A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) como política educacional: metapesquisa de teses e dissertações (2008-2020)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4156 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo analisar as principais características teórico- epistemológicas e metodológicas de Teses e Dissertações sobre a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) relacionadas ao campo da Política Educacional. Fundamentada em uma perspectiva epistemológica pluralista, foram utilizadas contribuições de autores da Educação Especial Inclusiva (Boneti, 2006; Garcia, 2004; Glat; Pletsch; Fontes, 2007; Kassar, 2011; Mendes, 2006; Pletsch, 2009; Rodriguero, 2013; Sassaki, 2009), bem como do campo da Política Educacional (Pavezi, 2018; Stremel, 2016; Vieira, 2011) e da metapesquisa (Mainardes, 2021; Mainardes; Tello, 2015). Com relação à metodologia, o presente estudo é de abordagem qualitativa, com o emprego da metapesquisa. A coleta de dados foi realizada no Banco de Dados Abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando todas as áreas de publicação, utilizando as palavras-chave: Sala de Recursos Multifuncionais e a sua sigla, SRM. Foram catalogadas 301 produções, em nove áreas de avaliação da Capes. Na área “Educação”, que corresponde ao enfoque deste trabalho foram catalogadas 222 produções, sendo 38 Teses e 184 Dissertações, estes foram categorizados da seguinte forma: Inclusão (81 trabalhos); Ensino e aprendizagem (33); Atendimento Educacional Especializado (28); Política Educacional (21); Educação Especial (14); Formação de Professores (12); Currículo (nove); Tecnologia Assistiva (seis); Alfabetização (cinco); Altas Habilidades/Superdotação (cinco); Planejamento (quatro); e Trabalho colaborativo (quatro). Os 21 trabalhos de Política Educacional foram divididos em dois subgrupos: estudos específicos de SRM como Política Educacional, com 18 produções (quatro Teses e 17 Dissertações); e trabalhos sobre a SRM que tangenciam a Política Educacional, porém, evidenciam outros aspectos (três trabalhos). Os 18 trabalhos do primeiro subgrupo formaram o corpus analítico para a metapesquisa. Os principais resultados foram os seguintes: a) foram localizados trabalhos em nove áreas de avaliação da Capes, o que indica que a SRM tem sido objeto de estudos em outras áreas para além da Educação; b) 14 trabalhos analisados (88%) explicitam a perspectiva epistemológica e o posicionamento epistemológico; c) os conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva foram evidenciados em todos os trabalhos, o que caracteriza o envolvimento com a área e a articulação teórica das pesquisadoras; d) com relação aos níveis de abordagem/abstração, a maioria dos trabalhos (67%) foi classificada como nível analítico, 22% de descrição e 11% de compreensão. Os trabalhos contribuíram para o entendimento da SRM enquanto Política Educacional ficando evidente documentos oficiais como atos normativos, Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais (Brasil, 2010), Nota Técnica n. 42, da SECADI/DPEE (2015), entre outros; apresenta um objetivo geral no sentido de “apoiar os sistemas públicos de ensino na organização e oferta do atendimento educacional especializado e contribuir para o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino” (Brasil, 2007); e, envolve a alocação de recursos do Ministério da Educação (Brasil, 2007). Como qualquer outra política, o “Programa de Implantação de SRM” é recontextualizado nas diferentes realidades escolares com diferentes formas de colocar a política em ação. A metapesquisa ainda evidenciou a necessidade de um adensamento teórico e epistemológico nos trabalhos sobre a temática. |
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A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) como Política Educacional: metapesquisa de teses e dissertações (2008-2020). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4156Esta dissertação teve como objetivo analisar as principais características teórico- epistemológicas e metodológicas de Teses e Dissertações sobre a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) relacionadas ao campo da Política Educacional. Fundamentada em uma perspectiva epistemológica pluralista, foram utilizadas contribuições de autores da Educação Especial Inclusiva (Boneti, 2006; Garcia, 2004; Glat; Pletsch; Fontes, 2007; Kassar, 2011; Mendes, 2006; Pletsch, 2009; Rodriguero, 2013; Sassaki, 2009), bem como do campo da Política Educacional (Pavezi, 2018; Stremel, 2016; Vieira, 2011) e da metapesquisa (Mainardes, 2021; Mainardes; Tello, 2015). Com relação à metodologia, o presente estudo é de abordagem qualitativa, com o emprego da metapesquisa. A coleta de dados foi realizada no Banco de Dados Abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando todas as áreas de publicação, utilizando as palavras-chave: Sala de Recursos Multifuncionais e a sua sigla, SRM. Foram catalogadas 301 produções, em nove áreas de avaliação da Capes. Na área “Educação”, que corresponde ao enfoque deste trabalho foram catalogadas 222 produções, sendo 38 Teses e 184 Dissertações, estes foram categorizados da seguinte forma: Inclusão (81 trabalhos); Ensino e aprendizagem (33); Atendimento