O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política: análises e discussões sobre consciência e participação política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHINAIDER, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PETRY, Liriane, HERNANDEZ, Aline Reis Calvo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1986
Resumo: O artigo analisa o processo de consciência e participação política dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na construção da entidade máxima de representação estudantil: o Diretório Central de Estudantes (DCE). A discussão aprofunda duas das sete dimensões do Modelo Analítico de Estudo dos Fenômenos da Consciência Política proposto por Salvador Sandoval (2016). Os dados foram acessados por meio de análise documental, consulta a bases de dados públicas e aplicação de questionário, buscando analisar a estrutura, os objetivos, o contexto político de criação e atuação, o projeto, segundo as percepções dos membros do DCE na consolidação da entidade. Foram discutidos os conceitos de participação e representação política, consciência política, ação coletiva e, de forma pormenorizada, as dimensões “Identidade Coletiva”, “Crenças e Valores Societais”. Essas dimensões se expressam nos significados atribuídos à experiência política de participação, pois a participação política dos estudantes se configura a partir de espaços coletivos de discussão resultantes da cultura política em que estão inseridos. A formulação da consciência política é um processo de experiência subjetiva e influencia na intensidade da participação. A cultura política foi uma variável determinante à identidade coletiva, pois os estudantes que participaram DCE se identificaram a um grupo e compartilharam interesses coletivos, valores e crenças alinhados ao interesse grupal. Os dados indicam que as crenças e valores societais alinhados os objetivos e estratégias das ações irão impactar na eficácia política do projeto político e serão determinantes à sua manutenção e fortalecimento ou fragilização.
id UERGS-1_05836cdc7e4c969bd874e5b39612c475
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1986
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política: análises e discussões sobre consciência e participação políticaestudantesrepresentaçãoparticipaçãoconsciência políticaO artigo analisa o processo de consciência e participação política dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na construção da entidade máxima de representação estudantil: o Diretório Central de Estudantes (DCE). A discussão aprofunda duas das sete dimensões do Modelo Analítico de Estudo dos Fenômenos da Consciência Política proposto por Salvador Sandoval (2016). Os dados foram acessados por meio de análise documental, consulta a bases de dados públicas e aplicação de questionário, buscando analisar a estrutura, os objetivos, o contexto político de criação e atuação, o projeto, segundo as percepções dos membros do DCE na consolidação da entidade. Foram discutidos os conceitos de participação e representação política, consciência política, ação coletiva e, de forma pormenorizada, as dimensões “Identidade Coletiva”, “Crenças e Valores Societais”. Essas dimensões se expressam nos significados atribuídos à experiência política de participação, pois a participação política dos estudantes se configura a partir de espaços coletivos de discussão resultantes da cultura política em que estão inseridos. A formulação da consciência política é um processo de experiência subjetiva e influencia na intensidade da participação. A cultura política foi uma variável determinante à identidade coletiva, pois os estudantes que participaram DCE se identificaram a um grupo e compartilharam interesses coletivos, valores e crenças alinhados ao interesse grupal. Os dados indicam que as crenças e valores societais alinhados os objetivos e estratégias das ações irão impactar na eficácia política do projeto político e serão determinantes à sua manutenção e fortalecimento ou fragilização.Uergs2019-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1986Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 5 n. 2 (2019): N. Especial: Ciências Humanas e Sociais; 147-1592448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1986/442Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSCHINAIDER, FernandaPETRY, LirianeHERNANDEZ, Aline Reis Calvo2020-10-25T20:48:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1986Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-25T20:48:53Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política: análises e discussões sobre consciência e participação política
title O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política: análises e discussões sobre consciência e participação política
spellingShingle O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política: análises e discussões sobre consciência e participação política
SCHINAIDER, Fernanda
estudantes
representação
participação
consciência política
title_short O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política: análises e discussões sobre consciência e participação política
title_full O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política: análises e discussões sobre consciência e participação política
title_fullStr O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política: análises e discussões sobre consciência e participação política
title_full_unstemmed O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política: análises e discussões sobre consciência e participação política
title_sort O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política: análises e discussões sobre consciência e participação política
author SCHINAIDER, Fernanda
author_facet SCHINAIDER, Fernanda
PETRY, Liriane
HERNANDEZ, Aline Reis Calvo
author_role author
author2 PETRY, Liriane
HERNANDEZ, Aline Reis Calvo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHINAIDER, Fernanda
PETRY, Liriane
HERNANDEZ, Aline Reis Calvo
dc.subject.por.fl_str_mv estudantes
representação
participação
consciência política
topic estudantes
representação
participação
consciência política
description O artigo analisa o processo de consciência e participação política dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na construção da entidade máxima de representação estudantil: o Diretório Central de Estudantes (DCE). A discussão aprofunda duas das sete dimensões do Modelo Analítico de Estudo dos Fenômenos da Consciência Política proposto por Salvador Sandoval (2016). Os dados foram acessados por meio de análise documental, consulta a bases de dados públicas e aplicação de questionário, buscando analisar a estrutura, os objetivos, o contexto político de criação e atuação, o projeto, segundo as percepções dos membros do DCE na consolidação da entidade. Foram discutidos os conceitos de participação e representação política, consciência política, ação coletiva e, de forma pormenorizada, as dimensões “Identidade Coletiva”, “Crenças e Valores Societais”. Essas dimensões se expressam nos significados atribuídos à experiência política de participação, pois a participação política dos estudantes se configura a partir de espaços coletivos de discussão resultantes da cultura política em que estão inseridos. A formulação da consciência política é um processo de experiência subjetiva e influencia na intensidade da participação. A cultura política foi uma variável determinante à identidade coletiva, pois os estudantes que participaram DCE se identificaram a um grupo e compartilharam interesses coletivos, valores e crenças alinhados ao interesse grupal. Os dados indicam que as crenças e valores societais alinhados os objetivos e estratégias das ações irão impactar na eficácia política do projeto político e serão determinantes à sua manutenção e fortalecimento ou fragilização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1986
url http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1986/442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 5 n. 2 (2019): N. Especial: Ciências Humanas e Sociais; 147-159
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1754569445886394368