Violência, direitos humanos e cultura de paz: da conjuntura à educação escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3536 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo compreender a construção social da violência no Brasil e suas relações com os Direitos Humanos, abrindo discussões necessárias sobre Cultura de Paz e Educação para Paz, como subsídio na análise da Lei 13.663/2018. Para alcançar tal objetivo, foi discutida uma trajetória histórica da manifestação da violência no Brasil, compreendendo conceitos importantes para reflexão, abrindo espaço para a discussão dos Direitos Humanos no Brasil e também o esforço da educação em construir uma Cultura de Paz. Como sugestão para esta construção, trazemos a abordagem das Cinco Pedagogias da Paz, como proposta metodológica. O estudo foi desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar, com caráter exploratório e qualitativo, dividida em dois momentos, pesquisa teórica e pesquisa de campo, para ilustrar a construção histórica abordada. Para construção da pesquisa teórica, buscamos amparo em Herrera Flores (2009), Lilian Schwarcz (2019), Salles Filho (2019), Rayo (2004), Paulo Freire (2002) entre outros grandes estudiosos. A pesquisa de campo ocorreu através da entrevista com profissionais da área da educação, foram elas, três secretárias da educação, três pedagogas e três professoras. Com o objetivo de compreender o que as mesmas entendem sobre conceitos importantes como Direitos Humanos, Cultura de Paz e Educação para Paz atrelados a Lei 13.663/2018. Os municípios participantes foram Ponta Grossa, Palmeira e Porto Amazonas, todos do estado do Paraná. Após coleta dos dados, foi utilizado a metodologia de análise de conteúdo para discussão e reflexão, com algumas modificações, mas seguindo a essência da autora Bardin (2016). Na apresentação dos dados foram utilizadas quatro categorias, as quais foram elegidas no momento em que foi feito o roteiro de entrevista, Cultura de Paz, Direitos Humanos, Violência Escolar e Educação para Paz. A partir das análises, podemos concluir que as profissionais da educação têm ciência sobre a lei 13.663 que trata da Cultura de Paz, no entanto, não entendem na íntegra como efetiva-la em suas salas de aulas. Compreendem a importância em desenvolver atividades e práticas voltadas a educação para paz, compreendem também que o conflito é inerente ao ser humano, sendo necessário saber mediá-lo através do diálogo. As educadoras sentem necessidade em formação continuada e capacitação para desenvolver temáticas interdisciplinares, sendo recomendada a construção de materiais mais específicos a serem ministrados em sala. Com o estudo, foi possível identificar que há uma necessidade latente em desenvolver práticas voltadas à Educação para Paz e que a formação continuada pode facilitar esse acesso. Observa-se, pelos discursos e pelas atividades citadas, que as escolas já vinham trabalhando na perspectiva da Cultura de Paz, sem saber ao certo disto. A abordagem das Cinco Pedagogias para paz, pode vir a ajudar todos esses profissionais da educação a encontrarem caminhos e estratégias para maior implementação de práticas cotidianas de Educação para Paz. De modo geral, observa-se a preocupação das profissionais da educação em construir essa Educação para Paz e todas afirmaram que a promulgação da Lei 13.663, veio oficializar algo que já deveria estar acontecendo há muito tempo, não só nas escolas, como em todos os espaços de socialização. A pesquisa de campo reforça os conceitos e reflexões realizadas ao longo da pesquisa e, pode-se observar que nossas raízes históricas violentas ainda afetam as relações sociais vigentes, o que nos faz refletir sobre a necessidade em desconstruir uma cultura de violência e lutar pela construção de uma Cultura de Paz. |
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Violência, direitos humanos e cultura de paz: da conjuntura à educação escolar. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3536O presente trabalho tem por objetivo compreender a construção social da violência no Brasil e suas relações com os Direitos Humanos, abrindo discussões necessárias sobre Cultura de Paz e Educação para Paz, como subsídio na análise da Lei 13.663/2018. Para alcançar tal objetivo, foi discutida uma trajetória histórica da manifestação da violência no Brasil, compreendendo conceitos importantes para reflexão, abrindo espaço para a discussão dos Direitos Humanos no Brasil e também o esforço da educação em construir uma Cultura de Paz. Como sugestão para esta construção, trazemos a abordagem das Cinco Pedagogias da Paz, como proposta metodológica. O estudo foi desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar, com caráter exploratório e qualitativo, dividida em dois momentos, pesquisa teórica e pesquisa de campo, para ilustrar a construção histórica abordada. Para construção da pesquisa teórica, buscamos amparo em Herrera Flores (2009), Lilian Schwarcz (2019), Salles Filho (2019), Rayo (2004), Paulo Freire (2002) entre outros grandes estudiosos. A pesquisa de campo ocorreu através da entrevista com profissionais da área da educação, foram elas, três secretárias da educação, três