Perspectivas de professores e alunos de língua inglesa no Programa “Paraná Fala Inglês” sobre o uso do inglês como língua franca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3226 |
Resumo: | Perante à disseminação da língua inglesa (LI) mundialmente, esta língua tornou-se protagonista no meio de comunicação entre diversos falantes (nativos e/ou não nati-vos), configurando-se como uma língua global. Neste sentido, estudos voltados ao inglês como língua franca (ILF) têm sido acentuados dentro da linguística aplicada (LA), defendendo um uso da língua em que cada falante se sinta representado. Ob-jetivamos com esta pesquisa responder as seguintes perguntas: 1) Qual é o propósi-to dos estudantes do programa Paraná Fala Inglês no que diz respeito ao uso da língua inglesa?; 2) Qual é a perspectiva do Programa Paraná Fala Inglês no que diz respeito ao uso da língua inglesa? 3) Qual a percepção dos professores do curso Paraná Fala Inglês em relação ao ILF? 4) Qual a percepção dos alunos do curso Paraná fala Inglês no que se refere ao ILF? O referencial teórico embasa-se em: Jenkins (2006, 2009, 2011, 2014), Seidlhofer (2011, 2017), Rajagopalan (2003, 2009, 2011, 2012), Siqueira (2008, 2011, 2013, 2015), El Kadri (2010, 2013, 2017), Finardi (2013, 2016, 2017), dentre outros. A natureza da metodologia é qualitativa, do tipo etnográfica e de caso. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: entrevistas, questionários, observações e diário de campo. Os resultados mostram que as aulas ofertadas pelo PFI através de uma plataforma online estão sendo satisfatórias aos alunos. Também foi possível perceber que os professores concebem o ILF como uma língua universal e consideram importante, no entanto essa menção não foi constatada na prática docente. Apenas a alunas que realizam o curso de Letras compreendem o uso do ILF, enquanto outras alunas de outras áreas, nunca tiveram menções sobre este termo. Concluímos que o programa PFI está contribuindo no processo de internacionalização, com aprovação altamente po-sitiva dos alunos. Os professores entendem o ILF como um uso global da LI. Consi-deramos que reflexões acerca do uso da LI possam ser consideradas em futuros encontros pedagógicos possibilitando a conscientização da LI em contexto global. O programa não apresenta preocupações acerca do ILF, porém acreditamos na possi-bilidade de futuras discussões em próximas etapas do programa. Sugerimos mais pesquisas acerca do PFI, promovendo melhorias no processo de ensino-aprendizagem de LI, bem como pesquisas fortalecendo o ILF em que todos os sujei-tos se sintam representados. |
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Perspectivas de professores e alunos de língua inglesa no programa “Paraná Fala Inglês” sobre o uso do inglês como língua franca. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3226Perante à disseminação da língua inglesa (LI) mundialmente, esta língua tornou-se protagonista no meio de comunicação entre diversos falantes (nativos e/ou não nati-vos), configurando-se como uma língua global. Neste sentido, estudos voltados ao inglês como língua franca (ILF) têm sido acentuados dentro da linguística aplicada (LA), defendendo um uso da língua em que cada falante se sinta representado. Ob-jetivamos com esta pesquisa responder as seguintes perguntas: 1) Qual é o propósi-to dos estudantes do programa Paraná Fala Inglês no que diz respeito ao uso da língua inglesa?; 2) Qual é a perspectiva do Programa Paraná Fala Inglês no que diz respeito ao uso da língua inglesa? 3) Qual a percepção dos professores do curso Paraná Fala Inglês em relação ao ILF? 4) Qual a percepção dos alunos do curso Paraná fala Inglês no que se refere ao ILF? O referencial teórico embasa-se em: Jenkins (2006, 2009, 2011, 2014), Seidlhofer (2011, 2017), Rajagopalan (2003, 2009, 2011, 2012), Siqueira (2008, 2011, 2013, 2015), El Kadri (2010, 2013, 2017), Finardi (2013, 2016, 2017), dentre outros. A natureza da metodologia é qualitativa, do tipo etnográfica e de caso. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: entrevistas, questionários, observações e diário de campo. Os resultados mostram que as aulas ofertadas pelo PFI através de uma plataforma online estão sendo satisfatórias aos alunos. Também foi possível perceber que os professores concebem o ILF como uma língua universal e consideram importante, no entanto essa menção não foi constatada na prática docente. Apenas a alunas que realizam o curso de Letras compreendem o uso do ILF, enquanto outras alunas de outras áreas, nunca tiveram menções sobre este termo. Concluímos que o programa PFI está contribuindo no processo de internacionalização, com aprovação altamente po-sitiva dos alunos. Os professores entendem o ILF como um uso global da LI. Consi-deramos que reflexões acerca do uso da LI possam ser consideradas em futuros encontros pedagógicos possibilitando a conscientização da LI em contexto global. O programa não apresenta preocupações acerca do ILF, porém acreditamos na possi-bilidade de futuras discussões em próximas etapas do programa. Sugerimos mais pesquisas acerca do PFI, promovendo melhorias no processo de ensino-aprendizagem de LI, bem como pesquisas fortalecendo o ILF em que todos os sujei-tos se sintam representados.Facing with the spread of the English language (LI) worldwide, this language became a protagonist in the medium of communication between several speakers (both na-tive and / or non-native), configuring itself as a global language. In this sense, studies focused on English as a lingua franca (ILF) have been emphasized within applied linguistics (LA)study, advocating a use of the language in which each speaker feels represented. The objective of this research is to answer the following questions: 1) What is the purpose of the students of Paraná Speaks English regarding the use of the English language?; 2) What is the perspective of the Paraná Speaks English Program regarding the use of the English language? 