Barcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2971 |
Resumo: | Propõe-se a leitura da obra poética Barcas Novas, de Fiama Hasse Pais Brandão, publicada em 1967, em um momento de grande reinvenção literária, durante a década de sessenta. Destaca-se, especialmente, o acontecimento poético ―Poesia 61‖, do qual Brandão participou ativamente, auxiliando em seu desenvolvimento na área da escrita. O eixo de análise tende a evidenciar como esta escrita de Fiama apresenta um novo olhar sobre a poesia portuguesa, modelando imagens em meio ao espaço poético e utilizando de elementos como a intertextualidade, a metáfora e a metapoesia, para buscar compreender a própria função do poeta como ―mão que escreve‖, elaborando novas percepções de realidade. Estas percepções são articuladas com as discussões que permeiam desde a progressão da autora em ―Poesia 61‖, juntamente com grandes poetas portugueses, até os elementos constituintes de Barcas Novas, os quais há muitos anos já haviam surgido no acontecimento poético de que participara a autora. Serão utilizados como base teórica autores como Octávio Paz, Ezra Pound, Eduardo Lourenço, entre outros, que debatem as funções tanto estéticas quanto sociais da Literatura e, mais especialmente, Jorge Fernandes da Silveira, cujos estudos foram aprofundados particularmente em ―Poesia 61‖, tendo sua obra Poesia 61: hoje (2011) como marco de anos de pesquisa sobre este acontecimento poético. Espera-se que, com o estudo aqui apresentado, seja possível observar como a técnica de escrita de Brandão está relacionada com a criação de imagens poéticas, sendo uma tentativa da autora de experimentar o ato de escrever poesia, permitindo vários olhares sobre seus poemas, como uma tela ainda sendo pintada. |
id |
UEPG_481ae1f5b590cd170552b3b5c37751b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.uepg.br:prefix/2971 |
network_acronym_str |
UEPG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Silvana626.346.589-15http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773589T6&tokenCaptchar=03AOLTBLSzpTyfiU3GlC9yAiOG-pdedlhmAdEqD2gu86ZTmQDcyTn7Qle07hyqLJXWJz-U2a6VRalhNZOqhFLaNN4Lo37laF07coYfgtEhiEodlf93SDRqeyerIt6N4cTz55c_BBXKZcaNlpNuXHaOpLQbH_q56JJPcqQRz69W7lP0ERkkMMoUvp20rUe5MLs90NXjVRHDskqWPbhSTGtR0hyEPNULHwUHYW8eU29j9GwEdm0gx840Tw6qpA4PKL_JR9HJwxjSZiDer0F7LeqYhXUVJVrK-M1PvK2GY1uuPsWxNEuD-pDbBQGzEc2ob_olxcSOld0LDjhSlIU31cvQgC1BVZYbeiOS-VSRWxiXtGwsNqgJyAqpPFNAR7mYhPOYgSrDfOcVZ-F2GAVnjCBXdrfaCxlzLF30knOTGqQEWZWdbsqY0qLqrBPsnCn-2L53Vv6BZjrrmN9COX9PdzZjeLrotk_c1x3BFhFyYPYhG4dGHb7AY8eqnMGV90rwesSX380hxEjMWgfFSamyn, Henrique Marques082.201.327-44http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774855H9&tokenCaptchar=03AOLTBLR6LSZ1G1oktWCmHMw85SDOlGQmH5P3PPbkShftU_W8kybQd_sZmqeLCvcmwOL-WgfpRBHMhZXMYYPv0ucdcq1C86b_Xx2lwlq0-f1nhRgqmfEgXfGyZ5Ty68eR8ogcclmefGBkv43W8_VWfDTm-5hLe5Jb6fnKFnsaPrxZutdKDScFSxqm5pm72raCfZ3OcQM1kSDWRsR_20zLJ1iA6HzLvswZY2qK6Fxe7cXAZ6-MmPmI31DxOtPC-Xx36rFEOrop7cxVDx2FuQAriY0R1INdoiXuCw9cQZyd_S9Dg_OjUq3Qt-Seubo-xC_lR-6OV7F50SedfZ6KzJSjgMrDuNSaFQ8oy1guk8q0WUXSuACAVBvB90yQxwhCFOYYESNjyOzjZrz5rK1EECCCMCI2MNmtQW-GClhAut-cW-G35CSWVR7NRkVyJwU7rAPDDM4izHX17ze5-2YgkYl2QV9bf2IMOGluBPVex4KVpNUQ1-V02CS4k5-GjnUubFnOvOAltS3G6EyJMorais, Eunice