Desenvolvimento da profissionalidade docente: representações de professoras dos anos iniciais da educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2962 |
Resumo: | Esta pesquisa, desenvolvida durante a participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO), tem como objeto as representações de professoras, compreendidas a partir da relação entre concebido e vivido (LEFEBVRE, 1983) e, neste caso, referem-se à profissionalidade docente. A problemática de pesquisa delineou-se da seguinte forma: quais as representações dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento da sua profissionalidade? A investigação buscou analisar os componentes mencionados pelos professores para o desenvolvimento da sua profissionalidade, por meio da realização das narrativas da formação. As discussões são apresentadas a partir dos estudos de Bourdieu (2009), Giroux (1997) e Lefebvre (1983). Os objetivos desta tese foram: a) identificar, por meio de interpretações analíticas, as representações de professores da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa, Paraná, a respeito do desenvolvimento da profissionalidade docente; b) desvelar como os professores se percebem ao longo do processo de desenvolvimento profissional na carreira docente; e c) discutir os elementos que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental consideram como fundantes para a profissionalidade na docência. A partir de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa/PR, as quais, segundo relatório da rede, possuíam maior número de professores que estavam aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e continuavam no exercício da docência, chegou-se aos participantes desta investigação: oito professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente estudo desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa e, como metodologia de pesquisa, utilizou narrativas da formação das professoras, na perspectiva de Catani e Vicentini (2006) e de Souza (2006), e grupos de discussão sobre a forma como a própria categoria identifica as condições de seu trabalho e de qual modo as professoras percebem a autonomia no exercício da docência. Os dados foram analisados com o processo de decomposição do todo em suas partes constituintes, a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galliazi (2006, 2007). Como resultados, colocam-se as relações que as professoras trazem sobre o conhecimento específico da docência, a autonomia em seu trabalho e o reconhecimento social da profissão docente. Considera-se que os pontos comuns, desde ingresso e em todo o decorrer da carreira docente das professoras participantes do estudo, são mais escassos em relação aos pontos singulares das trajetórias profissionais, o que revela a heterogeneidade entre caminhadas em uma mesma profissão, estando a profissionalidade docente em fase de elaboração pela categoria. Três categorias emergiram no decorrer da pesquisa, sendo elas: representações de professoras sobre conhecimento específico do profissional da educação; representações de professoras sobre autonomia na carreira docente; e representações de professoras sobre reconhecimento social do docente. Ao longo das narrativas das professoras participantes, as relações humanas ficaram em posição de evidência; entretanto, apareceram silenciamentos no caso das compreensões sobre as políticas educacionais e suas relações com o processo de 8 ensino. As ambiguidades sobre a docência também ficaram nítidas em relação à/ao: imitação de modelos para atuar em salas de aula ou formação para composição do conjunto de conhecimentos específicos do docente; isolamento ou autonomia profissional e desvalorização salarial versus reconhecimento social. Tais posições contraditórias, reveladas via narrativas da formação docente e também por meio do grupo de discussão, denotam que o processo de profissionalidade na docência está ainda em movimento de construção. |
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Desenvolvimento da profissionalidade docente: representações de professoras dos anos iniciais da Educação Básica. 2019. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2962Esta pesquisa, desenvolvida durante a participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO), tem como objeto as representações de professoras, compreendidas a partir da relação entre concebido e vivido (LEFEBVRE, 1983) e, neste caso, referem-se à profissionalidade docente. A problemática de pesquisa delineou-se da seguinte forma: quais as representações dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento da sua profissionalidade? A investigação buscou analisar os componentes mencionados pelos professores para o desenvolvimento da sua profissionalidade, por meio da realização das narrativas da formação. As discussões são apresentadas a partir dos estudos de Bourdieu (2009), Giroux (1997) e Lefebvre (1983). Os objetivos desta tese foram: a) identificar, por meio de interpretações analíticas, as representações de professores da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa, Paraná, a respeito do desenvolvimento da profissionalidade docente; b) desvelar como os professores se percebem ao longo do processo de desenvolvimento profissional na carreira docente; e c) discutir