O corpo em movimento na Educação Infantil: análise da prática pedagógica nos complexos educacionais da rede municipal de ensino de Ponta Grossa/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Izabelle Cristina de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2616
Resumo: A partir da obrigatoriedade do ingresso das crianças na escola aos quatro (4) anos na escola, se fazem necessários estudos, reflexões e discussões sobre a prática pedagógica direcionada às crianças, acerca do corpo, da ludicidade e do brincar. Considerando-se tais questões, o objeto desta pesquisa é a prática pedagógica na Educação Infantil sobre o corpo em movimento. A pesquisa é qualitativa, descritiva e tem a seguinte questão problemática: Como é a prática pedagógica na Educação Infantil sobre o corpo em movimento, nos complexos educacionais municipais de Ponta Grossa/PR? A pesquisa tem os seguintes objetivos de pesquisa: a) Analisar a prática pedagógica na Educação Infantil sobre o corpo em movimento, nos complexos educacionais municipais de Ponta Grossa/PR; b) Identificar os pressupostos teóricos metodológicos dos professores da Educação Infantil dos complexos educacionais municipais de Ponta Grossa/PR; c) Verificar o espaço do corpo em movimento na Educação Infantil nos complexos educacionais municipais de Ponta Grossa/PR. Para a fundamentação teórica deste estudo utilizamos os seguintes estudos: Piccolo e Moreira (2012) e Garanhani (2000, 2002, 2006) acerca do corpo em movimento; Moyles (2002, 2006) na discussão sobre o brincar; Gallahue e Ozmun (2003) no que se refere ao desenvolvimento infantil; Mattos e Neira (2006) sobre a Educação Física Infantil; Gimeno Sacristán (1999) sobre a prática pedagógica e os escritos de Foucault (1979, 2007) sobre as relações de poder, docilização e disciplinamento na Educação Infantil, entre outros autores. A pesquisa foi realizada em três (3) complexos educacionais municipais da cidade de Ponta Grossa/PR. Os sujeitos da pesquisa são dezessete (17) professores (as) da Educação Infantil das escolas participantes da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação, o questionário e a entrevista. Para a organização e análise dos dados da pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Como resultados da pesquisa constatamos que os professores (as) atribuem grande relevância ao trabalho com o corpo em movimento, estando presente na prática pedagógica dos mesmos (as) por meio do brincar, das brincadeiras, do lúdico e das aulas de Educação Física. Porém, os professores (as) da Educação Infantil ainda apresentam uma visão fragilizada e dicotômica em relação ao corpo infantil e a forma como as atividades são desenvolvidas. Há uma preocupação excessiva dos professores (as) da Educação Infantil com o desenvolvimento na prática pedagógica de atividades que visem a aprendizagem de um determinado conteúdo, havendo assim pouco espaço para as manifestações naturais da criança. Faltam aos professores (as) da Educação Infantil conhecimentos sobre o corpo em movimento e a motricidade infantil, bem como lhes faltam elementos para articular as necessidades das crianças com o saber fazer, diante das peculiaridades que envolvem o cotidiano e a prática pedagógica nessa etapa da educação básica.
