“Da zelosa mãe e esposa à recatada professora, trabalhadora e cidadã de direitos”: representações das mulheres e da sua educação no Diário dos Campos nas décadas de 1920/1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campagnoli, Karina Regalio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3055
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as representações das mulheres e de sua educação, a partir da pesquisa no jornal “Diário dos Campos”, periódico centenário da cidade de Ponta Grossa – PR, nas décadas de 1920 e 1930, especificamente entre os anos de 1920 a 1924 e de 1932 a 1937. A justificativa para o recorte temporal inicial sustenta-se no período de discussões sobre a criação da Escola Normal em Ponta Grossa em 1924 e o término coincide com a diminuição do volume de notícias sobre a atuação das mulheres, em diversos segmentos sociais, no referido impresso. O referencial teórico pauta-se, principalmente, no conceito de representação de Roger Chartier e em alguns conceitos cunhados pelo sociólogo Pierre Bourdieu, como capital cultural e simbólico, habitus e campo. Esta dissertação está organizada em três capítulos. No primeiro, são discutidas as relações entre o gênero feminino, articuladas a algumas considerações sobre as origens do jornal “Diário dos Campos” – fonte desta pesquisa, englobando aspectos da educação em Ponta Grossa, atrelados à participação das mulheres nesse movimento. No segundo capítulo, discutem-se os padrões femininos tecidos pelo jornal “Diário dos Campos”, com teor mais tradicional, expressos por meio do delineamento dos modelos de mãe e esposa ideais, professora exemplar e educadora sanitarista/higienista. Já no terceiro capítulo, apresenta-se três posições principais que foram adotadas pelas mulheres e constatadas durante essa pesquisa, discutindo as novas oportunidades de atuação para o gênero feminino, indo além das atividades relacionadas ao lar e, posteriormente, com a docência, compreendida como uma profissão adequada para as mulheres. Em seguida, discorre-se sobre o protagonismo cultural das mulheres, evidenciado pela participação das mesmas em várias atividades artísticas e culturais, como teatro, canto, literatura, entre outras e, por fim, a participação política do gênero feminino, a partir do alcance do direito ao voto pelas mulheres. Constata-se que, as representações das mulheres e de sua educação veiculadas pelo jornal “Diário dos Campos” coincidem com alguns preceitos pregados pelos adeptos da Primeira República, os quais incumbiam a mulher do cuidado da família e de constituir-se como a professora das primeiras letras, responsável pelo bem da nação e pelo seu progresso por meio da diminuição do analfabetismo. Ao mesmo tempo, constata-se um movimento das mulheres em busca de novos direitos e novos desafios, inserindo-se em ambientes tradicionalmente ocupados pelos homens.
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3055O objetivo desta dissertação é analisar as representações das mulheres e de sua educação, a partir da pesquisa no jornal “Diário dos Campos”, periódico centenário da cidade de Ponta Grossa – PR, nas décadas de 1920 e 1930, especificamente entre os anos de 1920 a 1924 e de 1932 a 1937. A justificativa para o recorte temporal inicial sustenta-se no período de discussões sobre a criação da Escola Normal em Ponta Grossa em 1924 e o término coincide com a diminuição do volume de notícias sobre a atuação das mulheres, em diversos segmentos sociais, no referido impresso. O referencial teórico pauta-se, principalmente, no conceito de representação de Roger Chartier e em alguns conceitos cunhados pelo sociólogo Pierre Bourdieu, como capital cultural e simbólico, habitus e campo. Esta dissertação está organizada em três capítulos. No primeiro, são discutidas as relações entre o gênero feminino, articuladas a algumas considerações sobre as origens do jornal “Diário dos Campos” – fonte desta pesquisa, englobando aspectos da educação em Ponta Grossa, atrelados à participação das mulheres nesse movimento. No segundo capítulo, discutem-se os padrões femininos tecidos pelo jornal “Diário dos Campos”, com teor mais tradicional, expressos por meio do delineamento dos modelos de mãe e esposa ideais, professora exemplar e educadora sanitarista/higienista. Já no terceiro capítulo, apresenta-se três posições principais que foram adotadas pelas mulheres e constatadas durante essa pesquisa, discutindo as novas oportunidades de atuação para o gênero feminino, indo além das atividades relacionadas ao lar e, posteriormente, com a docência, compreendida como uma profissão adequada para as mulheres. Em seguida, discorre-se sobre o protagonismo cultural das mulheres, evidenciado pela participação das mesmas em várias atividades artísticas e culturais, como teatro, canto, literatura, entre outras e, por fim, a participação política do gênero feminino, a partir do alcance do direito ao voto pelas mulheres. Constata-se que, as representações das mulheres e de sua educação veiculadas pelo jornal “Diário dos Campos” coincidem com alguns preceitos pregados pelos adeptos da Primeira República, os quais incumbiam a mulher do cuidado da família e de constituir-se como a professora das primeiras letras, responsável pelo bem da nação e pelo seu progresso por meio da diminuição do analfabetismo. Ao mesmo tempo, constata-se um movimento das mulheres em busca de novos direitos e novos desafios, inserindo-se em ambientes tradicionalmente ocupados pelos homens.The objective of this dissertation is to analyze the women’s representations