Dos Direitos Humanos à Gestão Socioambiental Brasileira : uma análise de conjuntura da agenda 2030 a partir das conferências internacionais Rio-92 e Rio+20

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Andrelis Christine de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3191
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado, tem por objetivo realizar uma Análise de Conjuntura da Agenda Global 2030 em âmbito brasileiro, a partir das Conferências RIO-92 e RIO+20. De liame fundamental entre o conceito de Sustentabilidade e a efetividade dos Direitos Humanos, a Agenda 2030, consagra em seus 17 ODS e 169 metas, um mecanismo de cooperação mútua, exigindo medidas de transversalidade nas ações dos países que vão desde medidas de aparato a redução da pobreza, preservação ambiental até o alcance da paz mundial até o ano de 2030. O recorte espaço temporal da Análise escolhido é desde ao ano de criação da Agenda 2030, ou seja 2015 até o ano de 2019. Para tanto, consagram-se quatro objetivos específicos na persecução do tema em abordagem. O primeiro objetivo fundamenta-se em identificar os vínculos estruturais entre os Direitos Humanos e a origem da Sustentabilidade, a criação das metas e objetivos da Agenda 2030, como instrumento de proteção e preservação ambiental. O segundo objetivo, consiste em desenvolver um estudo profundo sobre o conceito, os fundamentos e as dimensões da Sustentabilidade, além de um diálogo interdisciplinar com a Sociologia Ambiental, aperfeiçoando assim a compreensão sobre os principais fundamentos de construção da Agenda 2030. O terceiro objetivo concerne em realizar uma análise documental sobre as Conferências RIO-92 e RIO+20 e da Agenda 2030, as quais consistem fortes pilares nas discussões globais sobre os problemas ambientais promovendo a cooperação entre os países em prol do Desenvolvimento Sustentável. E Por fim, quarto objetivo específico, que consiste em elaborar uma Análise de Conjuntura sobre a Agenda 2030 em âmbito brasileiro, considerando aspectos inerentes a gestão socioambiental brasileira desde a redemocratização de 1988, demonstrando a condução da pasta ambiental dentro de cada mandato presidencial, bem como, os aspectos de Governança utilizados a partir da implementação da Agenda 2030 em âmbito brasileiro, quanto ao alcance na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para tanto a respectiva metodologia materializa-se por meio da pesquisa bibliográfica, documental e da Análise de Conjuntura, com a missão de exercer o dinamismo necessário no desenvolvimento desta pesquisa. Como resultados, pode-se destacar que a Agenda 2030, representa um projeto de metas ambicioso andando a passos lentos em âmbito brasileiro, uma vez que, em termos de governança, o país permanece extremamente influenciado pelo desenvolvimentismo arraigado desde o século XX, demonstrando claramente suas dificuldades em transformar os discursos sustentáveis em prática governamental, necessitando urgentemente de mudanças. Ou seja, se não houver integração no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas no país e a integração entre todos os atores sociais envolvidos, desde o Governo Federal até a sociedade civil na implementação da Agenda 2030, dificilmente um cenário diferente do atual será construído na próxima década.Em outras palavras, temos mecanismos suficientes para a mudança, mas falta conscientização e cooperação para que a beleza dos discursos, venha habitar na prática de governança em todas as suas esferas atingindo as metas e os objetivos rumo ao progresso sustentável.
