Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suarez, Adriana Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2451
Resumo: O objeto desta tese é o desenvolvimento de uma alternativa de leitura fílmica crítica para a formação de professores de Artes Visuais. A questão que norteia a problemática deste estudo se expressa por meio da seguinte indagação: Qual alternativa de leitura fílmica crítica para a formação inicial de professores de Artes Visuais que alia Conteúdo e Forma mediado pelo conhecimento da linguagem cinematográfica e que objetiva a formação humana artística- cultural e social crítica? O Objetivo geral visa construir uma alternativa metodológica de leitura fílmica crítica a partir da leitura cinematográfica superando a fragmentação entre a forma e o conteúdo, contribuindo para a formação de conhecimento na formação inicial de professores de Artes Visuais, objetivando a formação humana, artística- cultural e social crítica. Da formulação do objetivo geral, os objetivos específicos elencados são: Fundamentar Cinema, Educação e Cultura na Perspectiva epistemológica crítica; Proporcionar práticas metodológicas de Leitura Fílmica mediada pela linguagem cinematográfica aliando forma e conteúdo, numa perspectiva crítica e Apresentar uma possível alternativa pedagógica- metodológica crítica para a Leitura Fílmica na formação inicial de professor de Artes Visuais, aliando conteúdo e forma mediado pela linguagem cinematográfica. O referencial teórico é constituído principalmente pelos autores: Adorno (1995, 2010); Adorno e Horkheimer (1986, 2014); Almeida (2016); Andrew (2002); Barbosa (1990); Benjamin (1985, 2011, 2012, 2013); Berger (1999); Bernadet (1985); Bordwell e Thompson (2013); Buoro (2003); Contreras (2002); Duarte (2009); Fernão (2012); Freire (1996); Garcia (1999); Martin (2003); Metz (2014); Mitry (1978); Reali (2007); Rüdiger (2004); Xavier (2005); dentre outros. A metodologia da pesquisa ampara-se em uma abordagem qualitativa, na modalidade pesquisa-ação com direcionamento do método histórico dialético fundamentado na Teoria Crítica. Os instrumentos de coletas de dados são questionários, seminários, sessões fílmicas, trabalhos de análises fílmicas com os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do 1º ano/2º ano de 2016/2017 da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG/PR. A análise dos dados se deu mediante a Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Foram levantadas 3 (três) categorias norteadoras principais e 13 (treze) subcategorias de análise que emergiram e trouxeram relações com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados demonstram que com mais autonomia, o professor/espectador atinge a “competência de ver” através da leitura fílmica crítica, a partir dos conhecimentos inferidos sobre Cinema, deixando de lado a leitura espontânea. Os acadêmicos reconhecem a importância do Cinema na Educação, no âmbito mais significativo, por meio de subsídios da alternativa metodológica de leitura fílmica na perspectiva crítica, formativa, democrática e emancipatória, na formação de professores em Artes Visuais.
id UEPG_c3b9e167e7de6cd7ceb320b5a40a7760
oai_identifier_str oai:tede2.uepg.br:prefix/2451
network_acronym_str UEPG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
repository_id_str
spelling Nunes, Ana Luiza Ruschelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760005E4Rebouças, Moema Lúcia MartinsSchlichta, Consuelo Alcioni Borba DuarteMadrid, Silvia Christina de OliveiraMorais, Carlos Willians Jaqueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180284P0Suarez, Adriana Rodrigues2018-03-12T16:32:08Z2018-03-122018-03-12T16:32:08Z2018-02-28SUAREZ, Adriana Rodrigues. Educação, cinema e linguagem cinematográfica: entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formação inicial de professores de Artes Visuais. 2018, 262f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2451O objeto desta tese é o desenvolvimento de uma alternativa de leitura fílmica crítica para a formação de professores de Artes Visuais. A questão que norteia a problemática deste estudo se expressa por meio da seguinte indagação: Qual alternativa de leitura fílmica crítica para a formação inicial de professores de Artes Visuais que alia Conteúdo e Forma mediado pelo conhecimento da linguagem cinematográfica e que objetiva a formação humana artística- cultural e social crítica? O Objetivo geral visa construir uma alternativa metodológica de leitura fílmica crítica a partir da leitura cinematográfica superando a fragmentação entre a forma e o conteúdo, contribuindo para a formação de conhecimento na formação inicial de professores de Artes Visuais, objetivando a formação humana, artística- cultural e social crítica. Da formulação do objetivo geral, os objetivos específicos elencados são: Fundamentar Cinema, Educação e Cultura na Perspectiva epistemológica crítica; Proporcionar práticas metodológicas de Leitura Fílmica mediada pela linguagem cinematográfica aliando forma e conteúdo, numa perspectiva crítica e Apresentar uma possível alternativa pedagógica- metodológica crítica para a Leitura Fílmica na formação inicial de professor de Artes Visuais, aliando conteúdo e forma mediado pela linguagem cinematográfica. O referencial teórico é constituído principalmente pelos autores: Adorno (1995, 2010); Adorno e Horkheimer (1986, 2014); Almeida (2016); Andrew (2002); Barbosa (1990); Benjamin (1985, 2011, 2012, 2013); Berger (1999); Bernadet (1985); Bordwell e Thompson (2013); Buoro (2003); Contreras (2002); Duarte (2009); Fernão (2012); Freire (1996); Garcia (1999); Martin (2003); Metz (2014); Mitry (1978); Reali (2007); Rüdiger (2004); Xavier (2005); dentre