3) What is the perception of the teachers of Paraná speaks English in relation to the ELF? 4) What is the perception of the students of Paraná speaks English regarding the ELF? The theoretical frame-work is based on: Jenkins (2006, 2009, 2011, 2014), Seidlhofer (2011, 2017), Ra-jagopalan (2003, 2009, 2011, 2012),, Siqueira (2008, 2011, 2013, 2015), El Kadri (2010, 2013, 2017), Finardi (2013, 2016, 2017), among others. The nature of the methodology is qualitative, ethnographic and case type. The instruments used for data generation were: interviews, questionnaires, observations and field diary. The results show that the classes offered by PFI through an online platform are being sat-isfactory to students. It was also possible to realize that teachers conceive ILF as a universal language and consider it important, however this mention was not found in teaching practice. Only students from Letters course understand the use of ILF, while other students from other areas have never heard this term. We conclude that the PFI program is contributing to the internationalization process, with highly positive approval from students. Teachers understand ILF as a global use of LI. We consider that reflections on the use of LI can be considered in future pedagogical meetings enabling the awareness of LI in a global context. The program has no concerns about the ILF, but we believe in the possibility of future discussions in the next stages of the program. We suggest more research about the PFI, promoting improvements in the LI teaching-learning process, as well as research strengthening the ILF in which all subjects feel represented.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-11-05T19:16:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Beatrice Elaine dos Santos.pdf: 3064087 bytes, checksum: 65f3be84ec51bd993b0b95011942650f (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-05T19:16:28Z (GMT). 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Perante à disseminação da língua inglesa (LI) mundialmente, esta língua tornou-se protagonista no meio de comunicação entre diversos falantes (nativos e/ou não nati-vos), configurando-se como uma língua global. Neste sentido, estudos voltados ao inglês como língua franca (ILF) têm sido acentuados dentro da linguística aplicada (LA), defendendo um uso da língua em que cada falante se sinta representado. Ob-jetivamos com esta pesquisa responder as seguintes perguntas: 1) Qual é o propósi-to dos estudantes do programa Paraná Fala Inglês no que diz respeito ao uso da língua inglesa?; 2) Qual é a perspectiva do Programa Paraná Fala Inglês no que diz respeito ao uso da língua inglesa? 3) Qual a percepção dos professores do curso Paraná Fala Inglês em relação ao ILF? 4) Qual a percepção dos alunos do curso Paraná fala Inglês no que se refere ao ILF? O referencial teórico embasa-se em: Jenkins (2006, 2009, 2011, 2014), Seidlhofer (2011, 2017), Rajagopalan (2003, 2009, 2011, 2012), Siqueira (2008, 2011, 2013, 2015), El Kadri (2010, 2013, 2017), Finardi (2013, 2016, 2017), dentre outros. A natureza da metodologia é qualitativa, do tipo etnográfica e de caso. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: entrevistas, questionários, observações e diário de campo. Os resultados mostram que as aulas ofertadas pelo PFI através de uma plataforma online estão sendo satisfatórias aos alunos. Também foi possível perceber que os professores concebem o ILF como uma língua universal e consideram importante, no entanto essa menção não foi constatada na prática docente. Apenas a alunas que realizam o curso de Letras compreendem o uso do ILF, enquanto outras alunas de outras áreas, nunca tiveram menções sobre este termo. Concluímos que o programa PFI está contribuindo no processo de internacionalização, com aprovação altamente po-sitiva dos alunos. Os professores entendem o ILF como um uso global da LI. Consi-deramos que reflexões acerca do uso da LI possam ser consideradas em futuros encontros pedagógicos possibilitando a conscientização da LI em contexto global. O programa não apresenta preocupações acerca do ILF, porém acreditamos na possi-bilidade de futuras discussões em próximas etapas do programa. Sugerimos mais pesquisas acerca do PFI, promovendo melhorias no processo de ensino-aprendizagem de LI, bem como pesquisas fortalecendo o ILF em que todos os sujei-tos se sintam representados. |
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