de773.747.389-00http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758047T8&tokenCaptchar=03AOLTBLTYRGTfsjMJc-e30uWhhmhosEGx_ELawEU8gJoDrQ-ZvyzSuysHHW7yRO7vo89ZeRMOfpIUI6AW17Cc_iM_8sRTmgRLxA_QwaN3ByzsPmnLZx7GIxKLbvUEOz1555rumzwRDPB4E3wyG-x-wgx-vgBFC9WicNM6O5U1kBKfh45NlFY4ITh53M38y1FidpvSVmwywblPVktPNEKk40pQ2P8xo1ZQmIklsxcT4TtNqAdBuFJ4cs_WGOtW2CecdDYT7CKlTB4ASm77VQ6-d4bozPP30K7fc-a3gJ8AYVM1mbfadCV9MdAJcr4CgCZ59505Zo1klEA1L_R3zN1RhLrE_zb111V2b4K2ouSuCSzSBhZfMkkAKNMMdwgMClRrTUDrlxFsydmfvDOIe1hhmjRXUsYcOnwhD2y7ueXBtZQXryhLCVEM7V_5Ah-9MvJrmR4XqhBjZOgZSshva13RNRUf6TUh0bfpiXiRC8ri33wrSjo63NnIC29of3aJxHnLUWNreKDsJ9xdUniversidade Estadual do Rio de JaneiroUniversidade Estadual de Ponta Grossa087.733.809-46http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4888080Z7&tokenCaptchar=03AOLTBLRwJaRdYKMbnLV1N754M_b8C01uc6zxM8tBrb5K8ojWgQHScqeDg5SpBPNbbQyTHKGmFy5z2H-3bmZ3rMGGd1G4MHDXl6BhGeMI5I0xcwFtEB_EyEu73hHixbSgyqYvLfFZHIo2JFExn7QxNP-jF09TAZNAv4-Xf1aGBTC-uunRdQJMij-fsjzEFXzcF9W3miarCWDDS0s-sBlU-ejJBLNDxI3UyzA5efaAKzTB18oajUbQE7P-W7SeNs0OT62ir4IkrkFpOH9BwHBRDxUEW9nedY7tHKKVR6UZ22H8zLfhOR24HghnVi6jzRdbp6-dbuiOr8S9gnLizZx3aYnp7bCSiYp6JXrzwnzmps83e-K1VRUac41N_BYy-4aEKq1XRrsJZMDE6HbaXoy-lhwOFUEt48JW-NKm7eGGmycgegYHLq2Y-dwtV0iCDm5isPWvBHePbDJl25tc-kB9XSDAj1Fl0ePC11ZGvucdeGZmgykqRHB7nnhonms2sbmfyxTVu7G6mLXuGalvão, Letícia de Oliveira2019-11-01T18:04:07Z2019-11-012019-11-01T18:04:07Z2019-09-11GALVÃO, Letícia de Oliveira. Barcas Novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2971Propõe-se a leitura da obra poética Barcas Novas, de Fiama Hasse Pais Brandão, publicada em 1967, em um momento de grande reinvenção literária, durante a década de sessenta. Destaca-se, especialmente, o acontecimento poético ―Poesia 61‖, do qual Brandão participou ativamente, auxiliando em seu desenvolvimento na área da escrita. O eixo de análise tende a evidenciar como esta escrita de Fiama apresenta um novo olhar sobre a poesia portuguesa, modelando imagens em meio ao espaço poético e utilizando de elementos como a intertextualidade, a metáfora e a metapoesia, para buscar compreender a própria função do poeta como ―mão que escreve‖, elaborando novas percepções de realidade. Estas percepções são articuladas com as discussões que permeiam desde a progressão da autora em ―Poesia 61‖, juntamente com grandes poetas portugueses, até os elementos constituintes de Barcas Novas, os quais há muitos anos já haviam surgido no acontecimento poético de que participara a autora. Serão utilizados como base teórica autores como Octávio Paz, Ezra Pound, Eduardo Lourenço, entre outros, que debatem as funções tanto estéticas quanto sociais da Literatura e, mais especialmente, Jorge Fernandes da Silveira, cujos estudos foram aprofundados particularmente em ―Poesia 61‖, tendo sua obra Poesia 61: hoje (2011) como marco de anos de pesquisa sobre este acontecimento poético. Espera-se que, com o estudo aqui apresentado, seja possível observar como a técnica de escrita de Brandão está relacionada com a criação de imagens poéticas, sendo uma tentativa da autora de experimentar o ato de escrever poesia, permitindo vários olhares sobre seus poemas, como uma tela ainda sendo pintada.It is proposed to read the poetry Barcas Novas, by Fiama Hasse Pais Brandão, published in 1967, at a time of great literary reinvention, during the sixties. It stands out, especially