Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauski, Rafael Dalalíbera
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3287
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral compreender em que medida ocorrem mudanças nas representações sociais sobre ser professor de música nos acadêmicos que cursam a Licenciatura em Música, e se as possíveis mudanças contribuem com o desenvolvimento de aspectos da identidade docente. A partir do método comparativo, foram adotadas abordagens qualitativas e quantitativas para o levantamento dos dados, e o software ALCESTE e a análise de conteúdo (BARDIN, 2004) foram utilizados para a interpretação das informações obtidas. A fundamentação teórica teve como aporte principal a Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici e colaboradores. Os dados foram obtidos a partir de quatro levantamentos: comentários sobre ser professor, ser músico e ser professor de música postados nas redes sociais na internet – Facebook, Twitter, YouTube e Fóruns Virtuais, – totalizando 932 ocorrências; respostas de questões abertas das provas do THE do vestibular para Licenciatura em Música da UEPG, totalizando 124 sujeitos; respostas dos acadêmicos do curso para um questionário aberto aplicado, totalizando 43 sujeitos; respostas obtidas junto aos egressos do curso a partir de formulário elaborado com o auxílio da ferramenta virtual Google forms, totalizando 44 sujeitos. Os resultados indicaram que as representações sociais do ser professor de música organizam-se em redes, formando uma espécie de sistema, no qual quatro representações são compartilhadas pelos diferentes grupos investigados: 1 – Saber ensinar, representação hegemônica; 2 – Vocação, representação presente entre os participantes das redes sociais, participantes do THE e acadêmicos; 3 – Acesso à música, representação presente entre os participantes do THE, acadêmicos e egressos; e 4 – Bom músico, representação presente entre os participantes das redes sociais e do THE. Essas representações, que estão ancoradas em representações do professor e do músico, refletem a força das representações tradicionais presentes na sociedade sobre os grupos investigados. Por outro lado, a presença de representações não compartilhadas revelam diferenças pontuais entre os diversos grupos investigados, como as evidenciadas a partir dos acadêmicos da fase final do curso, que representam o professor de música a partir de uma pluralidade de saberes; e dos egressos, que compartilham uma concepção de ensino de música que se constrói a partir do outro, e consideram a formação profissional obtida na licenciatura essencial, sendo os conhecimentos específicos da docência os que parecem contribuir mais com o desenvolvimento de suas identidades docentes. Concluiu-se que ocorrem mudanças nas representações sociais do ser professor de música ao longo da licenciatura, bem como uma possível contribuição do curso no desenvolvimento de aspectos das identidades docentes.
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Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da licenciatura em música. 2020. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3287A pesquisa teve como objetivo geral compreender em que medida ocorrem mudanças nas representações sociais sobre ser professor de música nos acadêmicos que cursam a Licenciatura em Música, e se as possíveis mudanças contribuem com o desenvolvimento de aspectos da identidade docente. A partir do método comparativo, foram adotadas abordagens qualitativas e quantitativas para o levantamento dos dados, e o software ALCESTE e a análise de conteúdo (BARDIN, 2004) foram utilizados para a interpretação das informações obtidas. A fundamentação teórica teve como aporte principal a Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici e colaboradores. Os dados foram obtidos a partir de quatro levantamentos: comentários sobre ser professor, ser músico e ser professor de música postados nas redes sociais na internet – Facebook, Twitter, YouTube e Fóruns Virtuais, – totalizando 932 ocorrências; respostas de questões abertas das provas do THE do vestibular para Licenciatura em Música da UEPG, totalizando 124 sujeitos; respostas dos acadêmicos do curso para um questionário aberto aplicado, totalizando 43 sujeitos; respostas obtidas junto aos egressos do curso a partir de formulário elaborado com o auxílio da ferramenta virtual Google forms, totalizando 44 sujeitos. Os resultados indicaram que as representações sociais do ser professor de música organizam-se em redes, formando uma espécie de sistema, no qual quatro representações são compartilhadas pelos diferentes grupos investigados: 1 – Saber ensinar, representação hegemônica; 2 – Vocação, representação presente entre os participantes das redes sociais, participantes do THE e acadêmicos; 3 – Acesso à música, representação presente entre os participantes do THE, acadêmicos e egressos; e 4 – Bom músico, representação presente entre os participantes das redes sociais e do THE. Essas representações, que estão ancoradas em representações do professor e do músico, refletem a força das representações tradicionais presentes na sociedade sobre os grupos investigados. Por outro lado, a presença de representações não compartilhadas revelam diferenças pontuais entre os diversos grupos investigados, como as evidenciadas a partir dos acadêmicos da fase final do curso, que representam o professor de música a partir de uma pluralidade de saberes; e dos egressos, que compartilham uma concepção de ensino de música que se constrói a partir do outro, e consideram a formação profissional obtida na licenciatura essencial, sendo os conhecimentos específicos da docência os que parecem contribuir mais com o desenvolvimento de suas identidades docentes. Concluiu-se que ocorrem mudanças nas representações sociais do ser professor de música ao longo da licenciatura, bem como uma possível contribuição do curso no desenvolvimento de aspectos das identidades docentes.The research had as a general aim at understanding to what extent changes happen in social representations on being a music teacher in students who attend the Education in Music faculty, and whether the possible changes contribute for development of teaching identity aspects. From the comparative method, qualitative and quantitative approaches were used for data survey, and the software ALCESTE and content analysis (BARDIN, 2004) were used for interpretation of the information obtained. Theoretical framework had as main contribution the Theory of Social Representations proposed by Moscovici and colleagues. Data were obtained from four surveys: comments on being a teacher, being musician and being a music teacher posted on internet social networks – Facebook, Twitter, YouTube and Virtual Forums, –932 occurrences; answers for open questions of tests of THE of preliminary test for Education in Music faculty of UEPG, 124 subjects; answers by students of the faculty in a opened questionnaire, 43 subjects; answers by alumni of the faculty through a form elaborated with the virtual tool Google forms, 44 subjects. Results indicated social representations of being a music teacher are organized into networks in a type of system, in which four representations are shared by the different groups investigated: 1 – Knowing how to teach, hegemonic representation; 2 – Vocation, representation found among participants of social networks, participants of THE and students; 3 – Access to the music, representation found among participants of THE, students and alumni; and 4 – Good musician, representation found among participants of social networks and of THE. These representations are anchored by representations of teacher and the musician, and they reflect the strength of traditional representations found in the society on the groups studied. On the other hand, representations not shared reveal punctual differences among the groups studied, such those made evident by students at the last stage of the course, who represent the music teacher from a plural knowledge; and alumni, who share a conception of teaching music constructed from the other, and they consider the professional training from faculty as essential, also the teaching specific knowledge seem to contribute more for development of their teaching identity. The conclusion shows that there are changes on social representations of being a music teacher throughout the music faculty, as well as a possible contribution from the course to develop teaching identity aspects.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-02-01T21:07:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Rafael Dalalíbera Rauski.pdf: 4095915 bytes, checksum: 8fc29e6f3acd5c3f14f19865d156bd97 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-01T21:07:45Z (GMT). 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