pedagogas e três professoras. Com o objetivo de compreender o que as mesmas entendem sobre conceitos importantes como Direitos Humanos, Cultura de Paz e Educação para Paz atrelados a Lei 13.663/2018. Os municípios participantes foram Ponta Grossa, Palmeira e Porto Amazonas, todos do estado do Paraná. Após coleta dos dados, foi utilizado a metodologia de análise de conteúdo para discussão e reflexão, com algumas modificações, mas seguindo a essência da autora Bardin (2016). Na apresentação dos dados foram utilizadas quatro categorias, as quais foram elegidas no momento em que foi feito o roteiro de entrevista, Cultura de Paz, Direitos Humanos, Violência Escolar e Educação para Paz. A partir das análises, podemos concluir que as profissionais da educação têm ciência sobre a lei 13.663 que trata da Cultura de Paz, no entanto, não entendem na íntegra como efetiva-la em suas salas de aulas. Compreendem a importância em desenvolver atividades e práticas voltadas a educação para paz, compreendem também que o conflito é inerente ao ser humano, sendo necessário saber mediá-lo através do diálogo. As educadoras sentem necessidade em formação continuada e capacitação para desenvolver temáticas interdisciplinares, sendo recomendada a construção de materiais mais específicos a serem ministrados em sala. Com o estudo, foi possível identificar que há uma necessidade latente em desenvolver práticas voltadas à Educação para Paz e que a formação continuada pode facilitar esse acesso. Observa-se, pelos discursos e pelas atividades citadas, que as escolas já vinham trabalhando na perspectiva da Cultura de Paz, sem saber ao certo disto. A abordagem das Cinco Pedagogias para paz, pode vir a ajudar todos esses profissionais da educação a encontrarem caminhos e estratégias para maior implementação de práticas cotidianas de Educação para Paz. De modo geral, observa-se a preocupação das profissionais da educação em construir essa Educação para Paz e todas afirmaram que a promulgação da Lei 13.663, veio oficializar algo que já deveria estar acontecendo há muito tempo, não só nas escolas, como em todos os espaços de socialização. A pesquisa de campo reforça os conceitos e reflexões realizadas ao longo da pesquisa e, pode-se observar que nossas raízes históricas violentas ainda afetam as relações sociais vigentes, o que nos faz refletir sobre a necessidade em desconstruir uma cultura de violência e lutar pela construção de uma Cultura de Paz.The present work aims to understand the social construction of violence in Brazil and its relations with Human Rights, opening necessary discussions about Culture of Peace and Education for Peace as a subsidy in the analysis of Law 13.663/2018. To achieve this goal, a historical trajectory of the manifestation of violence in Brazil was discussed, understanding important concepts for reflection, opening space for the discussion of Human Rights in Brazil and also the effort of education in building a Culture of Peace. As a suggestion for this construction, we bring the approach of the Five Pedagogies of Peace, as a methodological proposal. The study was developed in an interdisciplinary perspective, with an exploratory and qualitative character, divided in two moments, theoretical research and a field research, to illustrate the historical construction addressed. In the construction of the theoretical research we sought support in Herrera Flores (2009), Lilian Schwarcz (2019), Salles Filho (2019), Rayo (2004), Paulo Freire (2002) among other great scholars. The field research occurred through the interview with professionals in the field of education, they were, three education secretaries, three pedagogues and three teachers. With the objective of understanding what they understand about important concepts such as Human Rights, Culture of Peace and Education for Peace linked to Law 13.663/2018. The participating municipalities were Ponta Grossa, Palmeira and Porto Amazonas, all in the state of Paraná. After data collection, the content analysis methodology was used for discussion and reflection, with some modifications, but following the essence of the author Bardin (2016). In the presentation of the data, four categories were used, which were chosen at the time the interview script was made, Culture of Peace, Human Rights, School Violence and Peace Education. From the analysis, we can conclude that the educational professionals are aware of the law 13.663 that deals with the Culture of Peace, however, they don't fully understand how to put it into practice in their classrooms. They also understand that conflict is inherent to the human being, and it is necessary to know how to mediate it through dialogue. The educators feel the need for continued education and training to develop interdisciplinary themes, and recommend the construction of more specific materials to be taught in the classroom. With the study, it was possible to identify that there is a latent need to develop practices focused on Peace Education and that continued education can facilitate this access. It is observed, by the speeches and the activities mentioned, that the schools had already been working in the perspective of