Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Emerson Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-15042024-172203/
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo apresentar a experiência da educação restaurativa em uma escola social na periferia da cidade de São Paulo, no bairro de Vila Progresso, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, apontando os caminhos e indicadores baseados em Direitos Humanos. Com base no problema da pesquisa, investigamos duas hipóteses: a primeira, se a metodologia das práticas restaurativas são potencias para garantir caminhos e indicadores de Direitos Humanos dentro da escola observada; e a segunda, se as experiências da educação restaurativa no Marista Escola Social Irmão Lourenço, impactaram e alteraram a forma de vida da comunidade observada. Para a coleta dos dados, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando para a análise dos dados a técnica de triangulação de dados. Essa técnica envolveu os seguintes pontos: recorte bibliográfico especializado da temática de Direitos Humanos e Práticas Restaurativas; documentos norteadores do processo de educação da instituição Marista e pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada que buscou compreender a percepção dos educadores que vivenciam as experiências das práticas restaurativas no ambiente da escola pesquisada. Toda a análise dos dados foi realizada à luz do método da teoria social. E por fim, a pesquisa aponta possiblidades de pensar a educação contemporânea junto com a metodologia das Práticas Restaurativas como possibilidade de concretização de uma educação escolar e comunitária baseada em Direitos Humanos.
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