Economia comportamental e puzzles do mercado de ações: uma abordagem baseada em agentes
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2780 |
Resumo: | As Ciências Econômicas se depararam ao longo do século 20 com uma mudança de paradigma na explicação dos movimentos do mercado, motivada principalmente pelas inconsistências explicativas para o comportamento real dos investidores quando comparado com o comportamento normativo esperado. A expectativa de comportamento racional e otimizado dos agentes econômicos foi constantemente questionada, principalmente nas décadas de 80 e 90, ao se observar que os investidores, compradores e vendedores não agiam somente fundamentados em avaliação de perdas e ganhos otimizados, mas também tomavam suas decisões baseados em contexto, cenário, influências externas, heurísticas e emoções. Para descrever e explicar algumas das principais anomalias ou puzzles do mercado de ações, esta pesquisa utiliza uma Abordagem Baseada em Agentes, com modelo computacional que verifica a influência de agentes fundamentalistas e grafistas em um mercado artificial composto por agentes fundamentalistas com racionalidade ilimitada e expectativas racionais, e por agentes grafistas que possuem racionalidade limitada e que adotam heurística de ancoragem no processo de julgamento e de decisão sobre a quantidade de ações a serem compradas ou vendidas. Os resultados encontrados apontam para uma significativa influência do viés de comportamento e da heurística incorporados ao modelo, suportando a ocorrência de fatos estilizados – fat tails e clusters de volatilidade – como consequências do comportamento e processo decisório que não se baseia apenas em racionalidade ou maximização dos ganhos. |
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A expectativa de comportamento racional e otimizado dos agentes econômicos foi constantemente questionada, principalmente nas décadas de 80 e 90, ao se observar que os investidores, compradores e vendedores não agiam somente fundamentados em avaliação de perdas e ganhos otimizados, mas também tomavam suas decisões baseados em contexto, cenário, influências externas, heurísticas e emoções. Para descrever e explicar algumas das principais anomalias ou puzzles do mercado de ações, esta pesquisa utiliza uma Abordagem Baseada em Agentes, com modelo computacional que verifica a influência de agentes fundamentalistas e grafistas em um mercado artificial composto por agentes fundamentalistas com racionalidade ilimitada e expectativas racionais, e por agentes grafistas que possuem racionalidade limitada e que adotam heurística de ancoragem no processo de julgamento e de decisão sobre a quantidade de ações a serem compradas ou vendidas. Os resultados encontrados apontam para uma significativa influência do viés de comportamento e da heurística incorporados ao modelo, suportando a ocorrência de fatos estilizados – fat tails e clusters de volatilidade – como consequências do comportamento e processo decisório que não se baseia apenas em racionalidade ou maximização dos ganhos.Economic Sciences came across the 20th century with a paradigm shift in the explanation of market movements, motivated mainly by the explanatory inconsistencies for the real behavior of the investors when compared to the expected normative behavior. The expectation of rational and optimized behavior of economic agents was constantly questioned, especially in the 1980s and 1990s, when observed that investors, buyers and sellers acted not only by valuing optimized losses and gains but also making their decisions based in context, scenery, external influences, heuristics and influenced by emotions. This research uses an Agent-Based Approach to describe and explain some of the main anomalies or puzzles of the stock market, using a computational model that verifies the influence of fundamentalist and technical agents in an artificial market composed of fundamentalist agents with unlimited rationality and rational expectations, and by technical agents that have limited rationality and who adopt anchoring heuristic in the process of judgment and decision on the quantity of shares to be bought or sold. The results point to a significant influence of behavioral bias and heuristics incorporated into the model, supporting the occurrence of stylized facts – fat tails and volatility clusters – as consequences of behavior and decision making that is not based only on rationality or maximization of gains.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-04-15T12:13:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ana Cristina Cruz de Faria.pdf: 2269282 bytes, checksum: 2167fc94d993ad9336560f060aa7aee8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-15T12:13:27Z (GMT). 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