and their education, based on the research in the newspaper “Diário dos Campos”, a centennial periodical of the city of Ponta Grossa – PR, in the 1920s and 1930s, specifically among the 1920s to 1924 and from 1932 to 1937. The justification for the initial temporal cut is based on the period of discussions about the creation of the Escola Normal in Ponta Grossa in 1924 and the term coincides with the decrease in the volume of news about the women’s performance, in several social segments, in the aforementioned form. The theoretical reference is based mainly on the concept of representation of Roger Chartier and on some concepts coined by the sociologist Pierre Bourdieu, as cultural and symbolic capital, habitus and field. This dissertation is organized in three chapters. At first, relations are discussed between the female gender, articulated some considerations about the origins of the newspaper “Diário dos Campos” – source of this research, encompassing aspects of education in Ponta Grossa, linked to the participation of women in this movement. The second chapter discusses the feminine patterns woven by the newspaper “Diário dos Campos” with more traditional content, expressed through the design of the ideal mother and wife of models, exemplary teacher and health worker / educator hygienist. In the third chapter presents three main positions that were adopted by women and found during this research, discussing new opportunities for actions for women, going beyond the activities related to home and later to teaching, understood as a suitable profession for women, then the cultural protagonism of women, evidenced by their participation in various artistic and cultural activities, such as theater, singing, literature, among others and, finally, the political participation of women, the right to vote by women. It can been that the representations of women and their education carried by the newspaper “Diário dos Campos” coincide with some precepts preached by the adherents of the First Republic, which were incumbent upon the woman of the care of the family and of being constituted as the teacher of the first letters, responsible for the well of the nation and its progress through the reduction of illiteracy. At the same time, there is a movement of women in search of new rights and new challenges, inserting themselves in environments traditionally occupied by men.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-04-28T16:24:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Karina Regalio.pdf: 1775096 bytes, checksum: dd767952a2eccfb163f55cfae24f9c63 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-28T16:24:42Z (GMT). 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Chaves, Niltonci Batista
Machado, Érico Ribas
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Educação
Mulheres
Gênero Feminino
Representações
Education
Women
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description O objetivo desta dissertação é analisar as representações das mulheres e de sua educação, a partir da pesquisa no jornal “Diário dos Campos”, periódico centenário da cidade de Ponta Grossa – PR, nas décadas de 1920 e 1930, especificamente entre os anos de 1920 a 1924 e de 1932 a 1937. A justificativa para o recorte temporal inicial sustenta-se no período de discussões sobre a criação da Escola Normal em Ponta Grossa em 1924 e o término coincide com a diminuição do volume de notícias sobre a atuação das mulheres, em diversos segmentos sociais, no referido impresso. O referencial teórico pauta-se, principalmente, no conceito de representação de Roger Chartier e em alguns conceitos cunhados pelo sociólogo Pierre Bourdieu, como capital cultural e simbólico, habitus e campo. Esta dissertação está organizada em três capítulos. No primeiro, são discutidas as relações entre o gênero feminino, articuladas a algumas considerações sobre as origens do jornal “Diário dos Campos” – fonte desta pesquisa, englobando aspectos da educação em Ponta Grossa, atrelados à participação das mulheres nesse movimento. No segundo capítulo, discutem-se os padrões femininos tecidos pelo jornal “Diário dos Campos”, com teor mais tradicional, expressos por meio do delineamento dos modelos de mãe e esposa ideais, professora exemplar e educadora sanitarista/higienista. Já no terceiro capítulo, apresenta-se três posições principais que foram adotadas pelas mulheres e constatadas durante essa pesquisa, discutindo as novas oportunidades de atuação para o gênero feminino, indo além das atividades relacionadas ao lar e, posteriormente, com a docência, compreendida como uma profissão adequada para as mulheres. Em seguida, discorre-se sobre o protagonismo cultural das mulheres, evidenciado pela participação das mesmas em várias atividades artísticas e culturais, como teatro, canto, literatura, entre outras e, por fim, a participação política do gênero feminino, a partir do alcance do direito ao voto pelas mulheres. Constata-se que, as representações das mulheres e de sua educação veiculadas pelo jornal “Diário dos Campos” coincidem com alguns preceitos pregados pelos adeptos da Primeira República, os quais incumbiam a mulher do cuidado da família e de constituir-se como a professora das primeiras letras, responsável pelo bem da nação e pelo seu progresso por meio da diminuição do analfabetismo. Ao mesmo tempo, constata-se um movimento das mulheres em busca de novos direitos e novos desafios, inserindo-se em ambientes tradicionalmente ocupados pelos homens.
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