Educadores Sociais a partir da análise de vagas em editais de concursos públicos das Regiões Geográficas do Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorette Castanha, Milena da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3336
Resumo: O processo investigativo que resulta nesta pesquisa, visa corroborar para as discussões no campo da Pedagogia Social e Educação Social no Brasil, com ênfase na regulamentação profissional do(a) Educador(a) Social. É uma pesquisa com abordagem qualitativa com apoio quantitativo, caracterizada como explicativa e situada no campo metodológico da Pedagogia Social Comparada. Os dados de análise foram levantados pela técnica de triangulação e correspondem as categorias sistematizadas a partir do levantamento de 77 editais com vagas para Educadores(as) Sociais ou cargos com funções similares, disponíveis pelo setor público por meio de concursos públicos, distribuídos entre munícipios que contemplam as Regiões Geográficas do Paraná. Essas categorias são: a terminologia; os requisitos; jornada de trabalho e remuneração. A finalidade dessa análise é a de responder as seguintes questões: Os elementos expressos nos editais de concursos públicos, para vaga de Educadores(as) Sociais, nas regiões geográficas do estado do Paraná, que dizem respeito ao perfil desse(a) trabalhador(a), condizem com as perspectivas do campo da Pedagogia Social e Educação Social? E, em que aspectos a regulamentação profissional desse(a) trabalhador(a) pode impactar futuramente na oferta de vagas para os mesmos? Buscando responder tais argumentações, essa pesquisa pauta-se nos seguintes objetivos: Objetivo Geral - Investigar o processo de regulamentação profissional da atividade ocupacional do(a) Educador(a) Social no Brasil a partir de documentos oficiais da Política Pública brasileira que compreendem o(a) Educador(a) Social e seus pares, evidenciando por meio da amostragem de editais de concursos públicos das Regiões Geográficas do Estado do Paraná com vagas para Educadores(as) Sociais ou função similar, qual a relação que tem sido estabelecida entre o setor público e estes documentos. Objetivos específicos - 1) Historicizar, em âmbito europeu, latino-americano e brasileiro, a constituição e características da Pedagogia Social e Educação Social; 2) Identificar na teoria freiriana, elementos que sustentem a Pedagogia Social e Educação Social no contexto brasileiro; 3) Situar o(a) Educador(a) Social brasileiro, no âmbito das Políticas Públicas; 4) Estabelecer relação dos documentos que compreendem o(a) Educador(a) Social dentro das Políticas Públicas brasileira com o processo de contratação desses(a) trabalhadores(as) pelo setor público. Identificando que a Pedagogia Social e Educação Social no Brasil possuem inspirações freirianas, utilizamos como fundamentação teórica os pressupostos epistemológicos do pensamento de Paulo Freire, podendo a partir de alguns elementos, estabelecer proximidades do mesmo com o pensamento alemão do filósofo Paul Natorp. Essa proximidade corroborou para compreendermos com mais legitimidade a configuração da Pedagogia Social e Educação Social, no contexto brasileiro e discorrermos sobre o processo de regulamentação profissional do(a) Educador(a) Social. Como suporte documental de análise, além dos editais já citados, destacamos a CBO 5153-05; a Resolução CNAS nº 9/2014; a Resolução CONANDA nº 187/2017; o Projeto de Lei nº 5346/2009 e o Projeto de Lei nº 328/2015, que tratam da regulamentação profissional do(a) Educador(a) Social no Brasil.
