A relação de forças entre a UNESCO e o Movimento Estudantil e sua materialização na reforma do Ensino Médio através da lei n° 13.415/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boutin, Aldimara Catarina Brito Delabona
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3264
Resumo: pesquisa apresenta um estudo sobre a materialização das relações de forças entre a Organização das Nações Unidas para a Ciência e Cultura – (UNESCO) e o Movimento Estudantil na Lei nº 13.415/2017 que institui a Reforma para o Ensino Médio no Brasil. O objeto da pesquisa está focado nos interesses antagônicos que se fazem presentes na atual Reforma para o Ensino Médio, a partir do embate entre os dois segmentos da sociedade civil: a UNESCO, instituição ligada aos organismos internacionais, orientada para atender os interesses do capital e o Movimento Estudantil, organização de caráter político que, historicamente, convergiu suas demandas para questões ligadas à democratização e qualidade da educação pública. A pergunta norteadora do processo de investigação está constituída da seguinte forma: De que maneira as relações de força entre a UNESCO e o Movimento estudantil se expressam na Lei nº 13.415/2017? O objetivo geral da pesquisa está contemplado na proposta de desvelar como as relações de força entre as orientações da UNESCO e as demandas do Movimento Estudantil se expressam na Lei nº 13.415/2017. Os objetivos específicos são: a) Identificar as orientações da UNESCO e as demandas do Movimento Estudantil para o Ensino Médio; b) Descrever como os embates sobre educação se fazem presentes nos documentos da UNESCO e nas demandas do Movimento estudantil para o Ensino Médio; c) Analisar como a relação de força entre a UNESCO e o Movimento estudantil se materializa na Lei nº 13.415/2017. O material empírico da pesquisa é composto por seis documentos sobre Ensino Médio, produzidos pela UNESCO, normativas, notas e demais textos produzidos pelas entidades representativas dos estudantes do ensino superior e secundarista, União Nacional dos Estudantes – (UNE) e União Brasileira dos estudantes Secundaristas – (UBES) e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis alunos que na ocasião da pesquisa ocupavam o cargo de diretoria da UBES. Como aporte teórico, foi utilizado o Materialismo Histórico e Dialético, com a contribuição dos escritos de Gramsci (2001; 2004; 2014; 2016) para o estabelecimento do diálogo com as categorias “relações de forças” e “hegemonia”. Os resultados da pesquisa indicam que a Lei nº 13.415/2017 sintetizou uma relação de forças na qual houve primazia do “econômico corporativo” aos aparelhos privados de hegemonia representativos da classe dominante, em relação ao “ético político”, ou seja, na relação de forças entre a UNESCO e o Movimento Estudantil houve hegemonia da agência na materialização do novo Ensino Médio.
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Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3264pesquisa apresenta um estudo sobre a materialização das relações de forças entre a Organização das Nações Unidas para a Ciência e Cultura – (UNESCO) e o Movimento Estudantil na Lei nº 13.415/2017 que institui a Reforma para o Ensino Médio no Brasil. O objeto da pesquisa está focado nos interesses antagônicos que se fazem presentes na atual Reforma para o Ensino Médio, a partir do embate entre os dois segmentos da sociedade civil: a UNESCO, instituição ligada aos organismos internacionais, orientada para atender os interesses do capital e o Movimento Estudantil, organização de caráter político que, historicamente, convergiu suas demandas para questões ligadas à democratização e qualidade da educação pública. A pergunta norteadora do processo de investigação está constituída da seguinte forma: De que maneira as relações de força entre a UNESCO e o Movimento estudantil se expressam na Lei nº 13.415/2017? O objetivo geral da pesquisa está contemplado na proposta de desvelar como as relações de força entre as orientações da UNESCO e as demandas do Movimento Estudantil se expressam na Lei nº 13.415/2017. Os objetivos específicos são: a) Identificar as orientações da UNESCO e as demandas do Movimento Estudantil para o Ensino Médio; b) Descrever como os embates sobre educação se fazem presentes nos documentos da UNESCO e nas demandas do Movimento estudantil para o Ensino Médio; c) Analisar como a relação de força entre a UNESCO e o Movimento estudantil se materializa na Lei nº 13.415/2017. 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Os resultados da pesquisa indicam que a Lei nº 13.415/2017 sintetizou uma relação de forças na qual houve primazia do “econômico corporativo” aos aparelhos privados de hegemonia representativos da classe dominante, em relação ao “ético político”, ou seja, na relação de forças entre a UNESCO e o Movimento Estudantil houve hegemonia da agência na materialização do novo Ensino Médio.The research studies the materialization of power relations between the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO and the Student Movement in Law n. 13.415/2017 that established the Reform of High School in Brazil. The research focuses on the antagonistic interests observed in the current Reform for High School. The focus is the clash between two segments of civil society: UNESCO, an institution linked to international organizations oriented to attend the interests of the capital and, the Student Movement, which is a public organization that historically converged its demands to issues related to democratization and the quality of public education. The research question that guided the investigation was “How are the power relations between UNESCO and Student Movement expressed in Law n. 13.4152017?” The main aim of the research is to reveal how the power relations between UNESCO and the demands of the Student Movement are expressed in Law nº 13.415/2017. The specific aims of the research are: a) Identify the guidelines of UNESCO and the demands of the Student Movement for High School; b) Describe how the clashes about education appear in the UNESCO documents and in the demands of the Student Movement for High School; c) Analyze the power relation between UNESCO and the Student Movement that in Law n. 13.415/2017. The empirical material of the research include six documents about High School, documents written by UNESCO, norms, notes and other texts from institutions that represent students from Higher Education and High School, National Students Union - (UNE, in the Portuguese acronym) and Brazilian High School Students Union - (UBES, in the Portuguese acronym). Semi-structured interviews were conducted with six students that at the time of the research were members of the board directory of UBES. The theoretical framework for the study was the Historical Dialectical Materialism in addition to the writings of Gramsci (2001; 2004; 2014; 2016) to support the categories “power relation” and “hegemony”. The results of the research indicate that Law n. 13.415/2017 synthesized a power relation in which there was primacy of “corporate economy” over the private instruments of hegemony that represented the dominant class, in relation to the “political politician”. That is, in the power relation between UNESCO and the Student Movement there was hegemony of the agency in the implementation of the new High School system.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-12-05T15:24:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin.pdf: 3291231 bytes, checksum: 0d7bb3c15f12c118377b08549d19591c (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-05T15:24:20Z (GMT). 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