Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica da Uergs |
Texto Completo: | http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/395 |
Resumo: | Esta pesquisa constitui um ensaio que tem como objeto de estudo conhecimento e currículo na formação dos intelectuais, cuja abordagem se dá a partir de uma bricolagem dos conceitos de intelectuais propostos por Gramsci (1982) e Bauman (2010). As questões levantadas são: o que entendemos por intelectuais? No que consiste a formação dos intelectuais em uma sociedade? Quais as relações entre conhecimento, currículo e a formação dos intelectuais? Que implicações estas relações têm na seleção e organização dos conhecimentos que constituem os currículos? Com as quais objetiva-se refletir sobre as relações entre conhecimento, currículo e formação dos intelectuais e suas implicações na selação e organização dos currículos escolares. Optou-se por fazer uma leitura dos conceitos de intelectuais tradicionais e orgânicos estabelecidos por Gramsci sob a ótica das metáforas do legislador e do intérprete propostas por Bauman, e o contejamento com as discussões levantadas por Lopes e Macedo (2011; 2012) e Apple (1997; 1999; 2000) sobre currículo e conhecimento escolar. Os resultados apontam que a formação dos intelectuais tem implicações na seleção e organização dos currículos escolares em diferentes perspectivas e que novos modos de conceber os intelectuais e sua formação abrem possibilidades para negociação de novos conhecimentos e novos modos de significação do currículo. |
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Conhecimento e currículo na formação dos intelectuaisEsta pesquisa constitui um ensaio que tem como objeto de estudo conhecimento e currículo na formação dos intelectuais, cuja abordagem se dá a partir de uma bricolagem dos conceitos de intelectuais propostos por Gramsci (1982) e Bauman (2010). As questões levantadas são: o que entendemos por intelectuais? No que consiste a formação dos intelectuais em uma sociedade? Quais as relações entre conhecimento, currículo e a formação dos intelectuais? Que implicações estas relações têm na seleção e organização dos conhecimentos que constituem os currículos? Com as quais objetiva-se refletir sobre as relações entre conhecimento, currículo e formação dos intelectuais e suas implicações na selação e organização dos currículos escolares. Optou-se por fazer uma leitura dos conceitos de intelectuais tradicionais e orgânicos estabelecidos por Gramsci sob a ótica das metáforas do legislador e do intérprete propostas por Bauman, e o contejamento com as discussões levantadas por Lopes e Macedo (2011; 2012) e Apple (1997; 1999; 2000) sobre currículo e conhecimento escolar. Os resultados apontam que a formação dos intelectuais tem implicações na seleção e organização dos currículos escolares em diferentes perspectivas e que novos modos de conceber os intelectuais e sua formação abrem possibilidades para negociação de novos conhecimentos e novos modos de significação do currículo. Uergs2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/39510.21674/2448-0479.22.145-157Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 2 n. 2 (2016): RevUergs; 145-1572448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/395/69Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Iza Helena Travassos Ferraz deCardoso, Maria Gorete Rodrigues2019-01-09T15:46:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/395Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2019-01-09T15:46:55Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false |
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