Inclusão escolar na educação do/no campo: desafios e possibilidades da atuação docente
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4194 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar os desafios e possibilidades da atuação docente na perspectiva da Educação Especial do/no Campo. Desenvolvida em uma instituição escolar situada em uma área rural, este estudo apresenta abordagem qualitativa e objetivo exploratório, enquadrando-se no formato de pesquisa do tipo estudo de campo. O referencial teórico utilizado baseou-se na obra Defectologia de Vygotsky (2019) e comentadores (Prestes e Tunes, 2017; Dainez e Freitas, 2018; Stetsenko e Selau, 2018); em autores que tratam do aspecto histórico- político da Educação Especial (Jannuzi, 1992; Mazzotta, 1993; Mendes, 2010, entre outros); autores que discutem especificamente sobre a Educação do/no Campo (Arroyo, 2007; Caldart, 2002; Souza, 2010) e pesquisadores que tratam da interface entre a Educação Especial e a Educação do/no Campo (Palma e Carneiro, 2017; Nozu, 2017; Oliveira, 2021). No aspecto metodológico, utilizamos como instrumento de coleta de dados o Grupo Focal (GF) (Gatti, 2005), desenvolvido em cinco momentos, com 17 participantes. Para análise dos dados coletados, utilizamos a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Como resultados destacamos: a) Identidade: o grupo de professores da escola é heterogêneo, quanto à idade, sexo e formação acadêmica; a maioria dos professores possui pós-graduação lato sensu em Educação Especial e vínculo temporário com o Estado; b) Atuação docente: a) todos os professores demonstraram satisfação em suas trajetórias profissionais, porém destacaram dificuldades referentes ao deslocamento, tempo maior de dedicação e conhecimentos específicos sobre a modalidade de Educação do/no Campo; a maioria deles demonstrou limitações e dificuldade na compreensão e distinção entre os conceitos de Educação Especial, Inclusão e Educação Inclusiva, bem como na flexibilização de ações/estratégias inclusivas; b) consideram a necessidade de apresentarem ou desenvolverem uma identidade docente diferenciada em relação aos professores de escolas da zona urbana; c) Desafios da atuação docente: a) desconhecimento sobre atuação docente na Educação do/no Campo; b) adaptação de conteúdo; c) a falta de preparo para trabalhar com os alunos da Educação Especial inseridos no ensino regular e d) a falta de tempo para preparar aulas voltadas para todos; d) Possibilidades para a atuação docente: a) qualidade da formação ofertada; b) maior tempo disponível para preparação das aulas; c) mudanças no formato de avaliação de rendimento dos professores; e d) ampliação do diálogo entre a professora da Sala de Recursos Multifuncionais e os demais professores. Essa pesquisa demonstrou a necessidade urgente de encaminhamentos que visem a efetivação da Educação Especial Inclusiva do/no Campo. |
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Inclusão escolar na educação do/no campo: desafios e possibilidades da atuação docente. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4194O objetivo desta pesquisa é analisar os desafios e possibilidades da atuação docente na perspectiva da Educação Especial do/no Campo. Desenvolvida em uma instituição escolar situada em uma área rural, este estudo apresenta abordagem qualitativa e objetivo exploratório, enquadrando-se no formato de pesquisa do tipo estudo de campo. O referencial teórico utilizado baseou-se na obra Defectologia de Vygotsky (2019) e comentadores (Prestes e Tunes, 2017; Dainez e Freitas, 2018; Stetsenko e Selau, 2018); em autores que tratam do aspecto histórico- político da Educação Especial (Jannuzi, 1992; Mazzotta, 1993; Mendes, 2010, entre outros); autores que discutem especificamente sobre a Educação do/no Campo (Arroyo, 2007; Caldart, 2002; Souza, 2010) e pesquisadores que tratam da interface entre a Educação Especial e a Educação do/no Campo (Palma e Carneiro, 2017; Nozu, 2017; Oliveira, 2021). No aspecto metodológico, utilizamos como instrumento de coleta de dados o Grupo Focal (GF) (Gatti, 2005), desenvolvido em cinco momentos, com 17 participantes. Para análise dos dados coletados, utilizamos a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Como resultados destacamos: a) Identidade: o grupo de professores da escola é heterogêneo, quanto à idade, sexo e formação acadêmica; a maioria dos professores possui pós-graduação lato sensu em Educação Especial e vínculo temporário com o Estado; b) Atuação docente: a) todos os professores demonstraram satisfação em suas trajetórias profissionais, porém destacaram dificuldades referentes ao deslocamento, tempo maior de dedicação e conhecimentos específicos sobre a modalidade de Educação do/no Campo; a maioria deles demonstrou limitações e dificuldade na compreensão e distinção entre os conceitos de Educação Especial, Inclusão e Educação Inclusiva, bem como na flexibilização de ações/estratégias inclusivas; b) consideram a necessidade de apresentarem ou desenvolverem uma identidade docente diferenciada em relação aos professores de escolas da zona urbana; c) Desafios da atuação docente: a) desconhecimento sobre atuação docente na Educação do/no Campo; b) adaptação de conteúdo; c) a falta de preparo para trabalhar com os alunos da Educação Especial inseridos no ensino regular e d) a falta de tempo para preparar aulas voltadas para todos; d) Possibilidades para a atuação docente: a) qualidade da formação ofertada; b) maior tempo disponível para preparação das aulas; c) mudanças no formato de avaliação de rendimento dos professores; e d) ampliação do diálogo entre a professora da Sala de Recursos Multifuncionais e os demais professores. Essa pesquisa demonstrou a necessidade urgente de encaminhamentos que visem a efetivação da Educação Especial Inclusiva do/no Campo.The aim of this research is to analyze the challenges and possibilities of teaching performance from the perspective of Special Education