Ser “bom professor”: as contribuições da didática na formação inicial docente
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3204 |
Resumo: | O objeto de estudo desta tese é o impacto da Didática na formação inicial docente. A noção de “bom professor” está presente nas doxas (enquanto um conjunto de crenças e opiniões) e tende a se (res)significar com a formação inicial docente. A pesquisa tem como problemática: Quais as possíveis contribuições da Didática na formação inicial docente sob a ótica do ser “bom professor”? Outrossim, o objetivo central foi analisar as possíveis contribuições que a Didática pode proporcionar à formação inicial do docente, sob a ótica do ser “bom professor” nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A pesquisa possui fundamento na teoria bourdiesiana em seus conceitos de campo, doxa e habitus. São discutidos os pressupostos da formação de professores a partir dos saberes docentes (GAUTHIER et al,, 1998; TARDIF, 2010; PIMENTA, 2012) e da Didática como campo de conhecimento (VEIGA, 2004, 2009, 2012), articulada às compreensões sobre o ensino (MIZUKAMI, 1986), a aprendizagem (MEIRIEU, 1998) e o ser “bom professor” (CUNHA, 1988). A pesquisa de abordagem qualitativa tem como participantes os acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foram realizados dois questionários – um antes de cursar a disciplina de Didática e um posterior ao curso com 253 e 61 licenciandos, respectivamente. A Análise Textual Discursiva foi a metodologia para o tratamento e unitarização dos dados, sendo que esses, foram processados no programa Mathematica® utilizando a Análise de Cluster e a Análise de Grafos. A partir das análises observou-se a modificação de crenças relacionadas ao aspecto vocacional e quanto à noção de saber ensinar para a docência sob uma perspectiva libertadora e de mediação. Além disso, consolidaram-se as doxas sobre a aprendizagem, a área específica e as dimensões profissional, didático-pedagógica e interpessoal. Considera-se desse modo, que a Didática possui relevância na constituição profissional dos licenciandos participantes, porque permitiu tanto a análise de verdades e vivências incontestáveis, como a constituição/consolidação de parte dos saberes docentes, além da modificação no olhar do agente em um tornar-se professor no coletivo do campo educacional, para além de uma utopia ou generalização a respeito do bom professor. |
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Ser “bom professor”: as contribuições da didática na formação inicial docente. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3204O objeto de estudo desta tese é o impacto da Didática na formação inicial docente. A noção de “bom professor” está presente nas doxas (enquanto um conjunto de crenças e opiniões) e tende a se (res)significar com a formação inicial docente. A pesquisa tem como problemática: Quais as possíveis contribuições da Didática na formação inicial docente sob a ótica do ser “bom professor”? Outrossim, o objetivo central foi analisar as possíveis contribuições que a Didática pode proporcionar à formação inicial do docente, sob a ótica do ser “bom professor” nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A pesquisa possui fundamento na teoria bourdiesiana em seus conceitos de campo, doxa e habitus. São discutidos os pressupostos da formação de professores a partir dos saberes docentes (GAUTHIER et al,, 1998; TARDIF, 2010; PIMENTA, 2012) e da Didática como campo de conhecimento (VEIGA, 2004, 2009, 2012), articulada às compreensões sobre o ensino (MIZUKAMI, 1986), a aprendizagem (MEIRIEU, 1998) e o ser “bom professor” (CUNHA, 1988). A pesquisa de abordagem qualitativa tem como participantes os acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foram realizados dois questionários – um antes de cursar a disciplina de Didática e um posterior ao curso com 253 e 61 licenciandos, respectivamente. A Análise Textual Discursiva foi a metodologia para o tratamento e unitarização dos dados, sendo que esses, foram processados no programa Mathematica® utilizando a Análise de Cluster e a Análise de Grafos. A partir das análises observou-se a modificação de crenças relacionadas ao aspecto vocacional e quanto à noção de saber ensinar para a docência sob uma perspectiva libertadora e de mediação. Além disso, consolidaram-se as doxas sobre a aprendizagem, a área específica e as dimensões profissional, didático-pedagógica e interpessoal. Considera-se desse modo, que a Didática possui relevância na constituição profissional dos licenciandos participantes, porque permitiu tanto a análise de verdades e vivências incontestáveis, como a constituição/consolidação de parte dos saberes docentes, além da modificação no olhar do agente em um tornar-se professor no coletivo do campo educacional, para além de uma utopia ou generalização a respeito do bom professor.The object of study of this thesis is the impact of Didactics on initial teacher training. The notion of “good teacher” is present in the doxas (as a set of beliefs and opinions) and tends to be (re)signified with the initial teacher training. The research has the following problems: What are the possible contributions of Didactics in the initial teacher education from the perspective of being a “good teacher”? The Furthermore, the central objective was to analyze the possible contributions that Didactics can provide to the initial training of teachers, from the perspective of being a “good teacher” in the undergraduate courses at the State University of Ponta Grossa. The research is based on the Bourdiesian theory in its concepts of field, doxa and habitus. The assumptions of the teacher training are discussed based on the teaching knowledge (GAUTHIER et al,, 1998; TARDIF, 2010; PIMENTA, 2012) and Didactics as a field of knowledge (VEIGA, 2004, 2009, 2012), linked to understandings about teaching (MIZUKAMI, 1986), learning (MEIRIEU, 1998) and being a “good teacher” (CUNHA, 1988). The research with a qualitative approach and has as participants the students of undergraduate courses at the State University of Ponta Grossa. Two questionnaires were carried out - one before taking Didactics and one after the course with 253 and 61 undergraduates, respectively. Discursive Textual Analysis was the methodology for the treatment and unitarisation of data, and these were processed in the Mathematica® program using Cluster Analysis and Graph Analysis. From the analyzes it was observed the change in beliefs related to the vocational aspect and the notion of knowing how to teach for teaching from a liberating and mediation perspective. Besides that, the doxas on learning, the specific area and the professional, didactic-pedagogical and interpersonal dimensions were consolidated. Thus, it is considered that Didactics has relevance in the professional constitution of the participating undergraduates, because it allowed both the analysis of truths and indisputable experiences, as well as the constitution/consolidation of part of teaching knowledge, in addition to the change in the look of the agent in becoming a teacher in the educational field, in addition to a utopia or generalization about the good teacher.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-10-08T14:06:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Viviane Aparecida Bagio.pdf: 3479531 bytes, checksum: d2b806bff48ff39796c40ca63f0184be (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-08T14:06:50Z (GMT). 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