Proposta de um modelo de mercado utilizando sistemas multiagentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100132/tde-28042015-114943/ |
Resumo: | Este trabalho propõe um modelo de um mercado que pode ser simulado em diversas condições. Pode-se pensar neste modelo como um laboratório para simulação e estudo de diferentes configurações de mercado. O modelo foi desenvolvido sob a plataforma de software NetLogo para a execução das simulações. Apresenta-se também, de forma sintética um conceito de mercado, uma visão de economia, de marketing, de estratégia e do comportamento do consumidor. Forma analisadas diversas formas de modelagem e decidiu-se utilizar sistemas multiagentes, pois são flexíveis e permitem a simulação de diversos tipos de fenômenos. A primeira tentativa de desenvolver este modelo apresentou resultados distintos de um mercado real, pois revelou-se muito mecânico e processual. Isso nos levou a busca de modelos adaptativos inteligentes para o comportamento dos agentes, bem como, nos concentrar na dinâmica de interação entre os agentes |
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Proposta de um modelo de mercado utilizando sistemas multiagentesProposal of a Market model using multi-agent systemsAgent based modelingEconomiaEconomyMarketMercadoModelagem Baseada em agentesSistemas MultiagenteEste trabalho propõe um modelo de um mercado que pode ser simulado em diversas condições. Pode-se pensar neste modelo como um laboratório para simulação e estudo de diferentes configurações de mercado. O modelo foi desenvolvido sob a plataforma de software NetLogo para a execução das simulações. Apresenta-se também, de forma sintética um conceito de mercado, uma visão de economia, de marketing, de estratégia e do comportamento do consumidor. Forma analisadas diversas formas de modelagem e decidiu-se utilizar sistemas multiagentes, pois são flexíveis e permitem a simulação de diversos tipos de fenômenos. A primeira tentativa de desenvolver este modelo apresentou resultados distintos de um mercado real, pois revelou-se muito mecânico e processual. Isso nos levou a busca de modelos adaptativos inteligentes para o comportamento dos agentes, bem como, nos concentrar na dinâmica de interação entre os agentesThis work aims at developing a model to simulate a market under several conditions. This model can be viewed as a laboratory to simulate and study different markets configurations. The model simulation was developed using the NetLogo language. A concept of market, economy, marketing, strategy and consumer behavior are briefly presented. After analyzing several ways of implementing the model it was decided to use agent based simulation because of its flexibility and possibility of simulating a variety of behaviors. A first approach to develop the model resulted in a very mechanic and artificial market simulation. This result lead the simplification of the model and focus on adaptive behavior and the interaction among the agentsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Carlos de BritoGiuliese, André2013-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100132/tde-28042015-114943/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-28042015-114943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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