the Culture of Peace, without knowing it for sure. The Five Pedagogies for Peace approach can help all these education professionals to find ways and strategies for a better implementation of daily peace education practices. In general, it is observed the concern of the educational professionals in building this Education for Peace and all of them affirmed that the promulgation of Law 13.663, made official something that should have been happening a long time ago, not only in schools, but in all socialization spaces. The field research reinforces the concepts and reflections made throughout the research and, it can be observed that our violent historical roots still affect the current social relations, which makes us reflect on the need to deconstruct a culture of violence and fight for the construction of a Culture of Peace.Submitted by arlindo kohlrausch (ajfk@uepg.br) on 2021-12-15T11:27:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Caroline Cristine de Goss.pdf: 2915547 bytes, checksum: dc189621efdab38e9e3a62704e0c190c (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-15T11:27:29Z (GMT). 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Salles Filho, Nei Alberto Carmo, Gonçalo Cassins Moreira do Hammes, Lúcio Jorge |
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CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Cultura de paz Educação para paz Direitos humanos Violência escolar |
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O presente trabalho tem por objetivo compreender a construção social da violência no Brasil e suas relações com os Direitos Humanos, abrindo discussões necessárias sobre Cultura de Paz e Educação para Paz, como subsídio na análise da Lei 13.663/2018. Para alcançar tal objetivo, foi discutida uma trajetória histórica da manifestação da violência no Brasil, compreendendo conceitos importantes para reflexão, abrindo espaço para a discussão dos Direitos Humanos no Brasil e também o esforço da educação em construir uma Cultura de Paz. Como sugestão para esta construção, trazemos a abordagem das Cinco Pedagogias da Paz, como proposta metodológica. O estudo foi desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar, com caráter exploratório e qualitativo, dividida em dois momentos, pesquisa teórica e pesquisa de campo, para ilustrar a construção histórica abordada. Para construção da pesquisa teórica, buscamos amparo em Herrera Flores (2009), Lilian Schwarcz (2019), Salles Filho (2019), Rayo (2004), Paulo Freire (2002) entre outros grandes estudiosos. A pesquisa de campo ocorreu através da entrevista com profissionais da área da educação, foram elas, três secretárias da educação, três pedagogas e três professoras. Com o objetivo de compreender o que as mesmas entendem sobre conceitos importantes como Direitos Humanos, Cultura de Paz e Educação para Paz atrelados a Lei 13.663/2018. Os municípios participantes foram Ponta Grossa, Palmeira e Porto Amazonas, todos do estado do Paraná. Após coleta dos dados, foi utilizado a metodologia de análise de conteúdo para discussão e reflexão, com algumas modificações, mas seguindo a essência da autora Bardin (2016). Na apresentação dos dados foram utilizadas quatro categorias, as quais foram elegidas no momento em que foi feito o roteiro de entrevista, Cultura de Paz, Direitos Humanos, Violência Escolar e Educação para Paz. A partir das análises, podemos concluir que as profissionais da educação têm ciência sobre a lei 13.663 que trata da Cultura de Paz, no entanto, não entendem na íntegra como efetiva-la em suas salas de aulas. Compreendem a importância em desenvolver atividades e práticas voltadas a educação para paz, compreendem também que o conflito é inerente ao ser humano, sendo necessário saber mediá-lo através do diálogo. As educadoras sentem necessidade em formação continuada e capacitação para desenvolver temáticas interdisciplinares, sendo recomendada a construção de materiais mais específicos a serem ministrados em sala. Com o estudo, foi possível identificar que há uma necessidade latente em desenvolver práticas voltadas à Educação para Paz e que a formação continuada pode facilitar esse acesso. Observa-se, pelos discursos e pelas atividades citadas, que as escolas já vinham trabalhando na perspectiva da Cultura de Paz, sem saber ao certo disto. A abordagem das Cinco Pedagogias para paz, pode vir a ajudar todos esses profissionais da educação a encontrarem caminhos e estratégias para maior implementação de práticas cotidianas de Educação para Paz. De modo geral, observa-se a preocupação das profissionais da educação em construir essa Educação para Paz e todas afirmaram que a promulgação da Lei 13.663, veio oficializar algo que já deveria estar acontecendo há muito tempo, não só nas escolas, como em todos os espaços de socialização. A pesquisa de campo reforça os conceitos e reflexões realizadas ao longo da pesquisa e, pode-se observar que nossas raízes históricas violentas ainda afetam as relações sociais vigentes, o que nos faz refletir sobre a necessidade em desconstruir uma cultura de violência e lutar pela construção de uma Cultura de Paz. |
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