os elementos que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental consideram como fundantes para a profissionalidade na docência. A partir de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa/PR, as quais, segundo relatório da rede, possuíam maior número de professores que estavam aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e continuavam no exercício da docência, chegou-se aos participantes desta investigação: oito professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente estudo desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa e, como metodologia de pesquisa, utilizou narrativas da formação das professoras, na perspectiva de Catani e Vicentini (2006) e de Souza (2006), e grupos de discussão sobre a forma como a própria categoria identifica as condições de seu trabalho e de qual modo as professoras percebem a autonomia no exercício da docência. Os dados foram analisados com o processo de decomposição do todo em suas partes constituintes, a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galliazi (2006, 2007). Como resultados, colocam-se as relações que as professoras trazem sobre o conhecimento específico da docência, a autonomia em seu trabalho e o reconhecimento social da profissão docente. Considera-se que os pontos comuns, desde ingresso e em todo o decorrer da carreira docente das professoras participantes do estudo, são mais escassos em relação aos pontos singulares das trajetórias profissionais, o que revela a heterogeneidade entre caminhadas em uma mesma profissão, estando a profissionalidade docente em fase de elaboração pela categoria. Três categorias emergiram no decorrer da pesquisa, sendo elas: representações de professoras sobre conhecimento específico do profissional da educação; representações de professoras sobre autonomia na carreira docente; e representações de professoras sobre reconhecimento social do docente. Ao longo das narrativas das professoras participantes, as relações humanas ficaram em posição de evidência; entretanto, apareceram silenciamentos no caso das compreensões sobre as políticas educacionais e suas relações com o processo de 8 ensino. As ambiguidades sobre a docência também ficaram nítidas em relação à/ao: imitação de modelos para atuar em salas de aula ou formação para composição do conjunto de conhecimentos específicos do docente; isolamento ou autonomia profissional e desvalorização salarial versus reconhecimento social. Tais posições contraditórias, reveladas via narrativas da formação docente e também por meio do grupo de discussão, denotam que o processo de profissionalidade na docência está ainda em movimento de construção.This research, developed during the participation in the Study and Research Group on Teaching Work (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente - GEPTRADO), has as object the representations, understood from the relation between conceived and lived (LEFEBVRE, 1983) and, in this case, refer to the professionality of teachers. The research problem was outlined as follows: what are the teachers’ representations of the initial years of Elementary School about the development of their professionality? The investigation sought to analyze the components mentioned by the teachers for the development of their professionality, through the conduction of narratives related to their training. The discussions are presented from the studies of Bourdieu (2009), Giroux (1997) and Lefebvre (1983). The objectives of this doctoral dissertation were: a) to identify, through analytical interpretations, the representations of teachers of the Municipal Education Network of Ponta Grossa, Paraná, Brazil, regarding the development of teaching professionality; b) unveil how teachers perceive themselves during the process of professional development in the teaching career; and c) to discuss the elements that teachers of the initial years of Elementary School consider as foundations for teacher professionality. From three schools in the Municipal Education Network of Ponta Grossa, which, according to the network report, had a larger number of teachers who were retired by the National Institute of Social Security (known as INSS) and were still teaching, the subjects of this investigation were found: eight teachers from the initial years of Elementary School. This study was developed from the qualitative approach and, used, as a research methodology, narratives of the teachers’ training, from the perspective of Catani and Vicentini (2006) and Souza (2006), and discussion groups on how their category identifies the conditions of their work and how teachers perceive autonomy in the exercise of teaching. The data were analyzed with the process of decomposition of the whole into its constituent parts, from the Discursive Textual Analysis (DTA), proposed by Moraes and Galliazi (2006, 2007). As results, the relations that the teachers bring about the specific knowledge of teaching, the autonomy in their work and the social recognition of the teaching profession are placed. It is considered that the common points, since entering and throughout the teaching career of the participating teachers in the study, are scarcer in relation to the singular points of the professional trajectories, which