in and from Rural. Developed in a school located in a rural area, this study has a qualitative approach and exploratory objective, fitting into the research format of the field study type. The theoretical framework used was based on the work Defectology by Vygotsky (2019) and commentators (Prestes and Tunes, 2017; Dainez and Freitas, 2018; Stetsenko and Selau, 2018); authors who deal with the historical-political aspect of Special Education (Jannuzi, 1992; Mazzotta, 1993; Mendes, 2010, among others); authors who specifically discuss Education in and from Rural (Arroyo, 2007; Caldart, 2002; Souza, 2010) and researchers who deal with the interface between Special Education and Education in and from Rural (Palma and Carneiro, 2017; Nozu, 2017; Oliveira, 2021). As far as methodology is concerned, we used the Focus Group (FG) (Gatti, 2005) as a data collection tool, developed in five stages with 17 participants. To analyse the data collected, we used the Content Analysis proposed by Bardin (2011). The results were as follows: a) Identity: the group of teachers at the school is heterogeneous in terms of age, gender and academic background; most of the teachers have a postgraduate qualification in Special Education and a temporary contract with the state; b) Teaching performance: a) all the teachers showed satisfaction in their professional trajectories, but highlighted difficulties relating to travelling, longer dedication time and specific knowledge about the modality of Education in and from Rural; most of them showed limitations and difficulty in understanding and distinguishing between the concepts of Special Education, Inclusion and Inclusive Education, as well as in making inclusive actions/strategies more flexible; b) they consider the need to present or develop a differentiated teaching identity in relation to teachers from schools in the urban area; c) challenges of teaching performance: a) lack of knowledge about teaching in Education in and from Rural; b) adaptation of content; c) lack of preparation to work with Special Education students included in regular education and d) lack of time to prepare classes aimed at everyone; d) Possibilities for teaching performance: a) quality of the training offered; b) more time available to prepare classes; c) changes in the format for evaluating teacher performance; and d) expansion of dialogue between the Multifunctional Resource Room teacher and the other teachers. This research has demonstrated the urgent need for initiatives aimed at making Inclusive Special Education in and from Rural a reality.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2024-04-22T15:33:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Rafaela dos Santos.pdf: 1351612 bytes, checksum: bcb224cab40f0ef1b8ae340f91f85c65 (MD5)Made available in DSpace on 2024-04-22T15:33:35Z (GMT). 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O objetivo desta pesquisa é analisar os desafios e possibilidades da atuação docente na perspectiva da Educação Especial do/no Campo. Desenvolvida em uma instituição escolar situada em uma área rural, este estudo apresenta abordagem qualitativa e objetivo exploratório, enquadrando-se no formato de pesquisa do tipo estudo de campo. O referencial teórico utilizado baseou-se na obra Defectologia de Vygotsky (2019) e comentadores (Prestes e Tunes, 2017; Dainez e Freitas, 2018; Stetsenko e Selau, 2018); em autores que tratam do aspecto histórico- político da Educação Especial (Jannuzi, 1992; Mazzotta, 1993; Mendes, 2010, entre outros); autores que discutem especificamente sobre a Educação do/no Campo (Arroyo, 2007; Caldart, 2002; Souza, 2010) e pesquisadores que tratam da interface entre a Educação Especial e a Educação do/no Campo (Palma e Carneiro, 2017; Nozu, 2017; Oliveira, 2021). No aspecto metodológico, utilizamos como instrumento de coleta de dados o Grupo Focal (GF) (Gatti, 2005), desenvolvido em cinco momentos, com 17 participantes. Para análise dos dados coletados, utilizamos a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Como resultados destacamos: a) Identidade: o grupo de professores da escola é heterogêneo, quanto à idade, sexo e formação acadêmica; a maioria dos professores possui pós-graduação lato sensu em Educação Especial e vínculo temporário com o Estado; b) Atuação docente: a) todos os professores demonstraram satisfação em suas trajetórias profissionais, porém destacaram dificuldades referentes ao deslocamento, tempo maior de dedicação e conhecimentos específicos sobre a modalidade de Educação do/no Campo; a maioria deles demonstrou limitações e dificuldade na compreensão e distinção entre os conceitos de Educação Especial, Inclusão e Educação Inclusiva, bem como na flexibilização de ações/estratégias inclusivas; b) consideram a necessidade de apresentarem ou desenvolverem uma identidade docente diferenciada em relação aos professores de escolas da zona urbana; c) Desafios da atuação docente: a) desconhecimento sobre atuação docente na Educação do/no Campo; b) adaptação de conteúdo; c) a falta de preparo para trabalhar com os alunos da Educação Especial inseridos no ensino regular e d) a falta de tempo para preparar aulas voltadas para todos; d) Possibilidades para a atuação docente: a) qualidade da formação ofertada; b) maior tempo disponível para preparação das aulas; c) mudanças no formato de avaliação de rendimento dos professores; e d) ampliação do diálogo entre a professora da Sala de Recursos Multifuncionais e os demais professores. Essa pesquisa demonstrou a necessidade urgente de encaminhamentos que visem a efetivação da Educação Especial Inclusiva do/no Campo. |
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2024 |
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SANTOS, Rafaela dos. Inclusão escolar na educação do/no campo: desafios e possibilidades da atuação docente. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024. |
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