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Dos Direitos Humanos à Gestão Socioambiental Brasileira : uma análise de conjuntura da agenda 2030 a partir das conferências internacionais Rio-92 e Rio+20. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3191A presente Dissertação de Mestrado, tem por objetivo realizar uma Análise de Conjuntura da Agenda Global 2030 em âmbito brasileiro, a partir das Conferências RIO-92 e RIO+20. De liame fundamental entre o conceito de Sustentabilidade e a efetividade dos Direitos Humanos, a Agenda 2030, consagra em seus 17 ODS e 169 metas, um mecanismo de cooperação mútua, exigindo medidas de transversalidade nas ações dos países que vão desde medidas de aparato a redução da pobreza, preservação ambiental até o alcance da paz mundial até o ano de 2030. O recorte espaço temporal da Análise escolhido é desde ao ano de criação da Agenda 2030, ou seja 2015 até o ano de 2019. Para tanto, consagram-se quatro objetivos específicos na persecução do tema em abordagem. O primeiro objetivo fundamenta-se em identificar os vínculos estruturais entre os Direitos Humanos e a origem da Sustentabilidade, a criação das metas e objetivos da Agenda 2030, como instrumento de proteção e preservação ambiental. O segundo objetivo, consiste em desenvolver um estudo profundo sobre o conceito, os fundamentos e as dimensões da Sustentabilidade, além de um diálogo interdisciplinar com a Sociologia Ambiental, aperfeiçoando assim a compreensão sobre os principais fundamentos de construção da Agenda 2030. O terceiro objetivo concerne em realizar uma análise documental sobre as Conferências RIO-92 e RIO+20 e da Agenda 2030, as quais consistem fortes pilares nas discussões globais sobre os problemas ambientais promovendo a cooperação entre os países em prol do Desenvolvimento Sustentável. E Por fim, quarto objetivo específico, que consiste em elaborar uma Análise de Conjuntura sobre a Agenda 2030 em âmbito brasileiro, considerando aspectos inerentes a gestão socioambiental brasileira desde a redemocratização de 1988, demonstrando a condução da pasta ambiental dentro de cada mandato presidencial, bem como, os aspectos de Governança utilizados a partir da implementação da Agenda 2030 em âmbito brasileiro, quanto ao alcance na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para tanto a respectiva metodologia materializa-se por meio da pesquisa bibliográfica, documental e da Análise de Conjuntura, com a missão de exercer o dinamismo necessário no desenvolvimento desta pesquisa. Como resultados, pode-se destacar que a Agenda 2030, representa um projeto de metas ambicioso andando a passos lentos em âmbito brasileiro, uma vez que, em termos de governança, o país permanece extremamente influenciado pelo desenvolvimentismo arraigado desde o século XX, demonstrando claramente suas dificuldades em transformar os discursos sustentáveis em prática governamental, necessitando urgentemente de mudanças. Ou seja, se não houver integração no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas no país e a integração entre todos os atores sociais envolvidos, desde o Governo Federal até a sociedade civil na implementação da Agenda 2030, dificilmente um cenário diferente do atual será construído na próxima década.Em outras palavras, temos mecanismos suficientes para a mudança, mas falta conscientização e cooperação para que a beleza dos discursos, venha habitar na prática de governança em todas as suas esferas atingindo as metas e os objetivos rumo ao progresso sustentável.The purpose of this Master's Thesis is to carry out an Analysis of the Global Agenda 2030 in Brazil, based on the RIO-92 and RIO + 20 Conferences. Of fundamental link between the concept of Sustainability and the effectiveness of Human Rights, Agenda 2030 enshrines in its 17 SDGs and 169 goals, a mechanism for mutual cooperation, requiring cross-cutting measures in the actions of countries ranging from apparatus measures to reduction of poverty, environmental preservation until the achievement of world peace until the year 2030. The time frame of the chosen Analysis is from the year of creation of the 2030 Agenda, that is, 2015 until the year of 2019. To this end, four specific objectives in pursuing the topic at hand. The first objective is based on identifying the structural links between Human Rights and the origin of Sustainability, the creation of the goals and objectives of Agenda 2030, as an instrument of environmental protection and preservation. Therefore, the respective methodology is materialized through bibliographic, documentary research and Analysis of the Situation, with the mission of exercising the necessary dynamism in the development of this