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Considerando-se tais questões, o objeto desta pesquisa é a prática pedagógica na Educação Infantil sobre o corpo em movimento. A pesquisa é qualitativa, descritiva e tem a seguinte questão problemática: Como é a prática pedagógica na Educação Infantil sobre o corpo em movimento, nos complexos educacionais municipais de Ponta Grossa/PR? A pesquisa tem os seguintes objetivos de pesquisa: a) Analisar a prática pedagógica na Educação Infantil sobre o corpo em movimento, nos complexos educacionais municipais de Ponta Grossa/PR; b) Identificar os pressupostos teóricos metodológicos dos professores da Educação Infantil dos complexos educacionais municipais de Ponta Grossa/PR; c) Verificar o espaço do corpo em movimento na Educação Infantil nos complexos educacionais municipais de Ponta Grossa/PR. Para a fundamentação teórica deste estudo utilizamos os seguintes estudos: Piccolo e Moreira (2012) e Garanhani (2000, 2002, 2006) acerca do corpo em movimento; Moyles (2002, 2006) na discussão sobre o brincar; Gallahue e Ozmun (2003) no que se refere ao desenvolvimento infantil; Mattos e Neira (2006) sobre a Educação Física Infantil; Gimeno Sacristán (1999) sobre a prática pedagógica e os escritos de Foucault (1979, 2007) sobre as relações de poder, docilização e disciplinamento na Educação Infantil, entre outros autores. A pesquisa foi realizada em três (3) complexos educacionais municipais da cidade de Ponta Grossa/PR. Os sujeitos da pesquisa são dezessete (17) professores (as) da Educação Infantil das escolas participantes da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação, o questionário e a entrevista. Para a organização e análise dos dados da pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Como resultados da pesquisa constatamos que os professores (as) atribuem grande relevância ao trabalho com o corpo em movimento, estando presente na prática pedagógica dos mesmos (as) por meio do brincar, das brincadeiras, do lúdico e das aulas de Educação Física. Porém, os professores (as) da Educação Infantil ainda apresentam uma visão fragilizada e dicotômica em relação ao corpo infantil e a forma como as atividades são desenvolvidas. Há uma preocupação excessiva dos professores (as) da Educação Infantil com o desenvolvimento na prática pedagógica de atividades que visem a aprendizagem de um determinado conteúdo, havendo assim pouco espaço para as manifestações naturais da criança. Faltam aos professores (as) da Educação Infantil conhecimentos sobre o corpo em movimento e a motricidade infantil, bem como lhes faltam elementos para articular as necessidades das crianças com o saber fazer, diante das peculiaridades que envolvem o cotidiano e a prática pedagógica nessa etapa da educação básica.With the ticket required from children to four (4) years at school, required studies, reflections and discussions about the pedagogical practice directed the children, about the body, the playfulness and the play. Considering such questions, as this research aim to pedagogical practice in early childhood education on the body in motion. The research is qualitative, descriptive and the problem to be investigated is: how developed the pedagogical practice in early childhood education on the body in motion, in the municipal educational complex of Ponta Grossa/PR? Considering this question problematic aim the following research objectives: a) Check the space than the body in movement in early childhood education in municipal educational complex of Ponta Grossa/PR; b) Analyse the pedagogical practice developed in early childhood education on the body in motion, in the municipal educational complex of Ponta Grossa/PR; c) Identify methodological theoretical teachers of early childhood education of municipal educational complex of Ponta Grossa/PR. For the theoretical foundation of this study we use the following studies: Piccolo and Moreira (2012) and Garanhani (2000 , 2002, 2006) about the body in motion; Moyles (2002, 2006) in the discussion about the play; Gallahue and Ozmun (2003) with regard to child development; Mattos and Neira (2006) on Infant Physical Education; Gimeno Sacristán (1999) about the pedagogical practice and the writings of Foucault (1979, 2007) about power relations, training and discipline in early childhood education, among other authors. The survey was conducted in three (3) municipal educational complexes in the city of Ponta Grossa/PR. The subjects of research are the teachers of early childhood education of the participating schools. The instruments used for data collection were the note, the questionnaire and the interview. For the categorization and analysis of research data, we opted for the use of the technique of content Analysis (BARDIN, 2016). As search results we found that the teachers assign great importance to work with the body in motion, being present in the pedagogical practice of the same (as) through the play, the jokes, the playful and the physical education classes. However, the teachers of early childhood education have a weakened vision and dichotomous in relation to children's body and the way activities are developed. There is a preoccupation of the teachers of early childhood education with development in pedagogical practice of activities aimed at the learning of a certain content, and there is so little room for natural manifestations of the child. Missing the teachers of early Childhood Education knowledge of the body in motion and infant motor function as well as they lack elements to articulate the needs of the children with the know-how, given the peculiarities of the daily life and the pedagogical practice in this stage of basic education.Submitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2018-09-04T23:03:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Izabelle Almeida.pdf: 1734849 bytes, checksum: 683f0428f7776ebed1a7859f76d36204 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-04T23:03:35Z (GMT). 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