A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental / The relationship between culture and education from the point of view of elementary school teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cleia Zanatta Clavery Guarnido
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Werneck, Vera Rudge, Cardoso, José Augusto Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8794
Resumo: RESUMO: A pesquisa teve como objetivo aprofundar a relação entre o conceito de educação e práticas culturais. Investigou-se, numa perspectiva empírica, as práticas culturais incorporadas às atividades escolares, como festividades e comemorações, seus objetivos pedagógicos e, ao mesmo tempo, como o conhecimento adquirido na escola interfere na cultura. Fundamentou-se teoricamente em especialistas das áreas de educação e de cultura como Luckesi (1990), Perrenoud e Thurler (2002) e Laraia (2004). Utilizou-se o método qualitativo, investigando oito escolas de Ensino Fundamental no município de Petrópolis – RJ: quatro escolas públicas, sendo duas estaduais e duas municipais, e quatro escolas privadas, sendo duas confessionais e duas leigas. A pesquisa revelou que as práticas culturais adotadas pela escola, em geral, são as que se relacionam com datas comemorativas, principalmente as que despertam maior apelo comercial pela mídia, e que, com frequência, aquelas cujos ensinamentos se incorporam aos hábitos culturais. Os resultados apontaram que os educadores pesquisados, embora entendam haver uma estreita relação entre as duas áreas, nem sempre mostram clareza na compreensão de seu significado. Palavras-chave: cultura; educação; práticas pedagógicas; ensino fundamental; professores. ABSTRACT: This research aimed at deepening the relationship between education and cultural practices. We investigated, in an empirical perspective, cultural practices incorporated to school activities, such as festivals and celebrations, their pedagogical objectives and, at the same time, how the knowledge acquired at school interferes with the culture. Theory was based on experts from the fields of education and culture such as Luckesi (1990), Perrenoud and Thurler (2002) and Laraia (2004). The qualitative method was used to investigate eight elementary schools in the city of Petrópolis - RJ: four public schools: two municipal and two State ones; and four private schools: two religious and two lay ones. The research revealed that cultural practices adopted by the school are generally those relating to holidays, especially the ones that arouse greater commercial appeal by the media, and also those whose teachings are often incorporated to cultural habits. The results showed that the educators surveyed, although understanding there is a close relationship between the two areas, do not always clearly comprehend its meaning. Keywords: culture; education; pedagogical practices; elementary school; teachers.
id UERJ-10_154da171c1256e4a372542e28d8db747
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/8794
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental / The relationship between culture and education from the point of view of elementary school teachersRESUMO: A pesquisa teve como objetivo aprofundar a relação entre o conceito de educação e práticas culturais. Investigou-se, numa perspectiva empírica, as práticas culturais incorporadas às atividades escolares, como festividades e comemorações, seus objetivos pedagógicos e, ao mesmo tempo, como o conhecimento adquirido na escola interfere na cultura. Fundamentou-se teoricamente em especialistas das áreas de educação e de cultura como Luckesi (1990), Perrenoud e Thurler (2002) e Laraia (2004). Utilizou-se o método qualitativo, investigando oito escolas de Ensino Fundamental no município de Petrópolis – RJ: quatro escolas públicas, sendo duas estaduais e duas municipais, e quatro escolas privadas, sendo duas confessionais e duas leigas. A pesquisa revelou que as práticas culturais adotadas pela escola, em geral, são as que se relacionam com datas comemorativas, principalmente as que despertam maior apelo comercial pela mídia, e que, com frequência, aquelas cujos ensinamentos se incorporam aos hábitos culturais. Os resultados apontaram que os educadores pesquisados, embora entendam haver uma estreita relação entre as duas áreas, nem sempre mostram clareza na compreensão de seu significado. Palavras-chave: cultura; educação; práticas pedagógicas; ensino fundamental; professores. ABSTRACT: This research aimed at deepening the relationship between education and cultural practices. We investigated, in an empirical perspective, cultural practices incorporated to school activities, such as festivals and celebrations, their pedagogical objectives and, at the same time, how the knowledge acquired at school interferes with the culture. Theory was based on experts from the fields of education and culture such as Luckesi (1990), Perrenoud and Thurler (2002) and Laraia (2004). The qualitative method was used to investigate eight elementary schools in the city of Petrópolis - RJ: four public schools: two municipal and two State ones; and four private schools: two religious and two lay ones. The research revealed that cultural practices adopted by the school are generally those relating to holidays, especially the ones that arouse greater commercial appeal by the media, and also those whose teachings are often incorporated to cultural habits. The results showed that the educators surveyed, although understanding there is a close relationship between the two areas, do not always clearly comprehend its meaning. Keywords: culture; education; pedagogical practices; elementary school; teachers.