Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chang, Midori Nancy Arasaki
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3506
Resumo: Esta dissertação tem o propósito de discutir as confluências e possíveis aproximações do modo de expressão literária do fantástico em Julio Cortázar à dinâmica do discurso polifônico, desenvolvida por Mikhail Bakhtin (1929/2018), em Problemas da poética de Dostoiévski; a partir da nossa percepção do inacabamento e inconclusibilidade dos personagens e do desfecho das narrativas de Cortázar. Percorremos os estudos teóricos de Todorov (1970/2017), em Introdução à literatura fantástica, e de Bessière (1974/2009), em O relato fantástico: forma mista do caso e da adivinha, com vistas a contextualizar a realização do fantástico em Cortázar e, desse modo, iniciar as aproximações com a polifonia, sendo a principal ligação entre as duas perspectivas teóricas a impossibilidade de solução do relato fantástico em afinidade com o diálogo inconcluso característico do discurso polifônico. O autor argentino, um dos protagonistas do Boom latino-americano, se destacou pela sua produção de contos fantásticos, dos quais selecionamos para nossa análise “Casa tomada”, “A noite de barriga para cima”, “Longínqua”, “O perseguidor” e “Carta a uma senhorita em Paris”, publicados por Cortázar (1951/2016a, 1956/2016b, 1959/2016c) em suas três primeiras coleções Bestiário, Final do jogo e As armas secretas.
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Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3506Esta dissertação tem o propósito de discutir as confluências e possíveis aproximações do modo de expressão literária do fantástico em Julio Cortázar à dinâmica do discurso polifônico, desenvolvida por Mikhail Bakhtin (1929/2018), em Problemas da poética de Dostoiévski; a partir da nossa percepção do inacabamento e inconclusibilidade dos personagens e do desfecho das narrativas de Cortázar. Percorremos os estudos teóricos de Todorov (1970/2017), em Introdução à literatura fantástica, e de Bessière (1974/2009), em O relato fantástico: forma mista do caso e da adivinha, com vistas a contextualizar a realização do fantástico em Cortázar e, desse modo, iniciar as aproximações com a polifonia, sendo a principal ligação entre as duas perspectivas teóricas a impossibilidade de solução do relato fantástico em afinidade com o diálogo inconcluso característico do discurso polifônico. O autor argentino, um dos protagonistas do Boom latino-americano, se destacou pela sua produção de contos fantásticos, dos quais selecionamos para nossa análise “Casa tomada”, “A noite de barriga para cima”, “Longínqua”, “O perseguidor” e “Carta a uma senhorita em Paris”, publicados por Cortázar (1951/2016a, 1956/2016b, 1959/2016c) em suas três primeiras coleções Bestiário, Final do jogo e As armas secretas.Esta disertación tiene el propósito de discutir las confluencias y posibles aproximaciones del modo de expresión literaria del fantástico en Julio Cortázar a la dinámica del discurso polifónico, creado por Mikhail Bakhtin (1929/2018), en Problemas de la poética de Dostoievski; desde nuestra percepción del inacabamiento y de la inconclusión de los personajes y del desenlace de las narrativas de Cortázar. Abordamos los estudios teóricos de Todorov (1970/2017), en Introducción a la literatura fantástica, y de Bessière (1979/2009), en El relato fantástico: forma mixta del caso y del enigma, con el objetivo de contextualizar la realización de lo fantástico en Cortázar y, de esa manera, iniciar las aproximaciones con la polifonía, siendo el principal vínculo entre las dos perspectivas teóricas la imposibilidad de solución del relato fantástico en afinidad con el diálogo inconcluso característico del discurso polifónico. El autor argentino, uno de los protagonistas del Boom latinoamericano, se destacó por su producción de cuentos fantásticos, de los que seleccionamos para nuestro análisis “Casa tomada”, “La noche boca arriba”, “Lejana”, “El perseguidor” y “Carta a una señorita en Paris”, publicados por Cortázar (1951/2016a, 1956/2016b, 1959/2016c) en sus tres primeras colecciones Bestiario, Final del juego y Las armas secretas.Submitted by arlindo kohlrausch (ajfk@uepg.br) on 2021-11-16T17:36:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Midori Nancy Arasaki CHANG.pdf: 701526 bytes, checksum: 1e6b6e2cd69d84bbc8560aef9427ef12 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-16T17:36:09Z (GMT). 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