Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Aline Paz Freitas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barbieri, Elaine Ferretti, Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12215
Resumo: RESUMO: O Centro Universitário FIEO – UNIFIEO, juntamente do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional – possibilitam reflexões e discussões sobre assuntos que envolvem os indivíduos e sua aprendizagem, considerando os amplos contextos que incidem. Tendo em vista a realidade de discussões que envolvem uma Copa do Mundo no país, a partir do aporte teórico das representações sociais, este estudo tem por objetivo compreender as representações sociais elaboradas e expressadas de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo, especialmente no Brasil, e seus desdobramentos. Foram participantes 17 profissionais da área da educação: professores; psicólogos; e assistente social, do sexo feminino, que atuam na Grande São Paulo. Utilizou-se um questionário com questões fechadas, objetivando conhecer o perfil dos profissionais, que posteriormente foram submetidos a uma análise percentual; e, com questões abertas, para obter as representações sociais dos participantes, e aos resultados produzidos, submeteu-se à análise de conteúdo. Perante os resultados apresentados, destaca-se os conflitos e os interesses políticos e sociais; a insatisfação sobre os investimentos e prioridades aplicados, vista a situação atual do país. Além da importância deste estudo em buscar discussões que alcancem objetivos maiores, como a equidade dos direitos sociais, a cultura entre outros. Palavras-chave: representações sociais; profissionais; educação; Copa do Mundo; Brasil. ABSTRACT: The University Center FIEO - UNIFIEO along the GEPPE - Group of Studies and Research in Educational Psychology - enable reflections and discussions on issues involving individuals and their learning, considering the larger contexts that focus. Given the reality of discussions involving a World Cup in Brazil, from the theoretical framework of social representations, this study aims to understand the social representations of education professionals on the World Cup, especially in Brazil and its consequences. Participants were 17 professionals of education: teachers; psychologists; and social watch, female, working in São Paulo. We used a questionnaire with closed questions in order to study the profile of professionals, which subsequently underwent a percentage analysis; and with open questions for the social representations of the participants, and produced results, underwent content analysis. In view of the presented results, we highlight the conflicts and political and social interests; dissatisfaction on investments and priorities applied, given the current situation the country besides, the importance of this study to pursue discussions to achieve larger goals, such as equality of social rights, culture and others. Keywords: social representations; professionals; education; World Cup; Brazil.
id UERJ-10_1b5f01064d9aac1e80a4b6804f3b445a
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12215
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World CupRESUMO: O Centro Universitário FIEO – UNIFIEO, juntamente do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional – possibilitam reflexões e discussões sobre assuntos que envolvem os indivíduos e sua aprendizagem, considerando os amplos contextos que incidem. Tendo em vista a realidade de discussões que envolvem uma Copa do Mundo no país, a partir do aporte teórico das representações sociais, este estudo tem por objetivo compreender as representações sociais elaboradas e expressadas de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo, especialmente no Brasil, e seus desdobramentos. Foram participantes 17 profissionais da área da educação: professores; psicólogos; e assistente social, do sexo feminino, que atuam na Grande São Paulo. Utilizou-se um questionário com questões fechadas, objetivando conhecer o perfil dos profissionais, que posteriormente foram submetidos a uma análise percentual; e, com questões abertas, para obter as representações sociais dos participantes, e aos resultados produzidos, submeteu-se à análise de conteúdo. Perante os resultados apresentados, destaca-se os conflitos e os interesses políticos e sociais; a insatisfação sobre os investimentos e prioridades aplicados, vista a situação atual do país. Além da importância deste estudo em buscar discussões que alcancem objetivos maiores, como a equidade dos direitos sociais, a cultura entre outros. Palavras-chave: representações sociais; profissionais; educação; Copa do Mundo; Brasil. ABSTRACT: The University Center FIEO - UNIFIEO along the GEPPE - Group of Studies and Research in Educational Psychology - enable reflections and discussions on issues involving individuals and their learning, considering the larger contexts that focus. Given the reality of discussions involving a World Cup in Brazil, from the theoretical framework of social representations, this study aims to understand the social representations of education professionals on the World Cup, especially in Brazil and its consequences. Participants were 17 professionals of education: teachers; psychologists; and social watch, female, working in São Paulo. We used a questionnaire with closed questions in order to study the profile of professionals, which