Educacional Especializado (28); Política Educacional (21); Educação Especial (14); Formação de Professores (12); Currículo (nove); Tecnologia Assistiva (seis); Alfabetização (cinco); Altas Habilidades/Superdotação (cinco); Planejamento (quatro); e Trabalho colaborativo (quatro). Os 21 trabalhos de Política Educacional foram divididos em dois subgrupos: estudos específicos de SRM como Política Educacional, com 18 produções (quatro Teses e 17 Dissertações); e trabalhos sobre a SRM que tangenciam a Política Educacional, porém, evidenciam outros aspectos (três trabalhos). Os 18 trabalhos do primeiro subgrupo formaram o corpus analítico para a metapesquisa. Os principais resultados foram os seguintes: a) foram localizados trabalhos em nove áreas de avaliação da Capes, o que indica que a SRM tem sido objeto de estudos em outras áreas para além da Educação; b) 14 trabalhos analisados (88%) explicitam a perspectiva epistemológica e o posicionamento epistemológico; c) os conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva foram evidenciados em todos os trabalhos, o que caracteriza o envolvimento com a área e a articulação teórica das pesquisadoras; d) com relação aos níveis de abordagem/abstração, a maioria dos trabalhos (67%) foi classificada como nível analítico, 22% de descrição e 11% de compreensão. Os trabalhos contribuíram para o entendimento da SRM enquanto Política Educacional ficando evidente documentos oficiais como atos normativos, Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais (Brasil, 2010), Nota Técnica n. 42, da SECADI/DPEE (2015), entre outros; apresenta um objetivo geral no sentido de “apoiar os sistemas públicos de ensino na organização e oferta do atendimento educacional especializado e contribuir para o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino” (Brasil, 2007); e, envolve a alocação de recursos do Ministério da Educação (Brasil, 2007). Como qualquer outra política, o “Programa de Implantação de SRM” é recontextualizado nas diferentes realidades escolares com diferentes formas de colocar a política em ação. A metapesquisa ainda evidenciou a necessidade de um adensamento teórico e epistemológico nos trabalhos sobre a temática.This Master’s thesis aimed to analyze the main theoretical-epistemological and methodological characteristics of Dissertations and Theses on the Multifunctional Resource Room (MRR) related to the field of Education Policy. Based on a pluralist epistemological perspective, contributions from authors of Inclusive Special Education were used (Boneti, 2006; Garcia, 2004; Glat; Pletsch; Fontes, 2007; Kassar, 2011; Mendes, 2006; Pletsch, 2009; Rodriguero, 2013; Sassaki , 2009), as well as from the field of Education Policy (Pavezi, 2018; Stremel, 2016; Vieira, 2011) and meta-research (Mainardes, 2021; Mainardes; Tello, 2015). Regarding the methodology, this study has a qualitative approach, using meta-research. Data collection was carried out in the Open Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), considering all areas of publication, using the keywords [in Portuguese]: Sala de Recursos Multifuncionais and its acronym SRM [Multifunctional Resource Room, MRR]. Three hundred and one productions were catalogued, divided according to CAPES evaluation areas, totaling nine areas in which the works were highlighted. In the “Education” area, 222 productions were cataloged, 38 Doctoral Dissertations and 184 Master’s Theses, which were classified into the following categories: Inclusion (81 works); Teaching and learning (33); Specialized Educational Service (28); Education Policy (21); Special Education (14); Teacher Training (12); Curriculum (nine); Assistive Technology (six); Literacy (five); Giftedness (five); Planning (four); and Collaborative work (four). The 21 works on Education Policy were divided into two subgroups: MRR specific studies as Education Policy, with 18 productions (four Doctoral dissertations and 17 Master’s Theses); and works on MRR that are related to education policy, but they highlight other aspects (three works). The 18 works in the first group formed the analytical corpus for the meta-research. The main results were as follows: a) works were located in nine CAPES evaluation areas, which indicates that MRR has been the object of studies in areas other than Education; b) 14 works analyzed (88%) explain the epistemological perspective and the epistemological positioning; c) the concepts of Special Education and Inclusive Education were highlighted in all works, which characterizes the involvement with the area and the theoretical articulation of the researchers; d) regarding the levels of approach/abstraction, the majority of the works (67%) were classified as analytical, 22% as description and 11% as comprehension. The work develops to understand the MRR while the Educational Policy remains evident in official documents such as normative acts, Guidance Manual: Multifunctional Resource Room Implementation Program (Brazil, 2010), Technical Note n. 42, of SECADI/DPEE (2015), among others; presents a general objective to “support public education systems in organizing and offering specialized educational services and contributing to strengthening the process of educational inclusion in common education classes” (Brasil, 2007); and, it involves an allocation of resources from the Ministry of Education (Brazil, 2007). Like any other policy, the “MRR Implementation Program” is recontextualized in different school realities with different ways of putting the policy into action. The meta-research highlighted the need for theoretical and epistemological deepening in the works on the topic.