Extensão universitária e migrações: uma análise dos projetos extensionistas para apoio aos imigrantes no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Elisa Marina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3485
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar se os fundamentos dos projetos extensionistas das Universidades Públicas do Paraná estão alinhados com os princípios de promoção da inclusão e integração dos imigrantes, voltados aos direitos sociais, garantidos na nova Lei de Migração Brasileira. Elegeu-se, para fins desta pesquisa, a observação dos projetos extensionistas universitários que foram formulados para prestação de atendimento a imigrantes. Apresenta-se, como objetivos específicos da pesquisa: identificar quais instituições públicas de ensino superior do Paraná possuem projetos de extensão cujo público-alvo são os imigrantes; verificar de que forma os projetos extensionistas em questão são estruturados; analisar se os projetos estão alinhados com os princípios da nova Lei de Migração (ou do antigo Estatuto do Estrangeiro); e investigar se os projetos extensionistas existentes são relacionados em alguma medida com a formulação e execução de políticas públicas locais voltadas ao imigrante. Desta forma, a proposta da presente pesquisa é ser exploratória e qualitativa, utilizando-se o estudo de caso (estudo de casos múltiplos), com abordagem interdisciplinar de cunho sociojurídico. Utilizou-se, como instrumentos/técnicas de pesquisa, a documentação indireta, com a pesquisa/revisão bibliográfica, e a pesquisa documental, com os documentos dos projetos disponibilizados pelos coordenadores. Também foram realizadas 12 entrevistas remotas e aplicados 2 questionários (pré-teste) junto à coordenação de cada projeto extensionista. Também foram entrevistados 02 imigrantes enquanto público potencial dos projetos. No total, foram localizados 31 projetos de extensão específicos para imigrantes; destes, 27 foram efetivamente analisados. O material coletado foi lido, codificado e interpretado, conforme metodologia da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, verificou-se que os projetos objetivam promover o acesso dos imigrantes aos direitos sociais, em alguma medida, e que estão alinhados com os princípios da nova lei de migração. O direito à educação é o mais promovido, destacando-se a promoção da inclusão linguística por meio do ensino do português. O acesso à informação e a necessidade de orientação também ganharam destaque nos resultados, seja como um direito promovido ou como uma demanda importante a ser melhorada. Concluiu-se que os projetos buscam parcerias com instituições civis ou estatais, a fim de melhor prestar os atendimentos; mas que esta obrigação é do Estado, cabendo ações extensionistas complementares para a efetivação de políticas públicas. Assim, é reafirmada a importância da presente pesquisa no estudo das migrações, inclusão social, e garantia de direitos fundamentais e de cidadania às categorias de “imigrantes” e “refugiados” que se estabelecem no Brasil, e que colaboram para o desenvolvimento do Estado enquanto Democracia de Direito.
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Extensão universitária e migrações: uma análise dos projetos extensionistas para apoio aos imigrantes no Paraná. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3485A presente pesquisa objetiva analisar se os fundamentos dos projetos extensionistas das Universidades Públicas do Paraná estão alinhados com os princípios de promoção da inclusão e integração dos imigrantes, voltados aos direitos sociais, garantidos na nova Lei de Migração Brasileira. Elegeu-se, para fins desta pesquisa, a observação dos projetos extensionistas universitários que foram formulados para prestação de atendimento a imigrantes. Apresenta-se, como objetivos específicos da pesquisa: identificar quais instituições públicas de ensino superior do Paraná possuem projetos de extensão cujo público-alvo são os imigrantes; verificar de que forma os projetos extensionistas em questão são estruturados; analisar se os projetos estão alinhados com os princípios da nova Lei de Migração (ou do antigo Estatuto do Estrangeiro); e investigar se os projetos extensionistas existentes são relacionados em alguma medida com a formulação e execução de políticas públicas locais voltadas ao imigrante. Desta forma, a proposta da presente pesquisa é ser exploratória e qualitativa, utilizando-se o estudo de caso (estudo de casos múltiplos), com abordagem interdisciplinar de cunho sociojurídico. Utilizou-se, como instrumentos/técnicas de pesquisa, a documentação indireta, com a pesquisa/revisão bibliográfica, e a pesquisa documental, com os documentos dos projetos disponibilizados pelos coordenadores. Também foram realizadas 12 entrevistas remotas e aplicados 2 questionários (pré-teste) junto à coordenação de cada projeto extensionista. Também foram entrevistados 02 imigrantes enquanto público potencial dos projetos. No total, foram localizados 31 projetos de extensão específicos para imigrantes; destes, 27 foram efetivamente analisados. O material coletado foi lido, codificado e interpretado, conforme metodologia da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, verificou-se que os projetos objetivam promover o acesso dos imigrantes aos direitos sociais, em alguma medida, e que estão alinhados com os princípios da nova lei de migração. O direito à educação é o mais promovido, destacando-se a promoção da inclusão linguística por meio do ensino do português. O acesso à informação e a necessidade de orientação também ganharam destaque nos resultados, seja como um direito promovido ou como uma demanda importante a ser melhorada. Concluiu-se que os projetos buscam parcerias com instituições civis ou estatais, a fim de melhor prestar os atendimentos; mas que esta obrigação é do Estado, cabendo ações extensionistas complementares para a efetivação de políticas públicas. Assim, é reafirmada a importância da presente pesquisa no estudo das migrações, inclusão social, e garantia de direitos fundamentais e de cidadania às categorias de “imigrantes” e “refugiados” que se estabelecem no Brasil, e que colaboram para o desenvolvimento do Estado enquanto Democracia de Direito.This research aims to analyze whether the foundations of extension projects of Public Universities of Paraná are aligned with the principles of promoting the inclusion and integration of immigrants, focused on social rights, guaranteed in the new Brazilian Migration Law. For the purposes of this research, the observation of university extension projects that were formulated to provide assistance to immigrants was chosen. The specific objectives of the research are: to identify which public institutions of higher education in Paraná have extension projects whose target audience is immigrants; verify how the extension projects are structured; analyze whether the projects are in line with the principles of the new Migration Law (or the old Foreigners' Statute); and investigate whether existing extension projects are related to some extent with the formulation and execution of local public policies aimed at immigrants. Thus, the purpose of this research is to be exploratory and qualitative, using the case study (multiple case study), with an interdisciplinary approach of a socio-juridical nature. As research instruments/techniques, indirect documentation was used, with bibliographic research/review, and documental research, with project documents made available by the coordinators. 12 remote interviews were also carried out and 2 questionnaires were applied (pre-test) with the coordination of each extension project. Two immigrants were also interviewed as potential audiences for the projects. In total, 31 specific extension projects for immigrants were located; of these, 27 were effectively analyzed. The collected material was read, coded and interpreted, according to Bardin's content analysis methodology. As a result, it was found that the projects aim to promote immigrants' access to social rights, to some extent, and that they are aligned with the principles of the new migration law. The right to education is the most promoted, highlighting the promotion of linguistic inclusion through the teaching of portuguese. Access to information and the need for guidance also gained prominence in the results, either as a right promoted or as an important demand to be improved. It was concluded that the projects seek partnerships with civil or state institutions, in order to provide better care; but that this obligation belongs to the State, with complementary extension actions to implement public policies. Thus, it is reaffirmed the importance of this research in the study of migration, social inclusion, and guarantee of fundamental rights and citizenship to the categories of "immigrants" and "refugees" who settle in Brazil, and who collaborate for the development of the State as Right Democracy.Submitted by arlindo kohlrausch (ajfk@uepg.br) on 2021-11-03T12:58:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Elisa Marina Fonseca.pdf: 3141677 bytes, checksum: 5ee9cf3625bce3e4a1ab76d5029ce300 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-03T12:58:27Z (GMT). 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description A presente pesquisa objetiva analisar se os fundamentos dos projetos extensionistas das Universidades Públicas do Paraná estão alinhados com os princípios de promoção da inclusão e integração dos imigrantes, voltados aos direitos sociais, garantidos na nova Lei de Migração Brasileira. Elegeu-se, para fins desta pesquisa, a observação dos projetos extensionistas universitários que foram formulados para prestação de atendimento a imigrantes. Apresenta-se, como objetivos específicos da pesquisa: identificar quais instituições públicas de ensino superior do Paraná possuem projetos de extensão cujo público-alvo são os imigrantes; verificar de que forma os projetos extensionistas em questão são estruturados; analisar se os projetos estão alinhados com os princípios da nova Lei de Migração (ou do antigo Estatuto do Estrangeiro); e investigar se os projetos extensionistas existentes são relacionados em alguma medida com a formulação e execução de políticas públicas locais voltadas ao imigrante. Desta forma, a proposta da presente pesquisa é ser exploratória e qualitativa, utilizando-se o estudo de caso (estudo de casos múltiplos), com abordagem interdisciplinar de cunho sociojurídico. Utilizou-se, como instrumentos/técnicas de pesquisa, a documentação indireta, com a pesquisa/revisão bibliográfica, e a pesquisa documental, com os documentos dos projetos disponibilizados pelos coordenadores. Também foram realizadas 12 entrevistas remotas e aplicados 2 questionários (pré-teste) junto à coordenação de cada projeto extensionista. Também foram entrevistados 02 imigrantes enquanto público potencial dos projetos. No total, foram localizados 31 projetos de extensão específicos para imigrantes; destes, 27 foram efetivamente analisados. O material coletado foi lido, codificado e interpretado, conforme metodologia da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, verificou-se que os projetos objetivam promover o acesso dos imigrantes aos direitos sociais, em alguma medida, e que estão alinhados com os princípios da nova lei de migração. O direito à educação é o mais promovido, destacando-se a promoção da inclusão linguística por meio do ensino do português. O acesso à informação e a necessidade de orientação também ganharam destaque nos resultados, seja como um direito promovido ou como uma demanda importante a ser melhorada. Concluiu-se que os projetos buscam parcerias com instituições civis ou estatais, a fim de melhor prestar os atendimentos; mas que esta obrigação é do Estado, cabendo ações extensionistas complementares para a efetivação de políticas públicas. Assim, é reafirmada a importância da presente pesquisa no estudo das migrações, inclusão social, e garantia de direitos fundamentais e de cidadania às categorias de “imigrantes” e “refugiados” que se estabelecem no Brasil, e que colaboram para o desenvolvimento do Estado enquanto Democracia de Direito.
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