research. As a result, it can be highlighted that the Agenda 2030 represents an ambitious goals project walking slowly in Brazil, since, in terms of governance, the country remains extremely influenced by ingrained developmentism since the 20th century, clearly demonstrating their difficulties in transforming sustainable speeches into governmental practice, in urgent need of changes. That is, if there is no integration in the planning and development of public policies in the country and the integration between all the social actors involved, from the Federal Government to civil society in the implementation of the 2030 Agenda, it is unlikely that a scenario different from the current one will be built in the next one. In other words, we have sufficient mechanisms for change, but there is a lack of awareness and cooperation so that the beauty of the speeches will come to live in the practice of governance in all its spheres, reaching the goals and objectives towards sustainable progress.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-09-18T18:00:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Andrelis Christine de Meira.pdf: 1977392 bytes, checksum: 83dc1d5f0829e664f8c9b714b7dc555f (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-18T18:00:29Z (GMT). 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Human Rights
Rio-92 and Rio+20
description A presente Dissertação de Mestrado, tem por objetivo realizar uma Análise de Conjuntura da Agenda Global 2030 em âmbito brasileiro, a partir das Conferências RIO-92 e RIO+20. De liame fundamental entre o conceito de Sustentabilidade e a efetividade dos Direitos Humanos, a Agenda 2030, consagra em seus 17 ODS e 169 metas, um mecanismo de cooperação mútua, exigindo medidas de transversalidade nas ações dos países que vão desde medidas de aparato a redução da pobreza, preservação ambiental até o alcance da paz mundial até o ano de 2030. O recorte espaço temporal da Análise escolhido é desde ao ano de criação da Agenda 2030, ou seja 2015 até o ano de 2019. Para tanto, consagram-se quatro objetivos específicos na persecução do tema em abordagem. O primeiro objetivo fundamenta-se em identificar os vínculos estruturais entre os Direitos Humanos e a origem da Sustentabilidade, a criação das metas e objetivos da Agenda 2030, como instrumento de proteção e preservação ambiental. O segundo objetivo, consiste em desenvolver um estudo profundo sobre o conceito, os fundamentos e as dimensões da Sustentabilidade, além de um diálogo interdisciplinar com a Sociologia Ambiental, aperfeiçoando assim a compreensão sobre os principais fundamentos de construção da Agenda 2030. O terceiro objetivo concerne em realizar uma análise documental sobre as Conferências RIO-92 e RIO+20 e da Agenda 2030, as quais consistem fortes pilares nas discussões globais sobre os problemas ambientais promovendo a cooperação entre os países em prol do Desenvolvimento Sustentável. E Por fim, quarto objetivo específico, que consiste em elaborar uma Análise de Conjuntura sobre a Agenda 2030 em âmbito brasileiro, considerando aspectos inerentes a gestão socioambiental brasileira desde a redemocratização de 1988, demonstrando a condução da pasta ambiental dentro de cada mandato presidencial, bem como, os aspectos de Governança utilizados a partir da implementação da Agenda 2030 em âmbito brasileiro, quanto ao alcance na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para tanto a respectiva metodologia materializa-se por meio da pesquisa bibliográfica, documental e da Análise de Conjuntura, com a missão de exercer o dinamismo necessário no desenvolvimento desta pesquisa. Como resultados, pode-se destacar que a Agenda 2030, representa um projeto de metas ambicioso andando a passos lentos em âmbito brasileiro, uma vez que, em termos de governança, o país permanece extremamente influenciado pelo desenvolvimentismo arraigado desde o século XX, demonstrando claramente suas dificuldades em transformar os discursos sustentáveis em prática governamental, necessitando urgentemente de mudanças. Ou seja, se não houver integração no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas no país e a integração entre todos os atores sociais envolvidos, desde o Governo Federal até a sociedade civil na implementação da Agenda 2030, dificilmente um cenário diferente do atual será construído na próxima década.Em outras palavras, temos mecanismos suficientes para a mudança, mas falta conscientização e cooperação para que a beleza dos discursos, venha habitar na prática de governança em todas as suas esferas atingindo as metas e os objetivos rumo ao progresso sustentável.
publishDate 2020
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