Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Iza Helena Travassos Ferraz de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cardoso, Maria Gorete Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/395
Resumo: Esta pesquisa constitui um ensaio que tem como objeto de estudo conhecimento e currículo na formação dos intelectuais, cuja abordagem se dá a partir de uma bricolagem dos conceitos de intelectuais propostos por Gramsci (1982) e Bauman (2010). As questões levantadas são: o que entendemos por intelectuais? No que consiste a formação dos intelectuais em uma sociedade? Quais as relações entre conhecimento, currículo e a formação dos intelectuais? Que implicações estas relações têm na seleção e organização dos conhecimentos que constituem os currículos? Com as quais objetiva-se refletir sobre as relações entre conhecimento, currículo e formação dos intelectuais e suas implicações na selação e organização dos currículos escolares. Optou-se por fazer uma leitura dos conceitos de intelectuais tradicionais e orgânicos estabelecidos por Gramsci sob a ótica das metáforas do legislador e do intérprete propostas por Bauman, e o contejamento com as discussões levantadas por Lopes e Macedo (2011; 2012) e Apple (1997; 1999; 2000) sobre currículo e conhecimento escolar. Os resultados apontam que a formação dos intelectuais tem implicações na seleção e organização dos currículos escolares em diferentes perspectivas e que novos modos de conceber os intelectuais e sua formação abrem possibilidades para negociação de novos conhecimentos e novos modos de significação do currículo.
id UERGS-1_50a7e9374d8bbaa94a74ab07816bc53e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/395
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Conhecimento e currículo na formação dos intelectuaisEsta pesquisa constitui um ensaio que tem como objeto de estudo conhecimento e currículo na formação dos intelectuais, cuja abordagem se dá a partir de uma bricolagem dos conceitos de intelectuais propostos por Gramsci (1982) e Bauman (2010). As questões levantadas são: o que entendemos por intelectuais? No que consiste a formação dos intelectuais em uma sociedade? Quais as relações entre conhecimento, currículo e a formação dos intelectuais? Que implicações estas relações têm na seleção e organização dos conhecimentos que constituem os currículos? Com as quais objetiva-se refletir sobre as relações entre conhecimento, currículo e formação dos intelectuais e suas implicações na selação e organização dos currículos escolares. Optou-se por fazer uma leitura dos conceitos de intelectuais tradicionais e orgânicos estabelecidos por Gramsci sob a ótica das metáforas do legislador e do intérprete propostas por Bauman, e o contejamento com as discussões levantadas por Lopes e Macedo (2011; 2012) e Apple (1997; 1999; 2000) sobre currículo e conhecimento escolar. Os resultados apontam que a formação dos intelectuais tem implicações na seleção e organização dos currículos escolares em diferentes perspectivas e que novos modos de conceber os intelectuais e sua formação abrem possibilidades para negociação de novos conhecimentos e novos modos de significação do currículo. Uergs2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/39510.21674/2448-0479.22.145-157Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 2 n. 2 (2016): RevUergs; 145-1572448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/395/69Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Iza Helena Travassos Ferraz deCardoso, Maria Gorete Rodrigues2019-01-09T15:46:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/395Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2019-01-09T15:46:55Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais
title Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais
spellingShingle Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais
Araújo, Iza Helena Travassos Ferraz de
title_short Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais
title_full Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais
title_fullStr Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais
title_full_unstemmed Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais
title_sort Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais
author Araújo, Iza Helena Travassos Ferraz de
author_facet Araújo, Iza Helena Travassos Ferraz de
Cardoso, Maria Gorete Rodrigues
author_role author
author2 Cardoso, Maria Gorete Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Iza Helena Travassos Ferraz de
Cardoso, Maria Gorete Rodrigues
description Esta pesquisa constitui um ensaio que tem como objeto de estudo conhecimento e currículo na formação dos intelectuais, cuja abordagem se dá a partir de uma bricolagem dos conceitos de intelectuais propostos por Gramsci (1982) e Bauman (2010). As questões levantadas são: o que entendemos por intelectuais? No que consiste a formação dos intelectuais em uma sociedade? Quais as relações entre conhecimento, currículo e a formação dos intelectuais? Que implicações estas relações têm na seleção e organização dos conhecimentos que constituem os currículos? Com as quais objetiva-se refletir sobre as relações entre conhecimento, currículo e formação dos intelectuais e suas implicações na selação e organização dos currículos escolares. Optou-se por fazer uma leitura dos conceitos de intelectuais tradicionais e orgânicos estabelecidos por Gramsci sob a ótica das metáforas do legislador e do intérprete propostas por Bauman, e o contejamento com as discussões levantadas por Lopes e Macedo (2011; 2012) e Apple (1997; 1999; 2000) sobre currículo e conhecimento escolar. Os resultados apontam que a formação dos intelectuais tem implicações na seleção e organização dos currículos escolares em diferentes perspectivas e que novos modos de conceber os intelectuais e sua formação abrem possibilidades para negociação de novos conhecimentos e novos modos de significação do currículo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/395
10.21674/2448-0479.22.145-157
url http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/395
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.22.145-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/395/69
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 2 n. 2 (2016): RevUergs; 145-157
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1754569445389369344