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Educadores Sociais a partir da análise de vagas em editais de concursos públicos das Regiões Geográficas do Estado do Paraná. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3336O processo investigativo que resulta nesta pesquisa, visa corroborar para as discussões no campo da Pedagogia Social e Educação Social no Brasil, com ênfase na regulamentação profissional do(a) Educador(a) Social. É uma pesquisa com abordagem qualitativa com apoio quantitativo, caracterizada como explicativa e situada no campo metodológico da Pedagogia Social Comparada. Os dados de análise foram levantados pela técnica de triangulação e correspondem as categorias sistematizadas a partir do levantamento de 77 editais com vagas para Educadores(as) Sociais ou cargos com funções similares, disponíveis pelo setor público por meio de concursos públicos, distribuídos entre munícipios que contemplam as Regiões Geográficas do Paraná. Essas categorias são: a terminologia; os requisitos; jornada de trabalho e remuneração. A finalidade dessa análise é a de responder as seguintes questões: Os elementos expressos nos editais de concursos públicos, para vaga de Educadores(as) Sociais, nas regiões geográficas do estado do Paraná, que dizem respeito ao perfil desse(a) trabalhador(a), condizem com as perspectivas do campo da Pedagogia Social e Educação Social? E, em que aspectos a regulamentação profissional desse(a) trabalhador(a) pode impactar futuramente na oferta de vagas para os mesmos? Buscando responder tais argumentações, essa pesquisa pauta-se nos seguintes objetivos: Objetivo Geral - Investigar o processo de regulamentação profissional da atividade ocupacional do(a) Educador(a) Social no Brasil a partir de documentos oficiais da Política Pública brasileira que compreendem o(a) Educador(a) Social e seus pares, evidenciando por meio da amostragem de editais de concursos públicos das Regiões Geográficas do Estado do Paraná com vagas para Educadores(as) Sociais ou função similar, qual a relação que tem sido estabelecida entre o setor público e estes documentos. Objetivos específicos - 1) Historicizar, em âmbito europeu, latino-americano e brasileiro, a constituição e características da Pedagogia Social e Educação Social; 2) Identificar na teoria freiriana, elementos que sustentem a Pedagogia Social e Educação Social no contexto brasileiro; 3) Situar o(a) Educador(a) Social brasileiro, no âmbito das Políticas Públicas; 4) Estabelecer relação dos documentos que compreendem o(a) Educador(a) Social dentro das Políticas Públicas brasileira com o processo de contratação desses(a) trabalhadores(as) pelo setor público. Identificando que a Pedagogia Social e Educação Social no Brasil possuem inspirações freirianas, utilizamos como fundamentação teórica os pressupostos epistemológicos do pensamento de Paulo Freire, podendo a partir de alguns elementos, estabelecer proximidades do mesmo com o pensamento alemão do filósofo Paul Natorp. Essa proximidade corroborou para compreendermos com mais legitimidade a configuração da Pedagogia Social e Educação Social, no contexto brasileiro e discorrermos sobre o processo de regulamentação profissional do(a) Educador(a) Social. Como suporte documental de análise, além dos editais já citados, destacamos a CBO 5153-05; a Resolução CNAS nº 9/2014; a Resolução CONANDA nº 187/2017; o Projeto de Lei nº 5346/2009 e o Projeto de Lei nº 328/2015, que tratam da regulamentação profissional do(a) Educador(a) Social no Brasil.The investigative process that results in this research, aims to corroborate for the discussions in the field of Social Pedagogy and Social Education in Brazil, with emphasis on the professional regulation of the Social Educator. It is a research with a qualitative approach with quantitative support, characterized as explanatory and located in the methodological field of Comparative Social Pedagogy. The analysis data were collected using the triangulation technique and correspond to the systematized categories based on the survey of 77 announcements with vacancies for Social Educators or positions with similar functions, available by the public sector through public contest, distributed among municipalities that include the Geographic Regions of Paraná. These categories are: the terminology; the requirements; working hours and remuneration. The purpose of this analysis is to answer the following questions: The elements expressed in the public contest announcement, for a vacancy of Social Educators, in the geographic regions of the state of Paraná, which concern the profile of this worker), match the perspectives of the field of Social Pedagogy and Social Education? And, in what aspects can the professional regulation of this worker impact on the offer of vacancies for them in the future? Seeking to answer such arguments, this research is guided by the following objectives: General Objective - To investigate the process of professional regulation of the occupational activity of the Social Educator in Brazil from official documents of Brazilian Public Policy that comprise the Social Educator and their peers, showing through the sampling of public contests from the Geographic Regions of the State of Paraná