Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35992
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
id RCAP_40fe0ba963fa7e2908764bce03a81810
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino SecundárioPerceptions of teacher professionalism: a study of teachers at second and third cycles of elementary and secondary educationProfissão docenteTrabalho docenteProfissionalismoTeaching professionTeachers’ workProfessionalism371.12Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)Este estudo insere-se num projeto mais amplo intitulado Teachers Exercising Leadership (TEL) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPECED/ 112164/2009), levado a cabo no Centro de Investigação em Estudos da Criança, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Este trabalho circunscreve-se à fase II do projeto TEL, cujos dados foram recolhidos através de focus group a professores do 2.º e 3.º CEB e ES. Os focus group foram realizados entre novembro de 2012 e abril de 2013. Participaram neste estudo 68 professores oriundos de onze escolas/agrupamentos de Portugal Continental, de contextos educativos que apresentam características distintas, o que nos permitiu colher uma pluralidade de vozes tendo em conta as vivências e experiências de cada um dos professores envolvidos no estudo. Da análise dos dados emergiram as seguintes categorias de análise: i) mudanças no trabalho das escolas e dos professores; ii) fatores de maior e menor satisfação profissional; iii) sentimentos e emoções dominantes e, iv) modos de trabalho e relacionamento entre os professores. Os resultados obtidos a partir dos testemunhos dos professores apontam para uma visão negativa em relação às recentes alterações legislativas e à desvalorização do professor com especial destaque para o papel dos meios de comunicação. Embora se reconheçam enquanto profissionais comprometidos com os seus alunos e a sua aprendizagem, as alterações ocorridas no trabalho das escolas e dos professores, nos últimos anos, têm afetado negativamente as perceções, sentimentos e emoções dos professores, com repercussão nos seus modos de relacionamento e na sua satisfação profissional.This study is part of a larger project entitled Teachers Exercising Leadership (TEL) financed by the Foundation for Science and Technology (PTDC/CPE CED/112164/2009), carried out at the Research Centre for Child Studies, Institute of Education, University of Minho. This work relates to the phase II of the TEL project whose data were collected through focus groups with teachers at 2nd and 3rd cycles of elementary and secondary education. The focus groups were performed between November 2012 and April 2013. In total, 53 teachers participated in this study from eleven schools in mainland Portugal, from educational contexts that have different characteristics, which allowed us to collect a plurality of voices taking into account the experiences of each of the teachers involved in the study. From data analysis the following categories emerged: i) changes in the work of schools and teachers; ii) factors that lead to professional satisfaction and dissatisfaction; iii) prevalent feelings and emotions and iv) working methods and relationship between teachers. The results from the testimonies of teachers point to a negative view about the recent legislative changes and the lack of valorization of the teachers with special emphasis on the role of the media. Although they recognize themselves as professionals committed to their students and their learning the changes in the work of schools and teachers, in the last few years, teachers’ lives have been negatively affected and this is visible in their perceptions, feelings and emotions with impact in their modes of professional relationships and job satisfaction.FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia: Projeto TEL - Teachers Exercising Leadership (PTDC/CPE-CED/112164/2009).Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETEFlores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoPinheiro, Cláudia Manuela da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35992por201500590info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:57.886830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário
Perceptions of teacher professionalism: a study of teachers at second and third cycles of elementary and secondary education
title Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário
spellingShingle Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário
Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva
Profissão docente
Trabalho docente
Profissionalismo
Teaching profession
Teachers’ work
Professionalism
371.12
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário
title_full Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário
title_fullStr Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário
title_full_unstemmed Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário
title_sort Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário
author Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva
author_facet Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Maria Assunção
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão docente
Trabalho docente
Profissionalismo
Teaching profession
Teachers’ work
Professionalism
371.12
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Profissão docente
Trabalho docente
Profissionalismo
Teaching profession
Teachers’ work
Professionalism
371.12
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35992
url http://hdl.handle.net/1822/35992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201500590
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132674152988672