O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schinaider, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hernandez, Aline Reis Calvo, Petry, Liriane Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211630
Resumo: O artigo analisa o processo de consciência e participação política dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na construção da entidade máxima de representação estudantil: o Diretório Central de Estudantes (DCE). A discussão aprofunda duas das sete dimensões do Modelo Analítico de Estudo dos Fenômenos da Consciência Política proposto por Salvador Sandoval (2016). Os dados foram acessados por meio de análise documental, consulta a bases de dados públicas e aplicação de questionário, buscando analisar a estrutura, os objetivos, o contexto político de criação e atuação, o projeto, segundo as percepções dos membros do DCE na consolidação da entidade. Foram discutidos os conceitos de participação e representação política, consciência política, ação coletiva e, de forma pormenorizada, as dimensões “Identidade Coletiva”, “Crenças e Valores Societais”. Essas dimensões se expressam nos significados atribuídos à experiência política de participação, pois a participação política dos estudantes se configura a partir de espaços coletivos de discussão resultantes da cultura política em que estão inseridos. A formulação da consciência política é um processo de experiência subjetiva e influencia na intensidade da participação. A cultura política foi uma variável determinante à identidade coletiva, pois os estudantes que participaram DCE se identificaram a um grupo e compartilharam interesses coletivos, valores e crenças alinhados ao interesse grupal. Os dados indicam que as crenças e valores societais alinhados os objetivos e estratégias das ações irão impactar na eficácia política do projeto político e serão determinantes à sua manutenção e fortalecimento ou fragilização.
id UFRGS-2_295d400b22e47a85a1fe066469b89f48
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211630
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schinaider, FernandaHernandez, Aline Reis CalvoPetry, Liriane Aparecida2020-07-09T03:42:09Z20192448-0479http://hdl.handle.net/10183/211630001115050O artigo analisa o processo de consciência e participação política dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na construção da entidade máxima de representação estudantil: o Diretório Central de Estudantes (DCE). A discussão aprofunda duas das sete dimensões do Modelo Analítico de Estudo dos Fenômenos da Consciência Política proposto por Salvador Sandoval (2016). Os dados foram acessados por meio de análise documental, consulta a bases de dados públicas e aplicação de questionário, buscando analisar a estrutura, os objetivos, o contexto político de criação e atuação, o projeto, segundo as percepções dos membros do DCE na consolidação da entidade. Foram discutidos os conceitos de participação e representação política, consciência política, ação coletiva e, de forma pormenorizada, as dimensões “Identidade Coletiva”, “Crenças e Valores Societais”. Essas dimensões se expressam nos significados atribuídos à experiência política de participação, pois a participação política dos estudantes se configura a partir de espaços coletivos de discussão resultantes da cultura política em que estão inseridos. A formulação da consciência política é um processo de experiência subjetiva e influencia na intensidade da participação. A cultura política foi uma variável determinante à identidade coletiva, pois os estudantes que participaram DCE se identificaram a um grupo e compartilharam interesses coletivos, valores e crenças alinhados ao interesse grupal. Os dados indicam que as crenças e valores societais alinhados os objetivos e estratégias das ações irão impactar na eficácia política do projeto político e serão determinantes à sua manutenção e fortalecimento ou fragilização.The article analyzes the process of awareness and political participation of the students of the Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Brasil, in the construction of the maximum student representation entity: the Diretório Central de Estudantes (DCE). The discussion deepens two of the seven dimensions of the Analytical Model of Study of the Phenomena of Political Consciousness proposed by Salvador Sandoval (2016). The data were accessed through documentary analysis, consultation of public databases and questionnaire application, seeking to analyze the structure, the objectives, the political context of creation and performance, the project, according to the perceptions of the DCE members in the consolidation of the entity. The concepts of participation and political representation, political awareness, collective action and, in a detailed way, the dimensions “Collective Identity”, “Societies Beliefs and Values” were discussed. These dimensions are expressed in the meanings attributed to the political experience of participation, since the political participation of the students is shaped by collective spaces of discussion resulting from the political culture in which they are inserted. The formulation of political consciousness is a process of subjective experience and influences the intensity of participation. Political culture was a determinant variable for collective identity, since the students who participated in the DCE identified themselves to a group and shared collective interests, values and beliefs aligned with the group interest. The data indicate that societal beliefs and values aligned with the objectives and strategies of the actions will impact on the political effectiveness of the political project and will be decisive for its maintenance and strengthening or weakening.application/pdfporRevista eletrônica científica da UERGS [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n.2 (esp. 2019), p. 147-159PolíticaEstudanteStudentsRepresentationParticipationPolitical awarenessO Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação políticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115050.pdf.txt001115050.pdf.txtExtracted Texttext/plain61706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211630/2/001115050.pdf.txtc46cb8164e10587b59bb3cfff3418e26MD52ORIGINAL001115050.pdfTexto completoapplication/pdf660502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211630/1/001115050.pdf4d69b1e609edff5bf8e36eb76ac8b72cMD5110183/2116302022-10-16 04:48:48.61348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-16T07:48:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política
title O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política
spellingShingle O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política
Schinaider, Fernanda
Política
Estudante
Students
Representation
Participation
Political awareness
title_short O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política
title_full O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política
title_fullStr O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política
title_full_unstemmed O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política
title_sort O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política
author Schinaider, Fernanda
author_facet Schinaider, Fernanda
Hernandez, Aline Reis Calvo
Petry, Liriane Aparecida
author_role author
author2 Hernandez, Aline Reis Calvo
Petry, Liriane Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schinaider, Fernanda
Hernandez, Aline Reis Calvo
Petry, Liriane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Política
Estudante
topic Política
Estudante
Students
Representation
Participation
Political awareness
dc.subject.eng.fl_str_mv Students
Representation
Participation
Political awareness
description O artigo analisa o processo de consciência e participação política dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na construção da entidade máxima de representação estudantil: o Diretório Central de Estudantes (DCE). A discussão aprofunda duas das sete dimensões do Modelo Analítico de Estudo dos Fenômenos da Consciência Política proposto por Salvador Sandoval (2016). Os dados foram acessados por meio de análise documental, consulta a bases de dados públicas e aplicação de questionário, buscando analisar a estrutura, os objetivos, o contexto político de criação e atuação, o projeto, segundo as percepções dos membros do DCE na consolidação da entidade. Foram discutidos os conceitos de participação e representação política, consciência política, ação coletiva e, de forma pormenorizada, as dimensões “Identidade Coletiva”, “Crenças e Valores Societais”. Essas dimensões se expressam nos significados atribuídos à experiência política de participação, pois a participação política dos estudantes se configura a partir de espaços coletivos de discussão resultantes da cultura política em que estão inseridos. A formulação da consciência política é um processo de experiência subjetiva e influencia na intensidade da participação. A cultura política foi uma variável determinante à identidade coletiva, pois os estudantes que participaram DCE se identificaram a um grupo e compartilharam interesses coletivos, valores e crenças alinhados ao interesse grupal. Os dados indicam que as crenças e valores societais alinhados os objetivos e estratégias das ações irão impactar na eficácia política do projeto político e serão determinantes à sua manutenção e fortalecimento ou fragilização.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-09T03:42:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211630
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2448-0479
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115050
identifier_str_mv 2448-0479
001115050
url http://hdl.handle.net/10183/211630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista eletrônica científica da UERGS [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n.2 (esp. 2019), p. 147-159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211630/2/001115050.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211630/1/001115050.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c46cb8164e10587b59bb3cfff3418e26
4d69b1e609edff5bf8e36eb76ac8b72c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224994148057088