outros. A metodologia da pesquisa ampara-se em uma abordagem qualitativa, na modalidade pesquisa-ação com direcionamento do método histórico dialético fundamentado na Teoria Crítica. Os instrumentos de coletas de dados são questionários, seminários, sessões fílmicas, trabalhos de análises fílmicas com os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do 1º ano/2º ano de 2016/2017 da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG/PR. A análise dos dados se deu mediante a Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Foram levantadas 3 (três) categorias norteadoras principais e 13 (treze) subcategorias de análise que emergiram e trouxeram relações com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados demonstram que com mais autonomia, o professor/espectador atinge a “competência de ver” através da leitura fílmica crítica, a partir dos conhecimentos inferidos sobre Cinema, deixando de lado a leitura espontânea. Os acadêmicos reconhecem a importância do Cinema na Educação, no âmbito mais significativo, por meio de subsídios da alternativa metodológica de leitura fílmica na perspectiva crítica, formativa, democrática e emancipatória, na formação de professores em Artes Visuais.The purpose of this thesis is the development of an alternative of critical filmic reading for the formation of Visual Arts teachers. The question that guides the problem of this study is expressed through the following question: What is the alternative of critical filmic reading for the initial formation of teachers of Visual Arts that combines Content and Form mediated by the knowledge of the cinematographic language and that aims at human-cultural and social criticism? The general objective is to construct a methodological alternative of critical filmic reading from the cinematic reading, overcoming the fragmentation between form and content, contributing to the construction of knowledge in the initial formation of Visual Arts teachers, aiming at human, artistic-cultural and social criticism development. From the formulation of the general objective, the specific objectives listed are: Endorsing Cinema, Education and Culture in the critical epistemological perspective; Providing methodological practices of Filmic Reading mediated by the cinematographic language combining form and content in a critical perspective and Presenting a possible pedagogical- methodological alternative for Filmic Reading in the initial formation of Visual Arts teacher, combining content and form mediated by the cinematographic language. The theoretical reference is composed mainly by the authors: Adorno (1995, 2010); Adorno and Horkheimer (1986, 2014); Almeida (2016); Andrew (2002); Barbosa (1990); Benjamin (1985, 2011, 2012, 2013); Berger (1999); Bernadet (1985); Bordwell and Thompson (2013); Buoro (2003); Contreras (2002); Duarte (2009); Fernão (2012); Freire (1996); Garcia (1999); Martin (2003); Metz (2014); Mitry (1978); Reali (2007); Rüdiger (2004); Xavier (2005); among others. The research methodology is based on a qualitative approach, in the research-action modality with a focus on the dialectical historical method based on the Critical Theory. The instruments of data collection are questionnaires, seminars, filmic sessions, filmic analysis works with the undergraduate students of the 1st / 2nd year of 2016/2017 from the Visual Arts Degree Course at State University of Ponta Grossa UEPG / PR. Data analysis was performed using the Bardin Content Analysis (2009). Three (3) main guiding categories and 13 (thirteen) subcategories of analysis were raised and related with the objectives proposed in the research. The results demonstrate that with more autonomy, the teacher / spectator reaches the "competence to see" through critical filmic reading, from the knowledge inferred about Cinema, leaving aside the spontaneous reading. The undergraduate students recognize the importance of Cinema in Education, in the most significant context, by means of subsidies of the methodological alternative of filmic reading in a critical, formative, democratic and emancipatory perspective, in the formation of teachers in Visual Arts.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-03-12T16:32:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SUAREZ, Adriana Rodrigues.pdf: 5113111 bytes, checksum: 11c78b77a0c134d54cc8fc77f919292e (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-12T16:32:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SUAREZ, Adriana Rodrigues.pdf: 5113111 bytes, checksum: 11c78b77a0c134d54cc8fc77f919292e (MD5) Previous issue date: 2018-02-28porUniversidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUEPGBrasilDepartamento de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCinemaLeitura FílmicaFormação de Professores de Artes VisuaisEducaçãoCinemaFilmic ReadingVisual Arts Teacher FormationEducationEducação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2451/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2451/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALSUAREZ, Adriana Rodrigues.pdfSUAREZ, Adriana Rodrigues.pdftese completa em pdfapplication/pdf5113111http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2451/1/SUAREZ%2c%20Adriana%20Rodrigues.pdf11c78b77a0c134d54cc8fc77f919292eMD51prefix/24512018-03-12 13:34:30.943oai:tede2.uepg.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2018-03-12T16:34:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuais
title Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuais
spellingShingle Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuais
Suarez, Adriana Rodrigues
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Cinema
Leitura Fílmica