with vacancies for Social Educators or similar function, what is the relationship that has been established between the sector public and these documents. Specific objectives - 1) To historicize, at European, Latin American and Brazilian levels, the constitution and characteristics of Social Pedagogy and Social Education; 2) To identify in Freire's theory, elements that support Social Pedagogy and Social Education in the Brazilian context; 3) Locate the Brazilian Social Educator, within the scope of Public Policies; 4) Establish a list of the documents that comprise the Social Educator within the Brazilian Public Policies with the process of hiring these workers by the public sector. Identifying that Social Pedagogy and Social Education in Brazil have Freire‟s inspirations, we used as a theoretical basis the epistemological assumptions of Paulo Freire's thought, being able, based on some elements, to establish its proximity with the German thought of the philosopher Paul Natorp. This proximity corroborated us to understand more legitimately the configuration of Social Pedagogy and Social Education, in the Brazilian context, and to discuss the process of professional regulation of the Social Educator. As documentary support for analysis, in addition to the mentioned announcement, we highlight CBO 5153-05; CNAS Resolution No. 9/2014; CONANDA Resolution No. 187/2017; Bill No. 5346/2009 and Bill No. 328/2015, which deal with the professional regulation of the Social Educator in Brazil.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-03-31T00:11:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Milena da Silva Gorette Castanha.pdf: 5991123 bytes, checksum: 0ae18e233752c26202eaba1a2fb57de0 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-31T00:11:33Z (GMT). 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Professional Regulation
Public Policy
description O processo investigativo que resulta nesta pesquisa, visa corroborar para as discussões no campo da Pedagogia Social e Educação Social no Brasil, com ênfase na regulamentação profissional do(a) Educador(a) Social. É uma pesquisa com abordagem qualitativa com apoio quantitativo, caracterizada como explicativa e situada no campo metodológico da Pedagogia Social Comparada. Os dados de análise foram levantados pela técnica de triangulação e correspondem as categorias sistematizadas a partir do levantamento de 77 editais com vagas para Educadores(as) Sociais ou cargos com funções similares, disponíveis pelo setor público por meio de concursos públicos, distribuídos entre munícipios que contemplam as Regiões Geográficas do Paraná. Essas categorias são: a terminologia; os requisitos; jornada de trabalho e remuneração. A finalidade dessa análise é a de responder as seguintes questões: Os elementos expressos nos editais de concursos públicos, para vaga de Educadores(as) Sociais, nas regiões geográficas do estado do Paraná, que dizem respeito ao perfil desse(a) trabalhador(a), condizem com as perspectivas do campo da Pedagogia Social e Educação Social? E, em que aspectos a regulamentação profissional desse(a) trabalhador(a) pode impactar futuramente na oferta de vagas para os mesmos? Buscando responder tais argumentações, essa pesquisa pauta-se nos seguintes objetivos: Objetivo Geral - Investigar o processo de regulamentação profissional da atividade ocupacional do(a) Educador(a) Social no Brasil a partir de documentos oficiais da Política Pública brasileira que compreendem o(a) Educador(a) Social e seus pares, evidenciando por meio da amostragem de editais de concursos públicos das Regiões Geográficas do Estado do Paraná com vagas para Educadores(as) Sociais ou função similar, qual a relação que tem sido estabelecida entre o setor público e estes documentos. Objetivos específicos - 1) Historicizar, em âmbito europeu, latino-americano e brasileiro, a constituição e características da Pedagogia Social e Educação Social; 2) Identificar na teoria freiriana, elementos que sustentem a Pedagogia Social e Educação Social no contexto brasileiro; 3) Situar o(a) Educador(a) Social brasileiro, no âmbito das Políticas Públicas; 4) Estabelecer relação dos documentos que compreendem o(a) Educador(a) Social dentro das Políticas Públicas brasileira com o processo de contratação desses(a) trabalhadores(as) pelo setor público. Identificando que a Pedagogia Social e Educação Social no Brasil possuem inspirações freirianas, utilizamos como fundamentação teórica os pressupostos epistemológicos do pensamento de Paulo Freire, podendo a partir de alguns elementos, estabelecer proximidades do mesmo com o pensamento alemão do filósofo Paul Natorp. Essa proximidade corroborou para compreendermos com mais legitimidade a configuração da Pedagogia Social e Educação Social, no contexto brasileiro e discorrermos sobre o processo de regulamentação profissional do(a) Educador(a) Social. Como suporte documental de análise, além dos editais já citados, destacamos a CBO 5153-05; a Resolução CNAS nº 9/2014; a Resolução CONANDA nº 187/2017; o Projeto de Lei nº 5346/2009 e o Projeto de Lei nº 328/2015, que tratam da regulamentação profissional do(a) Educador(a) Social no Brasil.
publishDate 2021
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