Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3506 |
Resumo: | Esta dissertação tem o propósito de discutir as confluências e possíveis aproximações do modo de expressão literária do fantástico em Julio Cortázar à dinâmica do discurso polifônico, desenvolvida por Mikhail Bakhtin (1929/2018), em Problemas da poética de Dostoiévski; a partir da nossa percepção do inacabamento e inconclusibilidade dos personagens e do desfecho das narrativas de Cortázar. Percorremos os estudos teóricos de Todorov (1970/2017), em Introdução à literatura fantástica, e de Bessière (1974/2009), em O relato fantástico: forma mista do caso e da adivinha, com vistas a contextualizar a realização do fantástico em Cortázar e, desse modo, iniciar as aproximações com a polifonia, sendo a principal ligação entre as duas perspectivas teóricas a impossibilidade de solução do relato fantástico em afinidade com o diálogo inconcluso característico do discurso polifônico. O autor argentino, um dos protagonistas do Boom latino-americano, se destacou pela sua produção de contos fantásticos, dos quais selecionamos para nossa análise “Casa tomada”, “A noite de barriga para cima”, “Longínqua”, “O perseguidor” e “Carta a uma senhorita em Paris”, publicados por Cortázar (1951/2016a, 1956/2016b, 1959/2016c) em suas três primeiras coleções Bestiário, Final do jogo e As armas secretas. |
id |
UEPG_899e82e65ddbabe97944c4bcdbf8d268 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.uepg.br:prefix/3506 |
network_acronym_str |
UEPG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Silvana626.346.589-15http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773589T6&tokenCaptchar=03AGdBq26pa40fOfT5n0N9Q1LSYEqPq-l9Kw8yrNCk0OBEfzrjJzWKKTz3CuiuhNY2TC1JAxQQT-f5wVb8AHqVtOYEj-BA6BdrZfMhBrW5gdcBfDmAGR_rKUdKiPj5v6d1o3y8IOBxK8nRC6AbDmS-_dmAmvc9kA8G_2f5zNvxP1Ws9LCOgalEdyj-8qVYtb5-ToJXSXJc6rMQTy56Oa_-Ly52gH9lf9wfioRhFkQsZsDiUQf63Jmp-sKz63bR0HQ8iZWUcwHT6r3PfyLq6z-PzNnvrhCzwfH5mg1fbkSXdRWx7seA6YkSdCAK-cDdmj-VhAYnQJqmjJ-EF414le8WmycFRYdE75lf1lYPDzk2XJBUKFIQDNZs9MzMUS7PCHpm8pmS4aMig2uO5J9a6Cl9xCbsyxwfSMBIT1DGlqJtv7spE1NKXK367Aa5EK0n7IGFd7T3bPAvKCuTtradZawxpLigCCtIHjG3dQPavloski, Evanir031.437.809-08http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737356J6&tokenCaptchar=03AGdBq2763EBTaSp3PK2gTdFpDBIUaOjI4PbywOnk8fWr3DNgzGZpriIl0v1PltNCaDuuaAK20o-LY7yV1xU1T7YioB0JcY-g5ZfF0w-9zMO-LfQmH0t5YTR-P9_4DgjHnubEdx9Sq2bHDo9RTqv90Jzb8iOwz1U25qFGNa90BY9_RzHEnAou5aiPGqfQerGJo1wXZpG92fkG6Sar6at8cyXMBNzjc02iXOsKnMpjUsdKtRaXB9rx8IG-SiqTGyfacdsLwXr6m3QdGHpwN0kcNDOqARAWIONNnUvcCEWbc809duWYkd35PGY9p3B0Y5ZRxsfs_KNb8i7OdZVKG_K0s5gNYps-_8IXwdqO-Nw8cRjcVI6PQindIWSZe1D-lzH0ey6g7bEBSnDNYLhK-jM2DxZNU1QO7H3i6Vm-yhKSG0iSWjCgSvmILY-uFBM3bIVl7AzmBdshxyn1swtSYzuwFHBw8ClHQFaVbwMachado, Rodrigo Vasconcelos750.398.936-04lattes.cnpq.brSchardong, Rosangela563.218.569-91lattes.cnpq.brUniversidade Federal do ParanáUniversidade Estadual de Ponta Grossa011.547.829-99http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2730567T0&tokenCaptchar=03AGdBq245iDHYOQRuGExtgkJJaH88t1VXresJJDle5RHlvBrhLOpQty7PAO-M0fe-mIpVIplBsBFdP-6_WG2Ae9Um0FlxAhCGe1dZzBnmS_zJ179Z5I2zGv2X2j12TBVu-d81bx8H4_9qw8oHpXwN9Osz9k5BPU5jk5jtf0bVemmG1BVkTp-S8rZlpLjR8CJmK2TZ8WsezElLFmFmO6QqnDqeQpg8LRzimohPPZzm5tIUFHhVNzPEfqYJzQjt3tIawUfUvwgprDxij_2DkEt5uZ9uFCshIHnP8XPV3tS-m9twh-8SVjA0N2qgwAR-v3H-bIgy9qIS0hq-c7udCkNPTzKNXLufcZhskPNiKPpJqrv62tip7EUUSeCLOyZaIi9XDDpQZlYB2MsFh4pAj04iWqdzIizlNS2a1NezME8ZKLwpPhUQ_HZFOxp3cFK3CbMwNbRhafvqKpvFKKaDXworTN3Py4sT7OfumUpUHKsN9nlb-ON68YPtXPkChang, Midori Nancy Arasaki2021-11-16T17:36:09Z2021-11-162021-11-16T17:36:09Z2021-09-22CHANG, Midori Nancy Arasaki. Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3506Esta dissertação tem o propósito de discutir as confluências e possíveis aproximações do modo de expressão literária do fantástico em Julio Cortázar à dinâmica do discurso polifônico, desenvolvida por Mikhail Bakhtin (1929/2018), em Problemas da poética de Dostoiévski; a partir da nossa percepção do inacabamento e inconclusibilidade dos personagens e do desfecho das narrativas de Cortázar. Percorremos os estudos teóricos de Todorov (1970/2017), em Introdução à literatura fantástica, e de Bessière (1974/2009), em O relato fantástico: forma mista do caso e da adivinha, com vistas a contextualizar a realização do fantástico em Cortázar e, desse modo, iniciar as aproximações com a polifonia, sendo a principal ligação entre as duas perspectivas teóricas a impossibilidade de solução do relato fantástico em afinidade com o diálogo inconcluso característico do discurso polifônico. O autor argentino, um dos protagonistas do Boom latino-americano, se destacou pela sua produção de contos fantásticos, dos quais selecionamos para nossa análise “Casa tomada”, “A noite de barriga para cima”, “Longínqua”, “O perseguidor” e “Carta a uma senhorita em Paris”, publicados por Cortázar (1951/2016a, 1956/2016b, 1959/2016c) em suas três primeiras coleções Bestiário, Final do jogo e As armas secretas.Esta disertación tiene el propósito de discutir las confluencias y posibles aproximaciones del modo de expresión literaria del fantástico en Julio Cortázar a la dinámica del discurso polifónico, creado por Mikhail Bakhtin (1929/2018), en Problemas de la poética de Dostoievski; desde nuestra percepción del inacabamiento y de la inconclusión de los personajes y del desenlace de las narrativas de Cortázar. Abordamos los estudios teóricos de Todorov (1970/2017), en Introducción a la literatura fantástica, y de Bessière (1979/2009), en El relato fantástico: forma mixta del caso y del enigma, con el objetivo de contextualizar la realización de lo fantástico en Cortázar y, de esa manera, iniciar las aproximaciones con la polifonía, siendo el principal vínculo entre las dos perspectivas teóricas la imposibilidad de solución del relato fantástico en afinidad con el diálogo inconcluso característico del discurso polifónico. El autor argentino, uno de los protagonistas del Boom latinoamericano, se destacó por su producción de cuentos fantásticos, de los que seleccionamos para nuestro análisis “Casa tomada”, “La noche boca arriba”, “Lejana”, “El perseguidor” y “Carta a una señorita en Paris”, publicados por Cortázar (1951/2016a, 1956/2016b, 1959/2016c) en sus tres primeras colecciones Bestiario, Final del juego y Las armas secretas.Submitted by arlindo kohlrausch (ajfk@uepg.br) on 2021-11-16T17:36:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Midori Nancy Arasaki CHANG.pdf: 701526 bytes, checksum: 1e6b6e2cd69d84bbc8560aef9427ef12 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-16T17:36:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Midori Nancy Arasaki CHANG.pdf: 701526 bytes, checksum: 1e6b6e2cd69d84bbc8560aef9427ef12 (MD5) Previous issue date: 2021-09-22Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós - Graduação em Estudos de LinguagemUEPGBrasilDepartamento de Estudos da LinguagemAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESFantásticoContoCortázarPolifoniaBakhtinFantásticoCuentoCortázarPolifoníaBakhtinConfluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGORIGINALMidori Nancy Arasaki Chang.pdfMidori Nancy Arasaki Chang.pdfapplication/pdf701526http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3506/4/Midori%20Nancy%20Arasaki%20Chang.pdf1e6b6e2cd69d84bbc8560aef9427ef12MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3506/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3506/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/35062022-02-07 16:36:17.217oai:tede2.uepg.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2022-02-07T18:36:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar |
title |
Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar |
spellingShingle |
Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar Chang, Midori Nancy Arasaki CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fantástico Conto Cortázar Polifonia Bakhtin Fantástico Cuento Cortázar Polifonía Bakhtin |
title_short |
Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar |
title_full |
Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar |
title_fullStr |
Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar |
title_full_unstemmed |
Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar |
title_sort |
Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar |
author |
Chang, Midori Nancy Arasaki |
author_facet |
Chang, Midori Nancy Arasaki |
author_role |
author |
dc.contributor.instituicao-banca1.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.contributor.instituicao-banca2.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Silvana |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
626.346.589-15 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773589T6&tokenCaptchar=03AGdBq26pa40fOfT5n0N9Q1LSYEqPq-l9Kw8yrNCk0OBEfzrjJzWKKTz3CuiuhNY2TC1JAxQQT-f5wVb8AHqVtOYEj-BA6BdrZfMhBrW5gdcBfDmAGR_rKUdKiPj5v6d1o3y8IOBxK8nRC6AbDmS-_dmAmvc9kA8G_2f5zNvxP1Ws9LCOgalEdyj-8qVYtb5-ToJXSXJc6rMQTy56Oa_-Ly52gH9lf9wfioRhFkQsZsDiUQf63Jmp-sKz63bR0HQ8iZWUcwHT6r3PfyLq6z-PzNnvrhCzwfH5mg1fbkSXdRWx7seA6YkSdCAK-cDdmj-VhAYnQJqmjJ-EF414le8WmycFRYdE75lf1lYPDzk2XJBUKFIQDNZs9MzMUS7PCHpm8pmS4aMig2uO5J9a6Cl9xCbsyxwfSMBIT1DGlqJtv7spE1NKXK367Aa5EK0n7IGFd7T3bPAvKCuTtradZawxpLigCCtIHjG3dQ |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pavloski, Evanir |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
031.437.809-08 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737356J6&tokenCaptchar=03AGdBq2763EBTaSp3PK2gTdFpDBIUaOjI4PbywOnk8fWr3DNgzGZpriIl0v1PltNCaDuuaAK20o-LY7yV1xU1T7YioB0JcY-g5ZfF0w-9zMO-LfQmH0t5YTR-P9_4DgjHnubEdx9Sq2bHDo9RTqv90Jzb8iOwz1U25qFGNa90BY9_RzHEnAou5aiPGqfQerGJo1wXZpG92fkG6Sar6at8cyXMBNzjc02iXOsKnMpjUsdKtRaXB9rx8IG-SiqTGyfacdsLwXr6m3QdGHpwN0kcNDOqARAWIONNnUvcCEWbc809duWYkd35PGY9p3B0Y5ZRxsfs_KNb8i7OdZVKG_K0s5gNYps-_8IXwdqO-Nw8cRjcVI6PQindIWSZe1D-lzH0ey6g7bEBSnDNYLhK-jM2DxZNU1QO7H3i6Vm-yhKSG0iSWjCgSvmILY-uFBM3bIVl7AzmBdshxyn1swtSYzuwFHBw8ClHQFaVbw |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Machado, Rodrigo Vasconcelos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
750.398.936-04 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Schardong, Rosangela |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