the project "Poesia 61", which Brandão participated actively assisting in their development in the writing area. The axis of analysis tends to show how this writing presents a new look on Portuguese poetry, modeling images in the middle of the poetic space and using elements such as intertextuality, metaphor and metapoesia, to seek to understand the poet's own function as ―hand that writes‖, elaborating new perceptions of reality. These perceptions are articulated with the discussions that permeate from the author's progression in "Poesia 61", along with great Portuguese poets, to the constituent elements of Barcas Novas, which for many years had already appeared in the project that the author participated. As a theoretical basis, will be used authors such as Octávio Paz, Ezra Pound, Eduardo Lourenço, and others, who discuss both the aesthetic and social functions of Literature and, more especially, Jorge Fernandes da Silveira, whose studies were particularly deepened in "Poesia 61", taking his book Poesia 61: Hoje as a landmark of years of research on this poetic event. It is hoped that, with the study presented here, it is possible to observe how the writing technique of Brandão is related to the creation of poetic images, being an attempt of the author to try the act of writing poetry, allowing several glances about his poems, such as a screen still being painted.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-11-01T18:04:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Letícia de Oliveira Galvão.pdf: 862840 bytes, checksum: aabce3e2d8aa640dba68db8b55d1333f (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-01T18:04:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Letícia de Oliveira Galvão.pdf: 862840 bytes, checksum: aabce3e2d8aa640dba68db8b55d1333f (MD5) Previous issue date: 2019-09-11porUniversidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós - Graduação em Estudos de LinguagemUEPGBrasilDepartamento de Estudos da LinguagemAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESBarcas NovasEspaço poéticoFiama BrandãoImagensPoesia PortuguesaBarcas NovasPoetic spaceFiama BrandãoImagesPortuguese PoetryBarcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2971/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2971/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALLetícia de Oliveira Galvão.pdfLetícia de Oliveira Galvão.pdfdissertação completa em pdfapplication/pdf862840http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2971/1/Let%c3%adcia%20de%20Oliveira%20Galv%c3%a3o.pdfaabce3e2d8aa640dba68db8b55d1333fMD51prefix/29712019-11-01 15:04:07.813oai:tede2.uepg.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2019-11-01T18:04:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Barcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão |
title |
Barcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão |
spellingShingle |
Barcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão Galvão, Letícia de Oliveira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Barcas Novas Espaço poético Fiama Brandão Imagens Poesia Portuguesa Barcas Novas Poetic space Fiama Brandão Images Portuguese Poetry |
title_short |
Barcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão |
title_full |
Barcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão |
title_fullStr |
Barcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão |
title_full_unstemmed |
Barcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão |
title_sort |
Barcas novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão |
author |
Galvão, Letícia de Oliveira |
author_facet |
Galvão, Letícia de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.instituicao-banca1.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Rio de Janeiro |
dc.contributor.instituicao-banca2.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Silvana |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
626.346.589-15 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773589T6&tokenCaptchar=03AOLTBLSzpTyfiU3GlC9yAiOG-pdedlhmAdEqD2gu86ZTmQDcyTn7Qle07hyqLJXWJz-U2a6VRalhNZOqhFLaNN4Lo37laF07coYfgtEhiEodlf93SDRqeyerIt6N4cTz55c_BBXKZcaNlpNuXHaOpLQbH_q56JJPcqQRz69W7lP0ERkkMMoUvp20rUe5MLs90NXjVRHDskqWPbhSTGtR0hyEPNULHwUHYW8eU29j9GwEdm0gx840Tw6qpA4PKL_JR9HJwxjSZiDer0F7LeqYhXUVJVrK-M1PvK2GY1uuPsWxNEuD-pDbBQGzEc2ob_olxcSOld0LDjhSlIU31cvQgC1BVZYbeiOS-VSRWxiXtGwsNqgJyAqpPFNAR7mYhPOYgSrDfOcVZ-F2GAVnjCBXdrfaCxlzLF30knOTGqQEWZWdbsqY0qLqrBPsnCn-2L53Vv6BZjrrmN9COX9PdzZjeLrotk_c1x3BFhFyYPYhG4dGHb7AY8eqnMGV90rwesSX380hxEjMWgfF |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Samyn, Henrique Marques |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
082.201.327-44 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774855H9&tokenCaptchar=03AOLTBLR6LSZ1G1oktWCmHMw85SDOlGQmH5P3PPbkShftU_W8kybQd_sZmqeLCvcmwOL-WgfpRBHMhZXMYYPv0ucdcq1C86b_Xx2lwlq0-f1nhRgqmfEgXfGyZ5Ty68eR8ogcclmefGBkv43W8_VWfDTm-5hLe5Jb6fnKFnsaPrxZutdKDScFSxqm5pm72raCfZ3OcQM1kSDWRsR_20zLJ1iA6HzLvswZY2qK6Fxe7cXAZ6-MmPmI31DxOtPC-Xx36rFEOrop7cxVDx2FuQAriY0R1INdoiXuCw9cQZyd_S9Dg_OjUq3Qt-Seubo-xC_lR-6OV7F50SedfZ6KzJSjgMrDuNSaFQ8oy1guk8q0WUXSuACAVBvB90yQxwhCFOYYESNjyOzjZrz5rK1EECCCMCI2MNmtQW-GClhAut-cW-G35CSWVR7NRkVyJwU7rAPDDM4izHX17ze5-2YgkYl2QV9bf2IMOGluBPVex4KVpNUQ1-V02CS4k5-GjnUubFnOvOAltS3G6EyJ |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Morais, Eunice de |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
773.747.389-00 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758047T8&tokenCaptchar=03AOLTBLTYRGTfsjMJc-e30uWhhmhosEGx_ELawEU8gJoDrQ-ZvyzSuysHHW7yRO7vo89ZeRMOfpIUI6AW17Cc_iM_8sRTmgRLxA_QwaN3ByzsPmnLZx7GIxKLbvUEOz1555rumzwRDPB4E3wyG-x-wgx-vgBFC9WicNM6O5U1kBKfh45NlFY4ITh53M38y1FidpvSVmwywblPVktPNEKk40pQ2P8xo1ZQmIklsxcT4TtNqAdBuFJ4cs_WGOtW2CecdDYT7CKlTB4ASm77VQ6-d4bozPP30K7fc-a3gJ8AYVM1mbfadCV9MdAJcr4CgCZ59505Zo1klEA1L_R3zN1RhLrE_zb111V2b4K2ouSuCSzSBhZfMkkAKNMMdwgMClRrTUDrlxFsydmfvDOIe1hhmjRXUsYcOnwhD2y7ueXBtZQXryhLCVEM7V_5Ah-9MvJrmR4XqhBjZOgZSshva13RNRUf6TUh0bfpiXiRC8ri33wrSjo63NnIC29of3aJxHnLUWNreKDsJ9xd |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
087.733.809-46 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4888080Z7&tokenCaptchar=03AOLTBLRwJaRdYKMbnLV1N754M_b8C01uc6zxM8tBrb5K8ojWgQHScqeDg5SpBPNbbQyTHKGmFy5z2H-3bmZ3rMGGd1G4MHDXl6BhGeMI5I0xcwFtEB_EyEu73hHixbSgyqYvLfFZHIo2JFExn7QxNP-jF09TAZNAv4-Xf1aGBTC-uunRdQJMij-fsjzEFXzcF9W3miarCWDDS0s-sBlU-ejJBLNDxI3UyzA5efaAKzTB18oajUbQE7P-W7SeNs0OT62ir4IkrkFpOH9BwHBRDxUEW9nedY7tHKKVR6UZ22H8zLfhOR24HghnVi6jzRdbp6-dbuiOr8S9gnLizZx3aYnp7bCSiYp6JXrzwnzmps83e-K1VRUac41N_BYy-4aEKq1XRrsJZMDE6HbaXoy-lhwOFUEt48JW-NKm7eGGmycgegYHLq2Y-dwtV0iCDm5isPWvBHePbDJl25tc-kB9XSDAj1Fl0ePC11ZGvucdeGZmgykqRHB7nnhonms2sbmfyxTVu7G6mLXu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Letícia de Oliveira |