reveals the heterogeneity between the path taken in the same profession, being the teaching profession under preparation by the category. Three categories emerged throughout the research, namely: teachers’ representations about specific knowledge of the education professional; representations of teachers about autonomy in the teaching career; and representations of teachers about social recognition of the teacher. Throughout the narratives of the participating teachers, human relations were in a position of evidence; however, silences appeared in the case of understandings about education policies and their relationship with the teaching process. The ambiguities about teaching were also clear in relation to: imitation of models for acting in classrooms or training for the composition of the teacher’s specific knowledge; isolation or professional autonomy and wage devaluation versus social 10 recognition. Such contradictory positions, revealed through narratives of teacher education and also through the discussion group, denote that the process of professionalism in teaching is still in movement of construction.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-10-25T11:16:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Camila Macenhan.pdf: 1511019 bytes, checksum: be827b4b66993987cfef8b35a1c71621 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-25T11:16:09Z (GMT). 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Esta pesquisa, desenvolvida durante a participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO), tem como objeto as representações de professoras, compreendidas a partir da relação entre concebido e vivido (LEFEBVRE, 1983) e, neste caso, referem-se à profissionalidade docente. A problemática de pesquisa delineou-se da seguinte forma: quais as representações dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento da sua profissionalidade? A investigação buscou analisar os componentes mencionados pelos professores para o desenvolvimento da sua profissionalidade, por meio da realização das narrativas da formação. As discussões são apresentadas a partir dos estudos de Bourdieu (2009), Giroux (1997) e Lefebvre (1983). Os objetivos desta tese foram: a) identificar, por meio de interpretações analíticas, as representações de professores da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa, Paraná, a respeito do desenvolvimento da profissionalidade docente; b) desvelar como os professores se percebem ao longo do processo de desenvolvimento profissional na carreira docente; e c) discutir os elementos que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental consideram como fundantes para a profissionalidade na docência. A partir de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa/PR, as quais, segundo relatório da rede, possuíam maior número de professores que estavam aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e continuavam no exercício da docência, chegou-se aos participantes desta investigação: oito professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente estudo desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa e, como metodologia de pesquisa, utilizou narrativas da formação das professoras, na perspectiva de Catani e Vicentini (2006) e de Souza (2006), e grupos de discussão sobre a forma como a própria categoria identifica as condições de seu trabalho e de qual modo as professoras percebem a autonomia no exercício da docência. Os dados foram analisados com o processo de decomposição do todo em suas partes constituintes, a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galliazi (2006, 2007). Como resultados, colocam-se as relações que as professoras trazem sobre o conhecimento específico da docência, a autonomia em seu trabalho e o reconhecimento social da profissão docente. Considera-se que os pontos comuns, desde ingresso e em todo o decorrer da carreira docente das professoras participantes do estudo, são mais escassos em relação aos pontos singulares das trajetórias profissionais, o que revela a heterogeneidade entre caminhadas em uma mesma profissão, estando a profissionalidade docente em fase de elaboração pela categoria. Três categorias emergiram no decorrer da pesquisa, sendo elas: representações de professoras sobre conhecimento específico do profissional da educação; representações de professoras sobre autonomia na carreira docente; e representações de professoras sobre reconhecimento social do docente. Ao longo das narrativas das professoras participantes, as relações humanas ficaram em posição de evidência; entretanto, apareceram silenciamentos no caso das compreensões sobre as políticas educacionais e suas relações com o processo de 8 ensino. As ambiguidades sobre a docência também ficaram nítidas em relação à/ao: imitação de modelos para atuar em salas de aula ou formação para composição do conjunto de conhecimentos específicos do docente; isolamento ou autonomia profissional e desvalorização salarial versus reconhecimento social. Tais posições contraditórias, reveladas via narrativas da formação docente e também por meio do grupo de discussão, denotam que o processo de profissionalidade na docência está ainda em movimento de construção. |
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