O habitus dos castigos físicos e a Disciplina Positiva na perspectiva de capacitadores níveleducador: construção social do direito da criança a uma educação não punitiva - período de 2003 - 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baluta, Maria Cristina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2904
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a percepção dos participantes brasileiros na Positive Discipline Association, nível Educador, no processo de disseminação da Disciplina Positiva no contexto nacional e a sua influência no habitus da aplicação dos castigos físicos como forma de educação da criança no ambiente familiar. A Disciplina Positiva representa uma abordagem educacional americana desenvolvida pela Dra. Jane Nelsen, presente em mais de 60 países, baseada no trabalho dos psicólogos Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. A „filosofia‟ de vida e estratégia parte do pressuposto de que as crianças aprendem disciplina quando ensinadas com gentileza e firmeza ao mesmo tempo, sem punições, recompensas ou castigos. Sua contribuição para a Educação está na transformação do olhar do adulto sobre a criança, que, antes de ser filho, é um ser humano em desenvolvimento e sujeito de direitos. A Lei n. o 13.010 (Lei Menino Bernardo), sancionada em 2014 permanece ignota para a maior parte das famílias que continuam no habitus da educação via castigos físicos. Esse posicionamento revela a complexidade com que o tema da educação punitiva deve ser investigado, sem qualquer denotação maniqueísta ou inculpação dos pais pela forma que educam seus filhos, mas sob o enfoque da compreensão do motivo da reprodução geracional deste método e o papel exercido pela criança nesta relação milenar de dominação. A capacitação parental, enquanto construção social e fenômeno de transição pode ser objeto de formação e transformação dos padrões culturais resultantes do processo civilizador, desde que os agentes sociais sejam motivados e incentivados em práticas alternativas. Para a compreensão do espaço social de ocorrência do fenômeno no mundo social a pesquisa foi conduzida pelas reflexões teóricas fundadas no estruturalismo construtivista de Bourdieu, a partir de suas categorias de habitus, campo e capital. A pesquisa tem caráter qualitativo, realizada a partir do método hipotético dedutivo, com recorte temporal compreendido entre o ano de 2003 a 2018. O percurso metodológico se perfaz na visita aos sites dos Estados brasileiros, pesquisa nos jornais impressos da Câmara dos Deputados e vídeos da TV Câmara, participação no curso on line de Disciplina Positiva, coleta de respostas a questionário distribuído em dois Workshops de Disciplina Positiva e entrevistas junto aos membros brasileiros cadastrados na Positive Discipline Association Nível-Educador, agentes da pesquisa. As técnicas empregadas correspondem à pesquisa bibliográfica, documental, observação simples, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados ratificam a tese de que a Disciplina Positiva se apresenta como mais um importante instrumento de transformação da forma de educar as crianças, e como os demais métodos similares, com real potencialidade para modificar o habitus da educação punitiva no ambiente familiar. No entanto, os dados sugerem que os motivos da procura por uma capacitação parental permanecem arraigados a visão adultocêntrica tradicional. Ainda não se trata de reconhecer o direito das crianças, mas de resolver o problema dos pais de não perderem a autoridade frente aos filhos, o que explica a persistência e invisibilidade do uso naturalizado dos castigos moderados como forma de educação, comportamentos estes internalizados e aprovados como sinônimos da boa educação.
