O processo de curricularização da extensão universitária na formação de licenciandos na UEPG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanon, Denise Puglia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3651
Resumo: Este estudo é sobre o processo de curricularização da extensão para as licenciaturas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Considerando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e tendo em vista a meta 12, estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação – Lei N o 13.005, de 25 de junho de 2014 –, que determina a curricularização da extensão, pergunta-se: Como vem se constituindo o processo de curricularização da extensão para as licenciaturas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e em que fundamentos se sustenta? Como objetivo geral, propõe-se desvelar como o processo de curricularização da extensão para as licenciaturas vem se constituindo na Universidade Estadual de Ponta Grossa a partir dos fundamentos produzidos na instituição, os quais sustentam a concepção de extensão universitária. Como objetivos específicos, pretende-se: a) examinar como é interpretada a legislação sobre a curricularização da extensão na UEPG; b) investigar os significados sobre curricularização da extensão nas licenciaturas assumidos por diferentes sujeitos na e pela UEPG; c) identificar os fatores determinantes que influenciam/influenciaram a tomada de decisão sobre a curricularização da extensão; d) evidenciar as concepções de universidade e de extensão universitária anunciadas pelos participantes da pesquisa no processo de curricularização da extensão nas licenciaturas na UEPG. Argumenta-se que o processo de curricularização da extensão na formação de licenciandos expressa uma reflexão sobre a história construída em relação à extensão universitária; entretanto, esbarra nas definições da política docente, no orçamento da instituição, na disponibilidade de tempo/espaço de licenciandos em práticas extensionistas, além de não desvincular-se da concepção de currículo disciplinar. Como fundamentos para a compreensão e defesa da extensão universitária, toma-se o conceito de dialogicidade em Freire (1969, 1987a, 1987b, 2001) e da teoria da ação comunicativa em Habermas (1997, 2000, 2012a, 2012b). Em Freire, a dialogicidade é uma exigência da natureza humana, sendo a relação dialógica fundamental na construção da curiosidade epistemológica. Na teoria da ação comunicativa em Habermas, todos os homens têm capacidade para agir e, para tal, fazem uso da linguagem para comunicar-se e, por meio desta, chegam a um entendimento mútuo. Os fundamentos teóricos sobre extensão universitária e sua curricularização advêm das obras de Botomé (1996), Deus (2020), Freire (1969), Imperatore (2019), Jezine (2004), Kochhann e Silva (2017), Nogueira (2005), Reis (1996) e Sousa (2010). Adota-se a abordagem qualitativa de pesquisa, procedendo-se da análise documental, com base em Cellard (2008) sobre a extensão universitária e a entrevista semiestruturada (MINAYO, 2009) com 17 entrevistados, dentre estes, profissionais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), participantes da comissão de curricularização e de propostas extensionistas. Para a análise dos dados, definiu-se a ferramenta das pretensões de validade, a partir de Carspceken (2011) e Habermas (2012a), que incide sobre a relação entre as pretensões de validade e os registros do diálogo com os participantes da pesquisa. Os resultados da pesquisa revelaram o entendimento sobre o processo de curricularização da extensão nas licenciaturas na UEPG, a partir da concepção de universidade como bem público e instituição social, sendo a extensão universitária concebida como processo acadêmico, interação dialógica e prestação de serviços. Os fundamentos que sustentam os diálogos sobre a curricularização da extensão são a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como a relação entre universidade e sociedade e as concepções de currículo, os quais podem se entrelaçar, contribuindo para romper com a linearidade da matriz curricular, com vistas a uma formação crítica e humana, em um processo de reflexão e ação – práxis. Entretanto, o processo de curricularização da extensão não é linear, enfrenta desafios que vão desde as questões orçamentárias até a política docente e a ruptura com concepções e práticas pedagógicas que privilegiam o ensino e a pesquisa, desconsiderando a extensão.