subsequently underwent a percentage analysis; and with open questions for the social representations of the participants, and produced results, underwent content analysis. In view of the presented results, we highlight the conflicts and political and social interests; dissatisfaction on investments and priorities applied, given the current situation the country besides, the importance of this study to pursue discussions to achieve larger goals, such as equality of social rights, culture and others. Keywords: social representations; professionals; education; World Cup; Brazil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/1221510.12957/psi.saber.soc.2014.12215Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 1 (2014): JAN-JUN; 167-172Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 1 (2014): JAN-JUN; 167-1722238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12215/9516Gonçalves, Aline Paz FreitasBarbieri, Elaine FerrettiFranco, Maria Laura Puglisi Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-30T16:11:07Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12215Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2016-08-30T16:11:07Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup
title Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup
spellingShingle Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup
Gonçalves, Aline Paz Freitas
title_short Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup
title_full Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup
title_fullStr Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup
title_full_unstemmed Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup
title_sort Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup
author Gonçalves, Aline Paz Freitas
author_facet Gonçalves, Aline Paz Freitas
Barbieri, Elaine Ferretti
Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa
author_role author
author2 Barbieri, Elaine Ferretti
Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Aline Paz Freitas
Barbieri, Elaine Ferretti
Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa
description RESUMO: O Centro Universitário FIEO – UNIFIEO, juntamente do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional – possibilitam reflexões e discussões sobre assuntos que envolvem os indivíduos e sua aprendizagem, considerando os amplos contextos que incidem. Tendo em vista a realidade de discussões que envolvem uma Copa do Mundo no país, a partir do aporte teórico das representações sociais, este estudo tem por objetivo compreender as representações sociais elaboradas e expressadas de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo, especialmente no Brasil, e seus desdobramentos. Foram participantes 17 profissionais da área da educação: professores; psicólogos; e assistente social, do sexo feminino, que atuam na Grande São Paulo. Utilizou-se um questionário com questões fechadas, objetivando conhecer o perfil dos profissionais, que posteriormente foram submetidos a uma análise percentual; e, com questões abertas, para obter as representações sociais dos participantes, e aos resultados produzidos, submeteu-se à análise de conteúdo. Perante os resultados apresentados, destaca-se os conflitos e os interesses políticos e sociais; a insatisfação sobre os investimentos e prioridades aplicados, vista a situação atual do país. Além da importância deste estudo em buscar discussões que alcancem objetivos maiores, como a equidade dos direitos sociais, a cultura entre outros. Palavras-chave: representações sociais; profissionais; educação; Copa do Mundo; Brasil. ABSTRACT: The University Center FIEO - UNIFIEO along the GEPPE - Group of Studies and Research in Educational Psychology - enable reflections and discussions on issues involving individuals and their learning, considering the larger contexts that focus. Given the reality of discussions involving a World Cup in Brazil, from the theoretical framework of social representations, this study aims to understand the social representations of education professionals on the World Cup, especially in Brazil and its consequences. Participants were 17 professionals of education: teachers; psychologists; and social watch, female, working in São Paulo. We used a questionnaire with closed questions in order to study the profile of professionals, which subsequently underwent a percentage analysis; and with open questions for the social representations of the participants, and produced results, underwent content analysis. In view of the presented results, we highlight the conflicts and political and social interests; dissatisfaction on investments and priorities applied, given the current situation the country besides, the importance of this study to pursue discussions to achieve larger goals, such as equality of social rights, culture and others. Keywords: social representations; professionals; education; World Cup; Brazil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12215
10.12957/psi.saber.soc.2014.12215
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12215
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2014.12215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12215/9516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 1 (2014): JAN-JUN; 167-172
Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 1 (2014): JAN-JUN; 167-172
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318471000981504