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2024-03-20T18:43:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Sibeli Pachevitch.pdf: 2266814 bytes, checksum: defc23541b411b94e7d2637da9d1cbd5 (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-20T18:43:43Z (GMT). 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A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) como política educacional: metapesquisa de teses e dissertações (2008-2020) |
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A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) como política educacional: metapesquisa de teses e dissertações (2008-2020) |
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CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sala de Recursos Multifuncionais Metapesquisa Política Educacional Multifunctional Resource Room Meta-research Education Policy. |
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Esta dissertação teve como objetivo analisar as principais características teórico- epistemológicas e metodológicas de Teses e Dissertações sobre a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) relacionadas ao campo da Política Educacional. Fundamentada em uma perspectiva epistemológica pluralista, foram utilizadas contribuições de autores da Educação Especial Inclusiva (Boneti, 2006; Garcia, 2004; Glat; Pletsch; Fontes, 2007; Kassar, 2011; Mendes, 2006; Pletsch, 2009; Rodriguero, 2013; Sassaki, 2009), bem como do campo da Política Educacional (Pavezi, 2018; Stremel, 2016; Vieira, 2011) e da metapesquisa (Mainardes, 2021; Mainardes; Tello, 2015). Com relação à metodologia, o presente estudo é de abordagem qualitativa, com o emprego da metapesquisa. A coleta de dados foi realizada no Banco de Dados Abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando todas as áreas de publicação, utilizando as palavras-chave: Sala de Recursos Multifuncionais e a sua sigla, SRM. Foram catalogadas 301 produções, em nove áreas de avaliação da Capes. Na área “Educação”, que corresponde ao enfoque deste trabalho foram catalogadas 222 produções, sendo 38 Teses e 184 Dissertações, estes foram categorizados da seguinte forma: Inclusão (81 trabalhos); Ensino e aprendizagem (33); Atendimento Educacional Especializado (28); Política Educacional (21); Educação Especial (14); Formação de Professores (12); Currículo (nove); Tecnologia Assistiva (seis); Alfabetização (cinco); Altas Habilidades/Superdotação (cinco); Planejamento (quatro); e Trabalho colaborativo (quatro). Os 21 trabalhos de Política Educacional foram divididos em dois subgrupos: estudos específicos de SRM como Política Educacional, com 18 produções (quatro Teses e 17 Dissertações); e trabalhos sobre a SRM que tangenciam a Política Educacional, porém, evidenciam outros aspectos (três trabalhos). Os 18 trabalhos do primeiro subgrupo formaram o corpus analítico para a metapesquisa. Os principais resultados foram os seguintes: a) foram localizados trabalhos em nove áreas de avaliação da Capes, o que indica que a SRM tem sido objeto de estudos em outras áreas para além da Educação; b) 14 trabalhos analisados (88%) explicitam a perspectiva epistemológica e o posicionamento epistemológico; c) os conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva foram evidenciados em todos os trabalhos, o que caracteriza o envolvimento com a área e a articulação teórica das pesquisadoras; d) com relação aos níveis de abordagem/abstração, a maioria dos trabalhos (67%) foi classificada como nível analítico, 22% de descrição e 11% de compreensão. Os trabalhos contribuíram para o entendimento da SRM enquanto Política Educacional ficando evidente documentos oficiais como atos normativos, Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais (Brasil, 2010), Nota Técnica n. 42, da SECADI/DPEE (2015), entre outros; apresenta um objetivo geral no sentido de “apoiar os sistemas públicos de ensino na organização e oferta do atendimento educacional especializado e contribuir para o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino” (Brasil, 2007); e, envolve a alocação de recursos do Ministério da Educação (Brasil, 2007). Como qualquer outra política, o “Programa de Implantação de SRM” é recontextualizado nas diferentes realidades escolares com diferentes formas de colocar a política em ação. A metapesquisa ainda evidenciou a necessidade de um adensamento teórico e epistemológico nos trabalhos sobre a temática. |
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2024 |
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PACHEVITCH, Sibeli. A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) como Política Educacional: metapesquisa de teses e dissertações (2008-2020). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024. |
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