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O processo de curricularização da extensão universitária na formação de licenciandos na UEPG. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3651Este estudo é sobre o processo de curricularização da extensão para as licenciaturas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Considerando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e tendo em vista a meta 12, estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação – Lei N o 13.005, de 25 de junho de 2014 –, que determina a curricularização da extensão, pergunta-se: Como vem se constituindo o processo de curricularização da extensão para as licenciaturas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e em que fundamentos se sustenta? Como objetivo geral, propõe-se desvelar como o processo de curricularização da extensão para as licenciaturas vem se constituindo na Universidade Estadual de Ponta Grossa a partir dos fundamentos produzidos na instituição, os quais sustentam a concepção de extensão universitária. Como objetivos específicos, pretende-se: a) examinar como é interpretada a legislação sobre a curricularização da extensão na UEPG; b) investigar os significados sobre curricularização da extensão nas licenciaturas assumidos por diferentes sujeitos na e pela UEPG; c) identificar os fatores determinantes que influenciam/influenciaram a tomada de decisão sobre a curricularização da extensão; d) evidenciar as concepções de universidade e de extensão universitária anunciadas pelos participantes da pesquisa no processo de curricularização da extensão nas licenciaturas na UEPG. Argumenta-se que o processo de curricularização da extensão na formação de licenciandos expressa uma reflexão sobre a história construída em relação à extensão universitária; entretanto, esbarra nas definições da política docente, no orçamento da instituição, na disponibilidade de tempo/espaço de licenciandos em práticas extensionistas, além de não desvincular-se da concepção de currículo disciplinar. Como fundamentos para a compreensão e defesa da extensão universitária, toma-se o conceito de dialogicidade em Freire (1969, 1987a, 1987b, 2001) e da teoria da ação comunicativa em Habermas (1997, 2000, 2012a, 2012b). Em Freire, a dialogicidade é uma exigência da natureza humana, sendo a relação dialógica fundamental na construção da curiosidade epistemológica. Na teoria da ação comunicativa em Habermas, todos os homens têm capacidade para agir e, para tal, fazem uso da linguagem para comunicar-se e, por meio desta, chegam a um entendimento mútuo. Os fundamentos teóricos sobre extensão universitária e sua curricularização advêm das obras de Botomé (1996), Deus (2020), Freire (1969), Imperatore (2019), Jezine (2004), Kochhann e Silva (2017), Nogueira (2005), Reis (1996) e Sousa (2010). Adota-se a abordagem qualitativa de pesquisa, procedendo-se da análise documental, com base em Cellard (2008) sobre a extensão universitária e a entrevista semiestruturada (MINAYO, 2009) com 17 entrevistados, dentre estes, profissionais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), participantes da comissão de curricularização e de propostas extensionistas. Para a análise dos dados, definiu-se a ferramenta das pretensões de validade, a partir de Carspceken (2011) e Habermas (2012a), que incide sobre a relação entre as pretensões de validade e os registros do diálogo com os participantes da pesquisa. Os resultados da pesquisa revelaram o entendimento sobre o processo de curricularização da extensão nas licenciaturas na UEPG, a partir da concepção de universidade como bem público e instituição social, sendo a extensão universitária concebida como processo acadêmico, interação dialógica e prestação de serviços. Os fundamentos que sustentam os diálogos sobre a curricularização da extensão são a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como a relação entre universidade e sociedade e as concepções de currículo, os quais podem se entrelaçar, contribuindo para romper com a linearidade da matriz curricular, com vistas a uma formação crítica e humana, em um processo de reflexão e ação – práxis. Entretanto, o processo de curricularização da extensão não é linear, enfrenta desafios que vão desde as questões orçamentárias até a política docente e a ruptura com concepções e práticas pedagógicas que privilegiam o ensino e a pesquisa, desconsiderando a extensão.This study is on the process of curriculization of extension for teaching undergraduate courses at the Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Considering the indissociatibility between teaching, research and extension and with a view to target 12, strategy 12.7 of the National Education Plan – Law no. 13.005, of June 25, 2014 –, which determines the curriculization of extension: it is asked: How is the process of curriculization of extension for teaching undergraduate courses at the Universidade Estadual de Ponta Grossa being constituted and in which fundamentals it is sustained? As a general objective, it is proposed to unveil how the process of curriculization of extension for teaching undergraduate courses is being constituted at the Universidade Estadual de Ponta Grossa from the fundamentals produced in the institution, which support the conception of university extension. As specific objectives, it is intended to: a) examine how the legislation on the curriculization of extension is interpreted at UEPG; b) investigate the meanings on curriculization of extension in the teaching undergraduate courses assumed by different subjects at and by UEPG; c) identify the determining factors that influence/influenced decision-making on the curriculization of the extension; d) highlight the conceptions of university and university extension announced by the research participants in the curriculization process in the teaching undergraduate courses at UEPG. It is argued that the process of curriculization of extension in the education of pre-service teaching undergraduate students expresses a reflection on the history constructed in relation to the university extension; however, it meets the definitions of teaching policy, the institution’s budget, the availability of time/space of pre-service teaching undergraduate students in extensions practices, as well as it is not unlinked to the conception of disciplinary curriculum. As fundamentals for the understanding and defense of the university extension, it is assumed the concept of dialogicity in Freire (1969, 1987a, 1987b, 2001) and the theory of communicative action in Habermas (1997, 2000, 2012a, 2012b). In Freire, dialogicity is a requirement of human nature, being essential the dialogical relationship in the construction of epistemological