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/879410.12957/psi.saber.soc.2013.8794Psicologia e Saber Social; v. 2 n. 2 (2013): Jul-Dez; 204-216Psychology and Social Knowing; Vol. 2 No. 2 (2013): Jul-Dez; 204-2162238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8794/6662Duarte, Cleia Zanatta Clavery GuarnidoWerneck, Vera RudgeCardoso, José Augusto Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-15T14:43:40Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/8794Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2014-01-15T14:43:40Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental / The relationship between culture and education from the point of view of elementary school teachers
title A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental / The relationship between culture and education from the point of view of elementary school teachers
spellingShingle A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental / The relationship between culture and education from the point of view of elementary school teachers
Duarte, Cleia Zanatta Clavery Guarnido
title_short A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental / The relationship between culture and education from the point of view of elementary school teachers
title_full A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental / The relationship between culture and education from the point of view of elementary school teachers
title_fullStr A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental / The relationship between culture and education from the point of view of elementary school teachers
title_full_unstemmed A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental / The relationship between culture and education from the point of view of elementary school teachers
title_sort A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental / The relationship between culture and education from the point of view of elementary school teachers
author Duarte, Cleia Zanatta Clavery Guarnido
author_facet Duarte, Cleia Zanatta Clavery Guarnido
Werneck, Vera Rudge
Cardoso, José Augusto Renato
author_role author
author2 Werneck, Vera Rudge
Cardoso, José Augusto Renato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Cleia Zanatta Clavery Guarnido
Werneck, Vera Rudge
Cardoso, José Augusto Renato
description RESUMO: A pesquisa teve como objetivo aprofundar a relação entre o conceito de educação e práticas culturais. Investigou-se, numa perspectiva empírica, as práticas culturais incorporadas às atividades escolares, como festividades e comemorações, seus objetivos pedagógicos e, ao mesmo tempo, como o conhecimento adquirido na escola interfere na cultura. Fundamentou-se teoricamente em especialistas das áreas de educação e de cultura como Luckesi (1990), Perrenoud e Thurler (2002) e Laraia (2004). Utilizou-se o método qualitativo, investigando oito escolas de Ensino Fundamental no município de Petrópolis – RJ: quatro escolas públicas, sendo duas estaduais e duas municipais, e quatro escolas privadas, sendo duas confessionais e duas leigas. A pesquisa revelou que as práticas culturais adotadas pela escola, em geral, são as que se relacionam com datas comemorativas, principalmente as que despertam maior apelo comercial pela mídia, e que, com frequência, aquelas cujos ensinamentos se incorporam aos hábitos culturais. Os resultados apontaram que os educadores pesquisados, embora entendam haver uma estreita relação entre as duas áreas, nem sempre mostram clareza na compreensão de seu significado. Palavras-chave: cultura; educação; práticas pedagógicas; ensino fundamental; professores. ABSTRACT: This research aimed at deepening the relationship between education and cultural practices. We investigated, in an empirical perspective, cultural practices incorporated to school activities, such as festivals and celebrations, their pedagogical objectives and, at the same time, how the knowledge acquired at school interferes with the culture. Theory was based on experts from the fields of education and culture such as Luckesi (1990), Perrenoud and Thurler (2002) and Laraia (2004). The qualitative method was used to investigate eight elementary schools in the city of Petrópolis - RJ: four public schools: two municipal and two State ones; and four private schools: two religious and two lay ones. The research revealed that cultural practices adopted by the school are generally those relating to holidays, especially the ones that arouse greater commercial appeal by the media, and also those whose teachings are often incorporated to cultural habits. The results showed that the educators surveyed, although understanding there is a close relationship between the two areas, do not always clearly comprehend its meaning. Keywords: culture; education; pedagogical practices; elementary school; teachers.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8794
10.12957/psi.saber.soc.2013.8794
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8794
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2013.8794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8794/6662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 2 n. 2 (2013): Jul-Dez; 204-216
Psychology and Social Knowing; Vol. 2 No. 2 (2013): Jul-Dez; 204-216
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318470648659968