. Desta forma, foi possível compreender que os Direitos Humanos, para os alunos, são expressos por estereótipos moldados tanto pela escola quanto pela mídia, a saber: ajuda aos necessitados e aos presos, um direito para “o outro”. Estes estereótipos se fortalecem ao ponto em que os alunos se veem como trabalhadores itinerários que tiveram seu direito fundamental negado e retirado durante a infância e que, devido a isso, se veem obrigados a retornar à escola para conquistar o mínimo de dignidade humana pela busca do emprego e do conhecimento que o mercado de trabalho tanto lhes exige. Também, pela pesquisa, destaca-se que o DSC é dinâmico podendo sofrer mudanças ao longo da pesquisa, principalmente com o uso de práticas para trabalhar tanto as representações sociais quanto a informação aos participantes da pesquisa. Por fim, destaca-se que através das práticas restaurativas fundamentadas pela EDH, Educação Humanizadora de Paulo Freire, Justiça Restaurativa e pela Educação para Paz, foi possível fomentar o processo reflexivo dos alunos quanto a seus direitos e sobre a importância dos Direitos Humanos, como um direito de todos os humanos, que necessita ser fortalecido diariamente para a criação de uma Cultura de Direitos Humanos, Dignidade Humana e de Paz.
publishDate 2019
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