contributor_str_mv |
Oliveira, Silvana Samyn, Henrique Marques Morais, Eunice de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Barcas Novas Espaço poético Fiama Brandão Imagens Poesia Portuguesa Barcas Novas Poetic space Fiama Brandão Images Portuguese Poetry |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Barcas Novas Espaço poético Fiama Brandão Imagens Poesia Portuguesa Barcas Novas Poetic space Fiama Brandão Images Portuguese Poetry |
description |
Propõe-se a leitura da obra poética Barcas Novas, de Fiama Hasse Pais Brandão, publicada em 1967, em um momento de grande reinvenção literária, durante a década de sessenta. Destaca-se, especialmente, o acontecimento poético ―Poesia 61‖, do qual Brandão participou ativamente, auxiliando em seu desenvolvimento na área da escrita. O eixo de análise tende a evidenciar como esta escrita de Fiama apresenta um novo olhar sobre a poesia portuguesa, modelando imagens em meio ao espaço poético e utilizando de elementos como a intertextualidade, a metáfora e a metapoesia, para buscar compreender a própria função do poeta como ―mão que escreve‖, elaborando novas percepções de realidade. Estas percepções são articuladas com as discussões que permeiam desde a progressão da autora em ―Poesia 61‖, juntamente com grandes poetas portugueses, até os elementos constituintes de Barcas Novas, os quais há muitos anos já haviam surgido no acontecimento poético de que participara a autora. Serão utilizados como base teórica autores como Octávio Paz, Ezra Pound, Eduardo Lourenço, entre outros, que debatem as funções tanto estéticas quanto sociais da Literatura e, mais especialmente, Jorge Fernandes da Silveira, cujos estudos foram aprofundados particularmente em ―Poesia 61‖, tendo sua obra Poesia 61: hoje (2011) como marco de anos de pesquisa sobre este acontecimento poético. Espera-se que, com o estudo aqui apresentado, seja possível observar como a técnica de escrita de Brandão está relacionada com a criação de imagens poéticas, sendo uma tentativa da autora de experimentar o ato de escrever poesia, permitindo vários olhares sobre seus poemas, como uma tela ainda sendo pintada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-01T18:04:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-01 2019-11-01T18:04:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GALVÃO, Letícia de Oliveira. Barcas Novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2971 |
identifier_str_mv |
GALVÃO, Letícia de Oliveira. Barcas Novas: as paisagens de Fiama Hasse Pais Brandão. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. |
url |
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UEPG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2971/3/license.txt http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2971/2/license_rdf http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2971/1/Let%c3%adcia%20de%20Oliveira%20Galv%c3%a3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 aabce3e2d8aa640dba68db8b55d1333f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br |
_version_ |
1800232812937216000 |