Um Leminski antropófago
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2960 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo identificar Paulo Leminski enquanto um escritor antropófago a partir da análise de alguns poemas selecionados de seu livro Caprichos e Relaxos, de 1983. Este livro, que foi sucesso de vendas e que já traz em seu nome toda a duplicidade constante do poeta, imprime a identidade leminskiana que tentaremos reconhecer embasados pelo pressuposto da antropofagia modernista. Nesse sentido, buscamos estabelecer possíveis relações entre a antropofagia oswaldiana da década de vinte com a escrita fronteiriça do samurai malandro da década de oitenta, compreendendo de que forma a reflexão de Oswald de Andrade permanece viva na contemporaneidade e de que forma ela aparece atualizada em Paulo Leminski. Através de revisões de literatura de autores como João Cezar de Castro Rocha, Leyla Perrone Moisés, Gonzalo Aguilar, Haroldo de Campos entre outros, pretendemos resgatar, compreender e realizar um recorte de três momentos importantes no cenário da literatura brasileira contemporânea como a Poesia Concreta, o Tropicalismo e a Poesia Marginal que também atualizam Oswald de Andrade e integram a construção das múltiplas faces do escritor paranaense. A construção desse Leminski múltiplo, que viveu entre o pop e o erudito, o capricho e o relaxo, o rigor e a malandragem, comprova que a persona do poeta Rimbaud budista nagô consegue falar a todos, atualizando o espírito oswaldiano e percebendo na antropofagia uma potência antropológica, pode ser uma chave de nossa brasilidade. |
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Um Leminski antropófago. 2019.Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2960Esta pesquisa tem como objetivo identificar Paulo Leminski enquanto um escritor antropófago a partir da análise de alguns poemas selecionados de seu livro Caprichos e Relaxos, de 1983. Este livro, que foi sucesso de vendas e que já traz em seu nome toda a duplicidade constante do poeta, imprime a identidade leminskiana que tentaremos reconhecer embasados pelo pressuposto da antropofagia modernista. Nesse sentido, buscamos estabelecer possíveis relações entre a antropofagia oswaldiana da década de vinte com a escrita fronteiriça do samurai malandro da década de oitenta, compreendendo de que forma a reflexão de Oswald de Andrade permanece viva na contemporaneidade e de que forma ela aparece atualizada em Paulo Leminski. Através de revisões de literatura de autores como João Cezar de Castro Rocha, Leyla Perrone Moisés, Gonzalo Aguilar, Haroldo de Campos entre outros, pretendemos resgatar, compreender e realizar um recorte de três momentos importantes no cenário da literatura brasileira contemporânea como a Poesia Concreta, o Tropicalismo e a Poesia Marginal que também atualizam Oswald de Andrade e integram a construção das múltiplas faces do escritor paranaense. A construção desse Leminski múltiplo, que viveu entre o pop e o erudito, o capricho e o relaxo, o rigor e a malandragem, comprova que a persona do poeta Rimbaud budista nagô consegue falar a todos, atualizando o espírito oswaldiano e percebendo na antropofagia uma potência antropológica, pode ser uma chave de nossa brasilidade.This research aims to identify Paulo Leminski as an anthropophagist writer from the analysis of selected poems from his book Caprichos e Relaxos from 1983. This book, which was a successful sales and that already brings in its name all the constant duplicity of the poet, prints the Leminskian identity that we will try to recognize based on the presupposition of modernist anthropophagy. In this sense, we seek to establish possible relations between the Oswaldian anthropophagy of the twenties and the border script of the roguish samurai of the eighties, understanding how the reflection of Oswald de Andrade remains alive in the contemporary world and how it appears updated in Paulo Leminski. Through literature reviews by authors such as João Cezar de Castro Rocha, Leyla Perrone Moisés, Gonzalo Aguilar, and Haroldo de Campos, among others, we intend to rescue, understand and make a cut of three important moments in contemporary Brazilian literature, such as Concrete Poetry, the Tropicalism and the Marginal Poetry that also update Oswald de Andrade and integrate the construction of the multiple faces of the writer from Paraná. The construction of this multiple Leminski, who lived between pop and erudite, caprice and relaxation, rigor and trickery, proves that the persona of the Buddhist poet Rimbaud- Nagô can speak to all, updating the Oswaldian spirit, and perceiving in anthropophagy an anthropological power can be a key of our Brazilianness.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-10-24T16:02:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Isabel Cristina Bichinski.pdf: 1381592 bytes, checksum: 173d442eb2d869f6bd19a3fee09d0000 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-24T16:02:15Z (GMT). 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Antropofagia Oswald de Andrade Paulo Leminski Anthropophagy Oswald de Andrade Paulo Leminski |
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Esta pesquisa tem como objetivo identificar Paulo Leminski enquanto um escritor antropófago a partir da análise de alguns poemas selecionados de seu livro Caprichos e Relaxos, de 1983. Este livro, que foi sucesso de vendas e que já traz em seu nome toda a duplicidade constante do poeta, imprime a identidade leminskiana que tentaremos reconhecer embasados pelo pressuposto da antropofagia modernista. Nesse sentido, buscamos estabelecer possíveis relações entre a antropofagia oswaldiana da década de vinte com a escrita fronteiriça do samurai malandro da década de oitenta, compreendendo de que forma a reflexão de Oswald de Andrade permanece viva na contemporaneidade e de que forma ela aparece atualizada em Paulo Leminski. Através de revisões de literatura de autores como João Cezar de Castro Rocha, Leyla Perrone Moisés, Gonzalo Aguilar, Haroldo de Campos entre outros, pretendemos resgatar, compreender e realizar um recorte de três momentos importantes no cenário da literatura brasileira contemporânea como a Poesia Concreta, o Tropicalismo e a Poesia Marginal que também atualizam Oswald de Andrade e integram a construção das múltiplas faces do escritor paranaense. A construção desse Leminski múltiplo, que viveu entre o pop e o erudito, o capricho e o relaxo, o rigor e a malandragem, comprova que a persona do poeta Rimbaud budista nagô consegue falar a todos, atualizando o espírito oswaldiano e percebendo na antropofagia uma potência antropológica, pode ser uma chave de nossa brasilidade. |
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2019 |
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BICHINSKI, Isabel Cristina. Um Leminski antropófago. 2019.Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. |
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