OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Gerlândia da Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Paula Katharina Araújo, Melo, Salânia Maria Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366
Resumo: Castigos escolares são práticas pedagógicas que procuram impor sobre os corpos métodos de punição e correção, legitimando-se no meio escolar e social a partir de discursos que priorizavam a manutenção da ordem, da moral e da disciplina. Assim, este estudo problematiza os castigos escolares como caminho para educar, disciplinar e para se atingir um modelo civilizatório idealizado no perí­odo Republicano. Objetivamos analisar os castigos escolares como estratégia disciplinar e como elementos que constituem a cultura escolar e social, visto o distanciamento entre as leis oficiais e as práticas submetidas. A metodologia constitui-se a partir de uma revisão bibliográfica acerca da temática tendo, por exemplo, Talita Dalcin (2005), Michel Foucault (2009), Pierre Bourdieu (1989) e Margareth Rago (2015). Desse modo, entendemos os castigos escolares como atos de violência que acabam por legitimar a opressão, a submissão e o medo.
id UERN-5_040875a7692aa3f22543880a1da9a2ae
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3366
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANOCastigos escolaresCivilizaçãoDisciplinaOrdemViolênciaCastigos escolares são práticas pedagógicas que procuram impor sobre os corpos métodos de punição e correção, legitimando-se no meio escolar e social a partir de discursos que priorizavam a manutenção da ordem, da moral e da disciplina. Assim, este estudo problematiza os castigos escolares como caminho para educar, disciplinar e para se atingir um modelo civilizatório idealizado no perí­odo Republicano. Objetivamos analisar os castigos escolares como estratégia disciplinar e como elementos que constituem a cultura escolar e social, visto o distanciamento entre as leis oficiais e as práticas submetidas. A metodologia constitui-se a partir de uma revisão bibliográfica acerca da temática tendo, por exemplo, Talita Dalcin (2005), Michel Foucault (2009), Pierre Bourdieu (1989) e Margareth Rago (2015). Desse modo, entendemos os castigos escolares como atos de violência que acabam por legitimar a opressão, a submissão e o medo.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366/2800Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Gerlândia da RochaSousa, Paula Katharina Araújo Melo, Salânia Maria Barbosa 2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3366Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO
title OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO
spellingShingle OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO
Luz, Gerlândia da Rocha
Castigos escolares
Civilização
Disciplina
Ordem
Violência
title_short OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO
title_full OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO
title_fullStr OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO
title_full_unstemmed OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO
title_sort OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO
author Luz, Gerlândia da Rocha
author_facet Luz, Gerlândia da Rocha
Sousa, Paula Katharina Araújo
Melo, Salânia Maria Barbosa
author_role author
author2 Sousa, Paula Katharina Araújo
Melo, Salânia Maria Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Gerlândia da Rocha
Sousa, Paula Katharina Araújo
Melo, Salânia Maria Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Castigos escolares
Civilização
Disciplina
Ordem
Violência
topic Castigos escolares
Civilização
Disciplina
Ordem
Violência
description Castigos escolares são práticas pedagógicas que procuram impor sobre os corpos métodos de punição e correção, legitimando-se no meio escolar e social a partir de discursos que priorizavam a manutenção da ordem, da moral e da disciplina. Assim, este estudo problematiza os castigos escolares como caminho para educar, disciplinar e para se atingir um modelo civilizatório idealizado no perí­odo Republicano. Objetivamos analisar os castigos escolares como estratégia disciplinar e como elementos que constituem a cultura escolar e social, visto o distanciamento entre as leis oficiais e as práticas submetidas. A metodologia constitui-se a partir de uma revisão bibliográfica acerca da temática tendo, por exemplo, Talita Dalcin (2005), Michel Foucault (2009), Pierre Bourdieu (1989) e Margareth Rago (2015). Desse modo, entendemos os castigos escolares como atos de violência que acabam por legitimar a opressão, a submissão e o medo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366/2800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126370058240