OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366 |
Resumo: | Castigos escolares são práticas pedagógicas que procuram impor sobre os corpos métodos de punição e correção, legitimando-se no meio escolar e social a partir de discursos que priorizavam a manutenção da ordem, da moral e da disciplina. Assim, este estudo problematiza os castigos escolares como caminho para educar, disciplinar e para se atingir um modelo civilizatório idealizado no período Republicano. Objetivamos analisar os castigos escolares como estratégia disciplinar e como elementos que constituem a cultura escolar e social, visto o distanciamento entre as leis oficiais e as práticas submetidas. A metodologia constitui-se a partir de uma revisão bibliográfica acerca da temática tendo, por exemplo, Talita Dalcin (2005), Michel Foucault (2009), Pierre Bourdieu (1989) e Margareth Rago (2015). Desse modo, entendemos os castigos escolares como atos de violência que acabam por legitimar a opressão, a submissão e o medo. |
id |
UERN-5_040875a7692aa3f22543880a1da9a2ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3366 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANOCastigos escolaresCivilizaçãoDisciplinaOrdemViolênciaCastigos escolares são práticas pedagógicas que procuram impor sobre os corpos métodos de punição e correção, legitimando-se no meio escolar e social a partir de discursos que priorizavam a manutenção da ordem, da moral e da disciplina. Assim, este estudo problematiza os castigos escolares como caminho para educar, disciplinar e para se atingir um modelo civilizatório idealizado no período Republicano. Objetivamos analisar os castigos escolares como estratégia disciplinar e como elementos que constituem a cultura escolar e social, visto o distanciamento entre as leis oficiais e as práticas submetidas. A metodologia constitui-se a partir de uma revisão bibliográfica acerca da temática tendo, por exemplo, Talita Dalcin (2005), Michel Foucault (2009), Pierre Bourdieu (1989) e Margareth Rago (2015). Desse modo, entendemos os castigos escolares como atos de violência que acabam por legitimar a opressão, a submissão e o medo.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366/2800Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Gerlândia da RochaSousa, Paula Katharina Araújo Melo, Salânia Maria Barbosa 2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3366Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO |
title |
OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO |
spellingShingle |
OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO Luz, Gerlândia da Rocha Castigos escolares Civilização Disciplina Ordem Violência |
title_short |
OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO |
title_full |
OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO |
title_fullStr |
OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO |
title_full_unstemmed |
OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO |
title_sort |
OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO |
author |
Luz, Gerlândia da Rocha |
author_facet |
Luz, Gerlândia da Rocha Sousa, Paula Katharina Araújo Melo, Salânia Maria Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Paula Katharina Araújo Melo, Salânia Maria Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Gerlândia da Rocha Sousa, Paula Katharina Araújo Melo, Salânia Maria Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Castigos escolares Civilização Disciplina Ordem Violência |
topic |
Castigos escolares Civilização Disciplina Ordem Violência |
description |
Castigos escolares são práticas pedagógicas que procuram impor sobre os corpos métodos de punição e correção, legitimando-se no meio escolar e social a partir de discursos que priorizavam a manutenção da ordem, da moral e da disciplina. Assim, este estudo problematiza os castigos escolares como caminho para educar, disciplinar e para se atingir um modelo civilizatório idealizado no período Republicano. Objetivamos analisar os castigos escolares como estratégia disciplinar e como elementos que constituem a cultura escolar e social, visto o distanciamento entre as leis oficiais e as práticas submetidas. A metodologia constitui-se a partir de uma revisão bibliográfica acerca da temática tendo, por exemplo, Talita Dalcin (2005), Michel Foucault (2009), Pierre Bourdieu (1989) e Margareth Rago (2015). Desse modo, entendemos os castigos escolares como atos de violência que acabam por legitimar a opressão, a submissão e o medo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366/2800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126370058240 |