A nutritional analysis of juices of ora-pro-nobis’s leaves and stalks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZEM, Luciele Milani
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: HELM, Cristiane Vieira, ZUFFELLATO-RIBAS, Katia Christina, KOEHLER, Henrique Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1531
Resumo: A elaboração de bebidas mistas permite obter novos sabores, texturas, melhorias de cor e associação entre os componentes nutricionais. Com isso, uma bebida formulada com suco de laranja e folhas de hortaliça não-convencional traz vantagens, principalmente para consumidores que desejam beneficiar-se de produtos naturais, ricos em nutrientes e sabor diferenciado. Pereskia aculeata é uma hortaliça não-convencional utilizada como complemento alimentar devido ao elevado teor de proteínas e ausência de toxicidade nas folhas. Assim, objetivou-se estudar a composição bromatológica de sucos de laranja lima e folhas e caules de Pereskia aculeata, visando identificar e quantificar os nutrientes e minerais presentes. Foram testados quatro tipos de sucos: suco natural de laranja lima (0%); acrescido de farinha de folhas secas (5%); acrescido de farinha de folhas+caules secos (5%); acrescido de folhas frescas (4 folhas), sendo realizadas as análises: umidade, cinzas, proteínas, fibras, lipídeos, em base úmida (g 100 g-1). Concluiu-se que os sucos preparados com farinha de folhas secas de Pereskia aculeata apresentaram maior teor de proteínas; porém sucos preparados com farinha de folhas+caules secos mostraram melhor teor de fibras, enquanto o suco natural apresentou os menores valores calóricos totais. No entanto, tanto o suco de laranja lima com farinha de folhas secas e o com folhas frescas apresentaram resultados satisfatórios para os minerais fósforo, sódio, potássio, magnésio, cálcio, cobre, ferro e manganês. Desta forma, os sucos de laranja lima preparados com farinha de folhas secas e frescas de Pereskia aculeata, devido às boas qualidades nutricionais, são os mais indicados para o consumo.
id UERGS-1_6a8ded893472dac39b6fa70049f470b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1531
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling A nutritional analysis of juices of ora-pro-nobis’s leaves and stalksPereskia aculeatabeveragebromatological analysisnutrition.A elaboração de bebidas mistas permite obter novos sabores, texturas, melhorias de cor e associação entre os componentes nutricionais. Com isso, uma bebida formulada com suco de laranja e folhas de hortaliça não-convencional traz vantagens, principalmente para consumidores que desejam beneficiar-se de produtos naturais, ricos em nutrientes e sabor diferenciado. Pereskia aculeata é uma hortaliça não-convencional utilizada como complemento alimentar devido ao elevado teor de proteínas e ausência de toxicidade nas folhas. Assim, objetivou-se estudar a composição bromatológica de sucos de laranja lima e folhas e caules de Pereskia aculeata, visando identificar e quantificar os nutrientes e minerais presentes. Foram testados quatro tipos de sucos: suco natural de laranja lima (0%); acrescido de farinha de folhas secas (5%); acrescido de farinha de folhas+caules secos (5%); acrescido de folhas frescas (4 folhas), sendo realizadas as análises: umidade, cinzas, proteínas, fibras, lipídeos, em base úmida (g 100 g-1). Concluiu-se que os sucos preparados com farinha de folhas secas de Pereskia aculeata apresentaram maior teor de proteínas; porém sucos preparados com farinha de folhas+caules secos mostraram melhor teor de fibras, enquanto o suco natural apresentou os menores valores calóricos totais. No entanto, tanto o suco de laranja lima com farinha de folhas secas e o com folhas frescas apresentaram resultados satisfatórios para os minerais fósforo, sódio, potássio, magnésio, cálcio, cobre, ferro e manganês. Desta forma, os sucos de laranja lima preparados com farinha de folhas secas e frescas de Pereskia aculeata, devido às boas qualidades nutricionais, são os mais indicados para o consumo.Uergs2018-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/153110.21674/2448-0479.43.512-524Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 4 n. 3 (2018): RevUergs; 512-5242448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSenghttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1531/334Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessZEM, Luciele MilaniHELM, Cristiane VieiraZUFFELLATO-RIBAS, Katia ChristinaKOEHLER, Henrique Soares2020-10-27T21:51:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1531Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-27T21:51:47Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A nutritional analysis of juices of ora-pro-nobis’s leaves and stalks
title A nutritional analysis of juices of ora-pro-nobis’s leaves and stalks
spellingShingle A nutritional analysis of juices of ora-pro-nobis’s leaves and stalks
ZEM, Luciele Milani
Pereskia aculeata
beverage
bromatological analysis
nutrition.
title_short A nutritional analysis of juices of ora-pro-nobis’s leaves and stalks
title_full A nutritional analysis of juices of ora-pro-nobis’s leaves and stalks
title_fullStr A nutritional analysis of juices of ora-pro-nobis’s leaves and stalks
title_full_unstemmed A nutritional analysis of juices of ora-pro-nobis’s leaves and stalks
title_sort A nutritional analysis of juices of ora-pro-nobis’s leaves and stalks
author ZEM, Luciele Milani
author_facet ZEM, Luciele Milani
HELM, Cristiane Vieira
ZUFFELLATO-RIBAS, Katia Christina
KOEHLER, Henrique Soares
author_role author
author2 HELM, Cristiane Vieira
ZUFFELLATO-RIBAS, Katia Christina
KOEHLER, Henrique Soares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZEM, Luciele Milani
HELM, Cristiane Vieira
ZUFFELLATO-RIBAS, Katia Christina
KOEHLER, Henrique Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Pereskia aculeata
beverage
bromatological analysis
nutrition.
topic Pereskia aculeata
beverage
bromatological analysis
nutrition.
description A elaboração de bebidas mistas permite obter novos sabores, texturas, melhorias de cor e associação entre os componentes nutricionais. Com isso, uma bebida formulada com suco de laranja e folhas de hortaliça não-convencional traz vantagens, principalmente para consumidores que desejam beneficiar-se de produtos naturais, ricos em nutrientes e sabor diferenciado. Pereskia aculeata é uma hortaliça não-convencional utilizada como complemento alimentar devido ao elevado teor de proteínas e ausência de toxicidade nas folhas. Assim, objetivou-se estudar a composição bromatológica de sucos de laranja lima e folhas e caules de Pereskia aculeata, visando identificar e quantificar os nutrientes e minerais presentes. Foram testados quatro tipos de sucos: suco natural de laranja lima (0%); acrescido de farinha de folhas secas (5%); acrescido de farinha de folhas+caules secos (5%); acrescido de folhas frescas (4 folhas), sendo realizadas as análises: umidade, cinzas, proteínas, fibras, lipídeos, em base úmida (g 100 g-1). Concluiu-se que os sucos preparados com farinha de folhas secas de Pereskia aculeata apresentaram maior teor de proteínas; porém sucos preparados com farinha de folhas+caules secos mostraram melhor teor de fibras, enquanto o suco natural apresentou os menores valores calóricos totais. No entanto, tanto o suco de laranja lima com farinha de folhas secas e o com folhas frescas apresentaram resultados satisfatórios para os minerais fósforo, sódio, potássio, magnésio, cálcio, cobre, ferro e manganês. Desta forma, os sucos de laranja lima preparados com farinha de folhas secas e frescas de Pereskia aculeata, devido às boas qualidades nutricionais, são os mais indicados para o consumo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1531
10.21674/2448-0479.43.512-524
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1531
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.43.512-524
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1531/334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica da UERGS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica da UERGS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 4 n. 3 (2018): RevUergs; 512-524
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092322390966272