563.218.569-91 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
011.547.829-99 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2730567T0&tokenCaptchar=03AGdBq245iDHYOQRuGExtgkJJaH88t1VXresJJDle5RHlvBrhLOpQty7PAO-M0fe-mIpVIplBsBFdP-6_WG2Ae9Um0FlxAhCGe1dZzBnmS_zJ179Z5I2zGv2X2j12TBVu-d81bx8H4_9qw8oHpXwN9Osz9k5BPU5jk5jtf0bVemmG1BVkTp-S8rZlpLjR8CJmK2TZ8WsezElLFmFmO6QqnDqeQpg8LRzimohPPZzm5tIUFHhVNzPEfqYJzQjt3tIawUfUvwgprDxij_2DkEt5uZ9uFCshIHnP8XPV3tS-m9twh-8SVjA0N2qgwAR-v3H-bIgy9qIS0hq-c7udCkNPTzKNXLufcZhskPNiKPpJqrv62tip7EUUSeCLOyZaIi9XDDpQZlYB2MsFh4pAj04iWqdzIizlNS2a1NezME8ZKLwpPhUQ_HZFOxp3cFK3CbMwNbRhafvqKpvFKKaDXworTN3Py4sT7OfumUpUHKsN9nlb-ON68YPtXPk |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chang, Midori Nancy Arasaki |
contributor_str_mv |
Oliveira, Silvana Pavloski, Evanir Machado, Rodrigo Vasconcelos Schardong, Rosangela |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fantástico Conto Cortázar Polifonia Bakhtin Fantástico Cuento Cortázar Polifonía Bakhtin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fantástico Conto Cortázar Polifonia Bakhtin Fantástico Cuento Cortázar Polifonía Bakhtin |
description |
Esta dissertação tem o propósito de discutir as confluências e possíveis aproximações do modo de expressão literária do fantástico em Julio Cortázar à dinâmica do discurso polifônico, desenvolvida por Mikhail Bakhtin (1929/2018), em Problemas da poética de Dostoiévski; a partir da nossa percepção do inacabamento e inconclusibilidade dos personagens e do desfecho das narrativas de Cortázar. Percorremos os estudos teóricos de Todorov (1970/2017), em Introdução à literatura fantástica, e de Bessière (1974/2009), em O relato fantástico: forma mista do caso e da adivinha, com vistas a contextualizar a realização do fantástico em Cortázar e, desse modo, iniciar as aproximações com a polifonia, sendo a principal ligação entre as duas perspectivas teóricas a impossibilidade de solução do relato fantástico em afinidade com o diálogo inconcluso característico do discurso polifônico. O autor argentino, um dos protagonistas do Boom latino-americano, se destacou pela sua produção de contos fantásticos, dos quais selecionamos para nossa análise “Casa tomada”, “A noite de barriga para cima”, “Longínqua”, “O perseguidor” e “Carta a uma senhorita em Paris”, publicados por Cortázar (1951/2016a, 1956/2016b, 1959/2016c) em suas três primeiras coleções Bestiário, Final do jogo e As armas secretas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-16T17:36:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-16 2021-11-16T17:36:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CHANG, Midori Nancy Arasaki. Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3506 |
identifier_str_mv |
CHANG, Midori Nancy Arasaki. Confluências entre o discurso fantástico e a polifonia para a leitura de contos de Julio Cortázar. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. |
url |
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UEPG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3506/4/Midori%20Nancy%20Arasaki%20Chang.pdf http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3506/3/license.txt http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3506/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e6b6e2cd69d84bbc8560aef9427ef12 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br |
_version_ |
1809460473494503424 |