curiosity. In the theory of communicative action in Habermas, all men have the ability to act and, for this, they make use of language to communicate and, through it, come to a mutual understanding. Theoretical foundations on university extension and its curriculization come from the works of Botomé (1996), Deus (2020), Freire (1969), Imperatore (2019), Jezine (2004), Kochhann and Silva (2017), Nogueira (2005), Reis (1996) and Sousa (2010). The qualitative research approach is adopted, proceeding from documentary analysis, based on Cellard (2008) on the university extension and the semi-structured interview (MINAYO, 2009) with 17 interviewees, among these, professionals of the Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) [Pro-Rectory of Extension and Cultural Affairs], participants in the curriculization committee and extension proposals. For the analysis of the data, the tool of validity claims was chosen, based on Carspecken (2011) and Habermas (2012a), which focuses on the relationship between validity claims and records of the dialog with the research participants. The results of the research revealed the understanding of the process of curriculization of extension at the teaching undergraduate courses at UEPG, from the conception of university as a public asset and social institution, being the university extension conceived as an academic process, a dialogical interaction and a service provision. The fundamentals that support the dialogs on the curriculization of extension are the indissociability between teaching, research and extension, as well as the relationship between university and society and curriculum conceptions, which can intertwine, contributing to breaking with the linearity of the curricular matrix, with a view to critical and human education, in a process of reflection and action – praxis. However, the process of curriculization of extension is not linear, faces challenges ranging from budgetary issues to teaching policy and rupture with conceptions and pedagogical practices that privilege teaching and research, disregarding extension.Submitted by arlindo kohlrausch (ajfk@uepg.br) on 2022-06-08T18:34:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Denise Puglia Zanon.pdf: 3330783 bytes, checksum: a77e9dec90546c13dad960e6562adde0 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-08T18:34:55Z (GMT). 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Praxis
Initial education
description Este estudo é sobre o processo de curricularização da extensão para as licenciaturas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Considerando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e tendo em vista a meta 12, estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação – Lei N o 13.005, de 25 de junho de 2014 –, que determina a curricularização da extensão, pergunta-se: Como vem se constituindo o processo de curricularização da extensão para as licenciaturas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e em que fundamentos se sustenta? Como objetivo geral, propõe-se desvelar como o processo de curricularização da extensão para as licenciaturas vem se constituindo na Universidade Estadual de Ponta Grossa a partir dos fundamentos produzidos na instituição, os quais sustentam a concepção de extensão universitária. Como objetivos específicos, pretende-se: a) examinar como é interpretada a legislação sobre a curricularização da extensão na UEPG; b) investigar os significados sobre curricularização da extensão nas licenciaturas assumidos por diferentes sujeitos na e pela UEPG; c) identificar os fatores determinantes que influenciam/influenciaram a tomada de decisão sobre a curricularização da extensão; d) evidenciar as concepções de universidade e de extensão universitária anunciadas pelos participantes da pesquisa no processo de curricularização da extensão nas licenciaturas na UEPG. Argumenta-se que o processo de curricularização da extensão na formação de licenciandos expressa uma reflexão sobre a história construída em relação à extensão universitária; entretanto, esbarra nas definições da política docente, no orçamento da instituição, na disponibilidade de tempo/espaço de licenciandos em práticas extensionistas, além de não desvincular-se da concepção de currículo disciplinar. Como fundamentos para a compreensão e defesa da extensão universitária, toma-se o conceito de dialogicidade em Freire (1969, 1987a, 1987b, 2001) e da teoria da ação comunicativa em Habermas (1997, 2000, 2012a, 2012b). Em Freire, a dialogicidade é uma exigência da natureza humana, sendo a relação dialógica fundamental na construção da curiosidade epistemológica. Na teoria da ação comunicativa em Habermas, todos os homens têm capacidade para agir e, para tal, fazem uso da linguagem para comunicar-se e, por meio desta, chegam a um entendimento mútuo. Os fundamentos teóricos sobre extensão universitária e sua curricularização advêm das obras de Botomé (1996), Deus (2020), Freire (1969), Imperatore (2019), Jezine (2004), Kochhann e Silva (2017), Nogueira (2005), Reis (1996) e Sousa (2010). Adota-se a abordagem qualitativa de pesquisa, procedendo-se da análise documental, com base em Cellard (2008) sobre a extensão universitária e a entrevista semiestruturada (MINAYO, 2009) com 17 entrevistados, dentre estes, profissionais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), participantes da comissão de curricularização e de propostas extensionistas. Para a análise dos dados, definiu-se a ferramenta das pretensões de validade, a partir de Carspceken (2011) e Habermas (2012a), que incide sobre a relação entre as pretensões de validade e os registros do diálogo com os participantes da pesquisa. Os resultados da pesquisa revelaram o entendimento sobre o processo de curricularização da extensão nas licenciaturas na UEPG, a partir da concepção de universidade como bem público e instituição social, sendo a extensão universitária concebida como processo acadêmico, interação dialógica e prestação de serviços. Os fundamentos que sustentam os diálogos sobre a curricularização da extensão são a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como a relação entre universidade e sociedade e as concepções de currículo, os quais podem se entrelaçar, contribuindo para romper com a linearidade da matriz curricular, com vistas a uma formação crítica e humana, em um processo de reflexão e ação – práxis. Entretanto, o processo de curricularização da extensão não é linear, enfrenta desafios que vão desde as questões orçamentárias até a política docente e a ruptura com concepções e práticas pedagógicas que privilegiam o ensino e a pesquisa, desconsiderando a extensão.
publishDate 2022
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