O coordenador pedagógico como articulador de práticas inclusivas nos anos finais ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Gabriela Chem de Souza do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3198
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a atuação do Coordenador Pedagógico em relação à prática docente na perspectiva da inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, delineou-se como objetivos específicos: identificar as estratégias inclusivas desenvolvidas por Coordenadores Pedagógicos nos anos finais do Ensino Fundamental; verificar as alternativas existentes no âmbito escolar para a atuação do Coordenador Pedagógico em relação ao processo inclusivo; e compreender as concepções de Coordenadores Pedagógicos e professores sobre a inclusão. Os pressupostos epistemológicos da pesquisa fundamentam-se na compreensão da teoria como expressão da prática, conforme indicado por autores como Martins (1989, 1998, 2000) e Santos, O. (1992). O referencial teórico estudado a respeito da coordenação pedagógica escolar desenvolveu-se a partir dos estudos de Franco (2016a, 2016b), Libâneo (2002, 2004, 2010), Macedo (2016), Saviani (2008, 2011), Pinto (2011) e Placco (2014), entre outros. O embasamento teórico para a compreensão da inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial baseou-se em autores como: Carvalho (1997, 2008), Mantoan (2018), Sassaki (1997), Silva, Aline (2012). Alguns documentos e legislações como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) também foram consultados. A pesquisa teve a abordagem qualitativa fundamentada em Bogdan e Biklen (1994) e foi realizada em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Teve como participantes oito Coordenadoras Pedagógicas e 15 professores de salas de aula do ensino regular e de sala de recursos multifuncionais. Os dados foram coletados por meio de observação participante, questionários semiestruturados e análise documental, os quais foram tratados a partir da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os dados coletados foram organizados em seis categorias que emergiram a partir desses dados, a saber: concepções sobre inclusão; atuação burocrática da coordenação pedagógica: implicações para a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial; atuação da coordenação pedagógica em relação aos alunos público-alvo da Educação Especial; articulação entre os docentes e família dos alunos público-alvo da Educação Especial pela coordenação pedagógica; ações da coordenação pedagógica direcionada aos professores; e a fragilidade do planejamento da coordenação pedagógica e suas implicações à inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. O âmbito escolar apresentou-se como um espaço de possibilidades às práticas inclusivas, e as Coordenadoras Pedagógicas, devido à especificidade de sua função, foram percebidas como articuladoras em potencial para tais práticas. Ainda que as ações constatadas possuam limitações e pontos frágeis, é necessário considerá-las diante das contradições existentes nas instituições e no relacionamento entre os sujeitos. Assim, certamente, não há como responsabilizar as Coordenadoras por todas as demandas da inclusão, mas destaca-se que elas são centrais para que o paradigma inclusivo seja efetivado.
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O coordenador pedagógico como articulador de práticas inclusivas nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3198A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a atuação do Coordenador Pedagógico em relação à prática docente na perspectiva da inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, delineou-se como objetivos específicos: identificar as estratégias inclusivas desenvolvidas por Coordenadores Pedagógicos nos anos finais do Ensino Fundamental; verificar as alternativas existentes no âmbito escolar para a atuação do Coordenador Pedagógico em relação ao processo inclusivo; e compreender as concepções de Coordenadores Pedagógicos e professores sobre a inclusão. Os pressupostos epistemológicos da pesquisa fundamentam-se na compreensão da teoria como expressão da prática, conforme indicado por autores como Martins (1989, 1998, 2000) e Santos, O. (1992). O referencial teórico estudado a respeito da coordenação pedagógica escolar desenvolveu-se a partir dos estudos de Franco (2016a, 2016b), Libâneo (2002, 2004, 2010), Macedo (2016), Saviani (2008, 2011), Pinto (2011) e Placco (2014), entre outros. O embasamento teórico para a compreensão da inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial baseou-se em autores como: Carvalho (1997, 2008), Mantoan (2018), Sassaki (1997), Silva, Aline (2012). Alguns documentos e legislações como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) também foram consultados. A pesquisa teve a abordagem qualitativa fundamentada em Bogdan e Biklen (1994) e foi realizada em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Teve como participantes oito Coordenadoras Pedagógicas e 15 professores de salas de aula do ensino regular e de sala de recursos