Aspectos pragmático-cognitivos da interpretação humorística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2879 |
Resumo: | Nesta pesquisa objetivamos abordar a complexidade interpretativa do raciocínio humano no contato com tiras e memes de humor veiculados aos meios de comunicação da internet, tal como as redes sociais, blogs e sites de entretenimento. Utilizamos como principal base teórica questões referentes à pragmática cognitiva, encontradas nos estudos de Sperber e Wilson (2001) sobre a Teoria da Relevância, bem como seu aprimoramento, proposto por Santos (2017). Nosso estudo faz a adaptação de uma teoria da comunicação à análise do raciocínio interpretativo de tiras e memes de humor, a fim de elencar alguns pontos-chave do processo inferencial que rege a interpretação e os alcances da cognição. Ressaltamos no estudo a importância das inferências que resultam em reações positivas e negativas acerca desse processo. Nesse sentido, chegarmos à descrição de um caminho percorrido pela inferência do leitor em contato com determinado texto cômico, fazendo o levantamento de alguns dos procedimentos mentais que o leitor/ouvinte aciona durante a interpretação, convalidando sua reação a partir da sua opinião ou comentário, quando emitido. Elencamos ainda as principais teorias do humor e seus teóricos como Raskin (1985), Attardo e Raskin (1991) e Bergson (2004), autores que se dedicam a uma análise mais estrutural do humor/riso. Tais teorias servem como ponto de partida para validar a necessidade da descrição de uma discussão do impacto cognitivo do humor, levando em conta que é a interpretação do leitor/ouvinte determina resultado positiva ou negativa do conteúdo, bem como o grau de comicidade. Com as análises descritivas, identificamos, na presente pesquisa, o que fundamenta a inclinação psico-cognitiva positiva ou negativa diante das tirinhas e memes. O resultado da interpretação e os principais estágios de raciocínio, nos permitem traçar um panorama geral da interpretação cômica, revelando a complexidade e importância do humor devido a quantidade de elementos necessários para o sucesso ou fracasso cômico e interpretativo, revelando um grande potencial para o desenvolvimento do raciocínio. |
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Aspectos pragmátio-cognitivos da interpretação humorística. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2879Nesta pesquisa objetivamos abordar a complexidade interpretativa do raciocínio humano no contato com tiras e memes de humor veiculados aos meios de comunicação da internet, tal como as redes sociais, blogs e sites de entretenimento. Utilizamos como principal base teórica questões referentes à pragmática cognitiva, encontradas nos estudos de Sperber e Wilson (2001) sobre a Teoria da Relevância, bem como seu aprimoramento, proposto por Santos (2017). Nosso estudo faz a adaptação de uma teoria da comunicação à análise do raciocínio interpretativo de tiras e memes de humor, a fim de elencar alguns pontos-chave do processo inferencial que rege a interpretação e os alcances da cognição. Ressaltamos no estudo a importância das inferências que resultam em reações positivas e negativas acerca desse processo. Nesse sentido, chegarmos à descrição de um caminho percorrido pela inferência do leitor em contato com determinado texto cômico, fazendo o levantamento de alguns dos procedimentos mentais que o leitor/ouvinte aciona durante a interpretação, convalidando sua reação a partir da sua opinião ou comentário, quando emitido. Elencamos ainda as principais teorias do humor e seus teóricos como Raskin (1985), Attardo e Raskin (1991) e Bergson (2004), autores que se dedicam a uma análise mais estrutural do humor/riso. Tais teorias servem como ponto de partida para validar a necessidade da descrição de uma discussão do impacto cognitivo do humor, levando em conta que é a interpretação do leitor/ouvinte determina resultado positiva ou negativa do conteúdo, bem como o grau de comicidade. Com as análises descritivas, identificamos, na presente pesquisa, o que fundamenta a inclinação psico-cognitiva positiva ou negativa diante das tirinhas e memes. O resultado da interpretação e os principais estágios de raciocínio, nos permitem traçar um panorama geral da interpretação cômica, revelando a complexidade e importância do humor devido a quantidade de elementos necessários para o sucesso ou fracasso cômico e interpretativo, revelando um grande potencial para o desenvolvimento do raciocínio.En esta investigación tenemos la intención de estudiar la complejidad interpretativa del raciocinio humano en el contacto con tiras y memes de humor vehiculados a los medios de comunicación de Internet, como en las redes sociales, blogs y sitios de entretenimiento. Se utilizó como principal basis teórico cuestiones referentes a la pragmática cognitiva, encontradas en los estudios de Sperber y Wilson (2001) sobre la Teoría de la Relevancia, así como su perfeccionamiento, propuesto por Santos (2017). Nuestro estudio hace la adaptación de una teoría de la comunicación al análisis del raciocinio interpretativo de tiras y memes de humor, para enumerar algunos puntos clave del proceso inferencial que rige la interpretación y de la cognición. Resaltamos en el estudio la importancia de las inferencias que resultan en reacciones positivas y negativas acerca de ese proceso. En este sentido, llegar a la descripción de un camino recorrido por la inferencia del lector en contacto con determinado texto cómico, haciendo el levantamiento de algunos de los procedimientos mentales que el lector / oyente acciona durante la interpretación, firmando su reacción a partir de su opinión o comentario, cuando expuesto. Traemos aún las principales teorías do humor y sus estudiosos como Raskin (1985), Attardo e Raskin (1991) e Bergson (2004), que se dedican a una analisis más estrutural del humor/riso. Estas teorias sirven como punto de partida para validar la necesidad de la descripción de una discusión del impacto cognitivo del humor, teniendo en cuenta que es la interpretación del lector / oyente determina resultado positivo o negativo del contenido, así como el grado de comicidad. Con los análisis descriptivos, identificamos, en la presente investigación, lo que basea la inclinación psico-cognitiva positiva o negativa ante las tiritas y los memes. El resultado final de la interpretación y las principales etapas de raciocinio, nos permiten trazar un panorama general de la interpretación cómica, revelando la complejidad e importancia del humor debido a la cantidad de elementos necesarios para el éxito o fracaso cómico e interpretativo, revelando un gran potencial para el desarrollo del razonamiento.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-08-02T14:08:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ericiane Marilisa de Ramos.pdf: 1774391 bytes, checksum: 0fa16c26afa32f80b301a70478e65400 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-02T14:08:44Z (GMT). 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RAMOS, Ericiane Marilisa de. Aspectos pragmátio-cognitivos da interpretação humorística. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. |
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