Vivências transmasculinas em espaços educacionais de nível superior do Sul do Brasil e a multiplicidade espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3168
Resumo: Esta tese evidencia como as vivências de homens trans em espaços educacionais de nível superior do Sul do Brasil constituem suas múltiplas espacialidades. Assim, para melhor compreensão do fenômeno, elencamos três subquestões, sendo: 'Como se institui o processo de identificação dos homens trans que vivenciam o ensino superior?'; 'Como os espaços educacionais de nível superior do Sul do Brasil são vivenciados pelos homens trans?'; e 'Como as vivências acadêmicas de homens trans no ensino superior relocalizam estas pessoas em suas múltiplas espacialidades?'. Para tanto, a trajetória de inteligibilidade do fenômeno eleito foi delineada a partir de 10 entrevistas com homens trans que vivenciam / vivenciaram os espaços educacionais de nível superior. O recorte do grupo foi constituído a partir da técnica snowball (bola de neve) até que atingíssemos o ponto de saturação. O recorte espacial se deu mediante o diálogo estabelecido com a participação no movimento LGBT+. As entrevistas foram transcritas, analisadas e sistematizadas com base na análise de conteúdo do discurso, as quais alimentaram o banco de dados LibreOffice Base. Desta forma, foram encontradas um total de 782 evocações discursivas. Os resultados obtidos apontam que os espaços educacionais de nível superior são constituídos pela (cis)heteronormatividade e que estão articulados com outras espacialidades que estes homens trans vivenciam simultaneamente. Assim, ao acessar os espaços acadêmicos, estes homens trans necessitam realizar táticas de permanência, explicitando as relações de poder que constituem estes espaços. Não obstante, esta presença dos sujeitos no ensino superior, desestabilizam as normas hegemônicas, possibilitando novos arranjos espaciais, relocalizando estes homens trans nas relações de poder entre centro e margem simultaneamente. Dada a conexão entre espacialidades, suas vivências acadêmicas também influenciam e são influenciadas na constituição das demais espacialidades. Desta forma, conturbando as relações espaciais, são relocalizados simultaneamente nas relações de poder entre centro e margem na constituição das múltiplas espacialidades a partir de suas vivências acadêmicas. Além disso, as discussões realizadas nesta tese se configuram enquanto precursoras das discussões das transmasculinidades e da relação destas com o ensino superior na Geografia.
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Vivências transmasculinas em espaços educacionais de nível superior do Sul do Brasil e a multiplicidade espacial. 2020. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3168Esta tese evidencia como as vivências de homens trans em espaços educacionais de nível superior do Sul do Brasil constituem suas múltiplas espacialidades. Assim, para melhor compreensão do fenômeno, elencamos três subquestões, sendo: 'Como se institui o processo de identificação dos homens trans que vivenciam o ensino superior?'; 'Como os espaços educacionais de nível superior do Sul do Brasil são vivenciados pelos homens trans?'; e 'Como as vivências acadêmicas de homens trans no ensino superior relocalizam estas pessoas em suas múltiplas espacialidades?'. Para tanto, a trajetória de inteligibilidade do fenômeno eleito foi delineada a partir de 10 entrevistas com homens trans que vivenciam / vivenciaram os espaços educacionais de nível superior. O recorte do grupo foi constituído a partir da técnica snowball (bola de neve) até que atingíssemos o ponto de saturação. O recorte espacial se deu mediante o diálogo estabelecido com a participação no movimento LGBT+. As entrevistas foram transcritas, analisadas e sistematizadas com base na análise de conteúdo do discurso, as quais alimentaram o banco de dados LibreOffice Base. Desta forma, foram encontradas um total de 782 evocações discursivas. Os resultados obtidos apontam que os espaços educacionais de nível superior são constituídos pela (cis)heteronormatividade e que estão articulados com outras espacialidades que estes homens trans vivenciam simultaneamente. Assim, ao acessar os espaços acadêmicos, estes homens trans necessitam realizar táticas de permanência, explicitando as relações de poder que constituem estes espaços. Não obstante, esta presença dos sujeitos no ensino superior, desestabilizam as normas hegemônicas, possibilitando novos arranjos espaciais, relocalizando estes homens trans nas relações de poder entre centro e margem simultaneamente. Dada a conexão entre espacialidades, suas vivências acadêmicas também influenciam e são influenciadas na constituição das demais espacialidades. Desta forma, conturbando as relações espaciais, são relocalizados simultaneamente nas relações de poder entre centro e margem na constituição das múltiplas espacialidades a partir de suas vivências acadêmicas. Além disso, as discussões realizadas nesta tese se configuram enquanto precursoras das discussões das transmasculinidades e da relação destas com o ensino superior na Geografia.This thesis evidences how the experiences of transman in higher education spaces in southern Brazil constitute their multiple spatialities. Thus, for a better understanding of the phenomenon, we list three sub-questions, namely: 'How is the process of identifying of trans men who experience the higher education?'; 'How are higher education spaces in southern Brazil experienced by trans men?'; and 'How do the academic experiences of trans men in higher education relocate these people in their multiple spaces?'. For this purpose, the intelligibility trajectory of the chosen phenomenon was outlined based on 10 interviews with trans men who experience/experienced higher education spaces. The cutout of the group was constituted from the snowball technique until we reached the saturation point. The spatial cutout took place through the dialogue established with participation in the LGBT + movement. The interviews were transcribed, analyzed and systematized based on the content analysis of the speech, which fed into the LibreOffice Base database. In this way, a total of 782 discursive evocations were found. The results obtained point out that the educational spaces of higher level are constituted by (cis)heteronormativity and that they are articulated with other spatialities that these transman experience simultaneously. Thus, when accessing academic spaces, these transman need to accomplish permanence tactics, explaining the power relations that constitute these spaces. Notwithstanding, this presence of subjects in higher education destabilizes hegemonic norms, enabling new spatial arrangements, relocating these transman in the power relations between center and margin simultaneously. Given the connection between spatialities, their academic experiences also influence and are influenced in the constitution of other spatialities. In this way, disturbing the spatial relations, they are simultaneously relocated in the power relations between center and margin in the constitution of multiple spatialities from their academic experiences. In addition, the discussions held in this thesis are precursors to the discussions of transmasculinities and their relations with higher education in Geography.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-08-10T18:10:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Adelaine Ellis Carbonar dos Santos.pdf: 4765769 bytes, checksum: 98f67f9b605afca9529f44013c1d8e93 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-10T18:10:15Z (GMT). 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