multifuncionais. Os dados foram coletados por meio de observação participante, questionários semiestruturados e análise documental, os quais foram tratados a partir da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os dados coletados foram organizados em seis categorias que emergiram a partir desses dados, a saber: concepções sobre inclusão; atuação burocrática da coordenação pedagógica: implicações para a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial; atuação da coordenação pedagógica em relação aos alunos público-alvo da Educação Especial; articulação entre os docentes e família dos alunos público-alvo da Educação Especial pela coordenação pedagógica; ações da coordenação pedagógica direcionada aos professores; e a fragilidade do planejamento da coordenação pedagógica e suas implicações à inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. O âmbito escolar apresentou-se como um espaço de possibilidades às práticas inclusivas, e as Coordenadoras Pedagógicas, devido à especificidade de sua função, foram percebidas como articuladoras em potencial para tais práticas. Ainda que as ações constatadas possuam limitações e pontos frágeis, é necessário considerá-las diante das contradições existentes nas instituições e no relacionamento entre os sujeitos. Assim, certamente, não há como responsabilizar as Coordenadoras por todas as demandas da inclusão, mas destaca-se que elas são centrais para que o paradigma inclusivo seja efetivado.This research had as general objective to analyze the performance of the Pedagogical Coordinator in relation to the teaching practice in the perspective of the inclusion of the target students of Special Education in the final grades of Elementary School. To this end, specific objectives were outlined: to identify the inclusive strategies developed by Pedagogical Coordinators in the final grades of Elementary School; to verify the existing alternatives at school for the Pedagogical Coordinator’s performance in relation to the inclusive process; and to understand the conceptions of the Pedagogical Coordinators and teachers about inclusion. The epistemological assumptions of the research are based on the understanding of theory as an expression of practice, as indicated by authors such as Martins (1989, 1998, 2000) and Santos, O. (1992). The theoretical framework studied regarding school pedagogical coordination was developed based on the studies of Franco (2016a, 2016b), Libâneo (2002, 2004, 2010), Macedo (2016), Saviani (2008, 2011), Pinto (2011) and Placco (2014), among others. The theoretical basis for understanding the inclusion of the target students of Special Education was based on authors such as: Carvalho (1997, 2008), Mantoan (2018), Sassaki (1997), Silva, Aline (2012). Some documents and legislation such as the Brazilian National Education Guidelines and Framework Law (BRASIL, 1996), the Salamanca Statement (UNESCO, 1994), the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (BRASIL, 2008) were also consulted. The research had a qualitative approach based on Bogdan and Biklen (1994) and was carried out in four state schools in the city of Ponta Grossa, Paraná, Brazil. It had as participants eight Pedagogical Coordinators and 15 teachers from regular teaching classrooms and from multifunctional resource rooms. Data were collected through participant observation, semi-structured questionnaires and documentary analysis, which were treated based on Bardin’s (1977) content analysis. The data collected were organized into five categories that emerged from these data, namely: conceptions about inclusion; bureaucratic performance of pedagogical coordination: implications for the inclusion of the target students of Special Education; performance of pedagogical coordination in relation to the target students of Special Education; articulation between teachers and families of target students of Special Education through pedagogical coordination; pedagogical coordination actions directed at teachers; and the fragility of pedagogical coordination planning and its implications for the inclusion of the target students of Special Education. The school environment presented itself as a space of possibilities for inclusive practices, and the Pedagogical Coordinators, due to the specificity of their duties, were perceived as potential articulators for such practices. Even though the actions found have limitations and weak points, it is necessary to consider them in view of the contradictions existing in the institutions and in the relationship between the subjects. Thus, certainly, it is not possible to hold the Coordinators responsible for all the demands of inclusion, but it is noteworthy that they are central for the inclusive paradigm to become effective.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-09-29T22:12:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Gabriela Chem de Souza.pdf: 1518449 bytes, checksum: 646d14bfbfb4213dc36431e8f5acb7ae (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-29T22:12:58Z (GMT). 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