Formação de Professores de Artes Visuais
Educação
Cinema
Filmic Reading
Visual Arts Teacher Formation
Education
title_short Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuais
title_full Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuais
title_fullStr Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuais
title_full_unstemmed Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuais
title_sort Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuais
author Suarez, Adriana Rodrigues
author_facet Suarez, Adriana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760005E4
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rebouças, Moema Lúcia Martins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schlichta, Consuelo Alcioni Borba Duarte
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Madrid, Silvia Christina de Oliveira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Morais, Carlos Willians Jaques
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180284P0
dc.contributor.author.fl_str_mv Suarez, Adriana Rodrigues
contributor_str_mv Nunes, Ana Luiza Ruschel
Rebouças, Moema Lúcia Martins
Schlichta, Consuelo Alcioni Borba Duarte
Madrid, Silvia Christina de Oliveira
Morais, Carlos Willians Jaques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Cinema
Leitura Fílmica
Formação de Professores de Artes Visuais
Educação
Cinema
Filmic Reading
Visual Arts Teacher Formation
Education
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Leitura Fílmica
Formação de Professores de Artes Visuais
Educação
Cinema
Filmic Reading
Visual Arts Teacher Formation
Education
description O objeto desta tese é o desenvolvimento de uma alternativa de leitura fílmica crítica para a formação de professores de Artes Visuais. A questão que norteia a problemática deste estudo se expressa por meio da seguinte indagação: Qual alternativa de leitura fílmica crítica para a formação inicial de professores de Artes Visuais que alia Conteúdo e Forma mediado pelo conhecimento da linguagem cinematográfica e que objetiva a formação humana artística- cultural e social crítica? O Objetivo geral visa construir uma alternativa metodológica de leitura fílmica crítica a partir da leitura cinematográfica superando a fragmentação entre a forma e o conteúdo, contribuindo para a formação de conhecimento na formação inicial de professores de Artes Visuais, objetivando a formação humana, artística- cultural e social crítica. Da formulação do objetivo geral, os objetivos específicos elencados são: Fundamentar Cinema, Educação e Cultura na Perspectiva epistemológica crítica; Proporcionar práticas metodológicas de Leitura Fílmica mediada pela linguagem cinematográfica aliando forma e conteúdo, numa perspectiva crítica e Apresentar uma possível alternativa pedagógica- metodológica crítica para a Leitura Fílmica na formação inicial de professor de Artes Visuais, aliando conteúdo e forma mediado pela linguagem cinematográfica. O referencial teórico é constituído principalmente pelos autores: Adorno (1995, 2010); Adorno e Horkheimer (1986, 2014); Almeida (2016); Andrew (2002); Barbosa (1990); Benjamin (1985, 2011, 2012, 2013); Berger (1999); Bernadet (1985); Bordwell e Thompson (2013); Buoro (2003); Contreras (2002); Duarte (2009); Fernão (2012); Freire (1996); Garcia (1999); Martin (2003); Metz (2014); Mitry (1978); Reali (2007); Rüdiger (2004); Xavier (2005); dentre outros. A metodologia da pesquisa ampara-se em uma abordagem qualitativa, na modalidade pesquisa-ação com direcionamento do método histórico dialético fundamentado na Teoria Crítica. Os instrumentos de coletas de dados são questionários, seminários, sessões fílmicas, trabalhos de análises fílmicas com os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do 1º ano/2º ano de 2016/2017 da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG/PR. A análise dos dados se deu mediante a Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Foram levantadas 3 (três) categorias norteadoras principais e 13 (treze) subcategorias de análise que emergiram e trouxeram relações com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados demonstram que com mais autonomia, o professor/espectador atinge a “competência de ver” através da leitura fílmica crítica, a partir dos conhecimentos inferidos sobre Cinema, deixando de lado a leitura espontânea. Os acadêmicos reconhecem a importância do Cinema na Educação, no âmbito mais significativo, por meio de subsídios da alternativa metodológica de leitura fílmica na perspectiva crítica, formativa, democrática e emancipatória, na formação de professores em Artes Visuais.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-12T16:32:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-12
2018-03-12T16:32:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SUAREZ, Adriana Rodrigues. Educação, cinema e linguagem cinematográfica: entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formação inicial de professores de Artes Visuais. 2018, 262f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2451
identifier_str_mv SUAREZ, Adriana Rodrigues. Educação, cinema e linguagem cinematográfica: entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formação inicial de professores de Artes Visuais. 2018, 262f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
url http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2451/3/license.txt
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2451/2/license_rdf
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2451/1/SUAREZ%2c%20Adriana%20Rodrigues.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
11c78b77a0c134d54cc8fc77f919292e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br
_version_ 1800232806794657792