Educação Ambiental e alimentação saudável: o despertar de hábitos na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica da Uergs |
Texto Completo: | http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1583 |
Resumo: | A prevalência de doenças associadas aos hábitos alimentares, presentes cada vez mais precocemente nas crianças, associada à dificuldade que apresentam quando convidadas a identificar algumas frutas e verduras, além do total desconhecimento de suas procedências, suscita preocupações relacionadas à saúde deste público. Este trabalho apresenta os resultados alcançados em ações promovidas junto aos alunos, familiares e colaboradores de uma escola de educação infantil, localizada no município de Parobé/RS. Assim, este artigo tem como objetivo compreender o que este público entende por alimentação saudável, a partir dos princípios da Educação Ambiental (EA), por meio da escolha de alimentos. Foram desenvolvidas ações como: montagem da pirâmide alimentar com recortes, oficina para a manipulação de alimentos, criação de hortas portáteis, além de atividades que incentivaram a reutilização de resíduos sólidos. Para analisar os registros produzidos durante as oficinas, utilizou-se estudos atuais voltados às áreas envolvidas, que permitiu entender melhor o comportamento das crianças, visto que a inobservância de hábitos saudáveis é um fenômeno contemporâneo que desafia a sociedade. Entre os resultados alcançados, detectou-se tendências positivas à aquisição de novos hábitos alimentares e manifestações de comprometimento com o meio ambiente, que ao início das ações não haviam sido sentidas. Ao final da ação, verificou-se que os novos hábitos adquiridos continuaram sendo praticados, observando-se que a valorização do meio ambiente permaneceu nos pequenos gestos das crianças. |
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