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Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2904Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a percepção dos participantes brasileiros na Positive Discipline Association, nível Educador, no processo de disseminação da Disciplina Positiva no contexto nacional e a sua influência no habitus da aplicação dos castigos físicos como forma de educação da criança no ambiente familiar. A Disciplina Positiva representa uma abordagem educacional americana desenvolvida pela Dra. Jane Nelsen, presente em mais de 60 países, baseada no trabalho dos psicólogos Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. A „filosofia‟ de vida e estratégia parte do pressuposto de que as crianças aprendem disciplina quando ensinadas com gentileza e firmeza ao mesmo tempo, sem punições, recompensas ou castigos. Sua contribuição para a Educação está na transformação do olhar do adulto sobre a criança, que, antes de ser filho, é um ser humano em desenvolvimento e sujeito de direitos. A Lei n. o 13.010 (Lei Menino Bernardo), sancionada em 2014 permanece ignota para a maior parte das famílias que continuam no habitus da educação via castigos físicos. Esse posicionamento revela a complexidade com que o tema da educação punitiva deve ser investigado, sem qualquer denotação maniqueísta ou inculpação dos pais pela forma que educam seus filhos, mas sob o enfoque da compreensão do motivo da reprodução geracional deste método e o papel exercido pela criança nesta relação milenar de dominação. A capacitação parental, enquanto construção social e fenômeno de transição pode ser objeto de formação e transformação dos padrões culturais resultantes do processo civilizador, desde que os agentes sociais sejam motivados e incentivados em práticas alternativas. Para a compreensão do espaço social de ocorrência do fenômeno no mundo social a pesquisa foi conduzida pelas reflexões teóricas fundadas no estruturalismo construtivista de Bourdieu, a partir de suas categorias de habitus, campo e capital. A pesquisa tem caráter qualitativo, realizada a partir do método hipotético dedutivo, com recorte temporal compreendido entre o ano de 2003 a 2018. O percurso metodológico se perfaz na visita aos sites dos Estados brasileiros, pesquisa nos jornais impressos da Câmara dos Deputados e vídeos da TV Câmara, participação no curso on line de Disciplina Positiva, coleta de respostas a questionário distribuído em dois Workshops de Disciplina Positiva e entrevistas junto aos membros brasileiros cadastrados na Positive Discipline Association Nível-Educador, agentes da pesquisa. As técnicas empregadas correspondem à pesquisa bibliográfica, documental, observação simples, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados ratificam a tese de que a Disciplina Positiva se apresenta como mais um importante instrumento de transformação da forma de educar as crianças, e como os demais métodos similares, com real potencialidade para modificar o habitus da educação punitiva no ambiente familiar. No entanto, os dados sugerem que os motivos da procura por uma capacitação parental permanecem arraigados a visão adultocêntrica tradicional. Ainda não se trata de reconhecer o direito das crianças, mas de resolver o problema dos pais de não perderem a autoridade frente aos filhos, o que explica a persistência e invisibilidade do uso naturalizado dos castigos moderados como forma de educação, comportamentos estes internalizados e aprovados como sinônimos da boa educação.This research aims to analyze the perception of Brazilian participants in the Positive Discipline Association at the Educator level in the process of dissemination of the Positive Discipline in the national context and its influence on the habitus of the application of physical punishment as a way of educating the child in the family environment. The Positive Discipline represents an American educational approach developed by Dr. Jane Nelsen, present in more than 60 countries, based on the work of psychologists Alfred Adler and Rudolf Dreikurs. The 'philosophy' of life and strategy assumes that children learn discipline when taught with kindness and firmness at the same time without punishment or rewards. His contribution to education is in the transformation of the adult's gaze on the child, who, before being one, is a developing human being and subject of rights. Law number 13.010 (Boy Bernardo Law), endorsed in 2014, remains unnoticed for most families who continue to be in the habitus of education via physical punishment. This position reveals the complexity with which the subject of punitive education should be investigated, without any Manichean denotation or parental blame for the way they educate their children, but under the focus of understanding the reason for the generational reproduction of this method and the role played by the child in this millenial relationship of domination. Parental empowerment as a social construction and transition phenomenon can be the object of formation and transformation of cultural patterns resulting from the civilizing process, provided that social agents are motivated and encouraged in alternative practices. In order to understand the social space of occurrence of the phenomenon in the social world, the research was conducted by theoretical reflections based on Bourdieu's constructivist structuralism, from its categories of habitus, field and capital. The research is qualitative, carried out on the hypothetical deductive method, with a timeframe from 2003 to 2018. The methodological journey is made by visiting the websites of the Brazilian States, researching the Chamber of Deputies printed newspapers and TV Câmara videos, participating in the Positive Discipline online course, collecting questionnaire responses distributed in two Positive Discipline Workshops and interviews. with Brazilian members registered with the Positive Discipline Association Level Educator as well as research agents. The techniques used correspond to bibliographic, documentary research, simple observation, questionnaire and semi-structured interview. The results confirm the thesis that Positive Discipline is presented as another important instrument of transformation of the way of educating children, and as the other similar methods, with real potential to modify the habitus of punitive education in the family environment. However, the data suggest that the reasons for seeking parental empowerment remain rooted in the traditional adult-centered view. It is not yet a matter of recognizing the right of children, but of solving the problem of parents not losing authority over their children, which explains the persistence and invisibility of the naturalized use of moderate punishment as a way of education, being those behaviours internalized and approved as synonyms of good education.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-09-06T11:47:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Maria Cristina Baluta.pdf: 7639297 bytes, checksum: 41079409918e8f88ecc8ffc7b9877942 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-06T11:47:51Z (GMT). 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