Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saber Social |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12215 |
Resumo: | RESUMO: O Centro Universitário FIEO – UNIFIEO, juntamente do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional – possibilitam reflexões e discussões sobre assuntos que envolvem os indivíduos e sua aprendizagem, considerando os amplos contextos que incidem. Tendo em vista a realidade de discussões que envolvem uma Copa do Mundo no país, a partir do aporte teórico das representações sociais, este estudo tem por objetivo compreender as representações sociais elaboradas e expressadas de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo, especialmente no Brasil, e seus desdobramentos. Foram participantes 17 profissionais da área da educação: professores; psicólogos; e assistente social, do sexo feminino, que atuam na Grande São Paulo. Utilizou-se um questionário com questões fechadas, objetivando conhecer o perfil dos profissionais, que posteriormente foram submetidos a uma análise percentual; e, com questões abertas, para obter as representações sociais dos participantes, e aos resultados produzidos, submeteu-se à análise de conteúdo. Perante os resultados apresentados, destaca-se os conflitos e os interesses políticos e sociais; a insatisfação sobre os investimentos e prioridades aplicados, vista a situação atual do país. Além da importância deste estudo em buscar discussões que alcancem objetivos maiores, como a equidade dos direitos sociais, a cultura entre outros. Palavras-chave: representações sociais; profissionais; educação; Copa do Mundo; Brasil. ABSTRACT: The University Center FIEO - UNIFIEO along the GEPPE - Group of Studies and Research in Educational Psychology - enable reflections and discussions on issues involving individuals and their learning, considering the larger contexts that focus. Given the reality of discussions involving a World Cup in Brazil, from the theoretical framework of social representations, this study aims to understand the social representations of education professionals on the World Cup, especially in Brazil and its consequences. Participants were 17 professionals of education: teachers; psychologists; and social watch, female, working in São Paulo. We used a questionnaire with closed questions in order to study the profile of professionals, which subsequently underwent a percentage analysis; and with open questions for the social representations of the participants, and produced results, underwent content analysis. In view of the presented results, we highlight the conflicts and political and social interests; dissatisfaction on investments and priorities applied, given the current situation the country besides, the importance of this study to pursue discussions to achieve larger goals, such as equality of social rights, culture and others. Keywords: social representations; professionals; education; World Cup; Brazil. |
id |
UERJ-10_1b5f01064d9aac1e80a4b6804f3b445a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12215 |
network_acronym_str |
UERJ-10 |
network_name_str |
Psicologia e Saber Social |
repository_id_str |
|
spelling |
Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World CupRESUMO: O Centro Universitário FIEO – UNIFIEO, juntamente do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional – possibilitam reflexões e discussões sobre assuntos que envolvem os indivíduos e sua aprendizagem, considerando os amplos contextos que incidem. Tendo em vista a realidade de discussões que envolvem uma Copa do Mundo no país, a partir do aporte teórico das representações sociais, este estudo tem por objetivo compreender as representações sociais elaboradas e expressadas de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo, especialmente no Brasil, e seus desdobramentos. Foram participantes 17 profissionais da área da educação: professores; psicólogos; e assistente social, do sexo feminino, que atuam na Grande São Paulo. Utilizou-se um questionário com questões fechadas, objetivando conhecer o perfil dos profissionais, que posteriormente foram submetidos a uma análise percentual; e, com questões abertas, para obter as representações sociais dos participantes, e aos resultados produzidos, submeteu-se à análise de conteúdo. Perante os resultados apresentados, destaca-se os conflitos e os interesses políticos e sociais; a insatisfação sobre os investimentos e prioridades aplicados, vista a situação atual do país. Além da importância deste estudo em buscar discussões que alcancem objetivos maiores, como a equidade dos direitos sociais, a cultura entre outros. Palavras-chave: representações sociais; profissionais; educação; Copa do Mundo; Brasil. ABSTRACT: The University Center FIEO - UNIFIEO along the GEPPE - Group of Studies and Research in Educational Psychology - enable reflections and discussions on issues involving individuals and their learning, considering the larger contexts that focus. Given the reality of discussions involving a World Cup in Brazil, from the theoretical framework of social representations, this study aims to understand the social representations of education professionals on the World Cup, especially in Brazil and its consequences. Participants were 17 professionals of education: teachers; psychologists; and social watch, female, working in São Paulo. We used a questionnaire with closed questions in order to study the profile of professionals, which subsequently underwent a percentage analysis; and with open questions for the social representations of the participants, and produced results, underwent content analysis. In view of the presented results, we highlight the conflicts and political and social interests; dissatisfaction on investments and priorities applied, given the current situation the country besides, the importance of this study to pursue discussions to achieve larger goals, such as equality of social rights, culture and others. Keywords: social representations; professionals; education; World Cup; Brazil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/1221510.12957/psi.saber.soc.2014.12215Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 1 (2014): JAN-JUN; 167-172Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 1 (2014): JAN-JUN; 167-1722238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12215/9516Gonçalves, Aline Paz FreitasBarbieri, Elaine FerrettiFranco, Maria Laura Puglisi Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-30T16:11:07Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12215Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2016-08-30T16:11:07Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup |
title |
Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup |
spellingShingle |
Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup Gonçalves, Aline Paz Freitas |
title_short |
Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup |
title_full |
Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup |
title_fullStr |
Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup |
title_full_unstemmed |
Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup |
title_sort |
Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo / Football and Brazil: social representations of professional education on the World Cup |
author |
Gonçalves, Aline Paz Freitas |
author_facet |
Gonçalves, Aline Paz Freitas Barbieri, Elaine Ferretti Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Barbieri, Elaine Ferretti Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Aline Paz Freitas Barbieri, Elaine Ferretti Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa |
description |
RESUMO: O Centro Universitário FIEO – UNIFIEO, juntamente do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional – possibilitam reflexões e discussões sobre assuntos que envolvem os indivíduos e sua aprendizagem, considerando os amplos contextos que incidem. Tendo em vista a realidade de discussões que envolvem uma Copa do Mundo no país, a partir do aporte teórico das representações sociais, este estudo tem por objetivo compreender as representações sociais elaboradas e expressadas de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo, especialmente no Brasil, e seus desdobramentos. Foram participantes 17 profissionais da área da educação: professores; psicólogos; e assistente social, do sexo feminino, que atuam na Grande São Paulo. Utilizou-se um questionário com questões fechadas, objetivando conhecer o perfil dos profissionais, que posteriormente foram submetidos a uma análise percentual; e, com questões abertas, para obter as representações sociais dos participantes, e aos resultados produzidos, submeteu-se à análise de conteúdo. Perante os resultados apresentados, destaca-se os conflitos e os interesses políticos e sociais; a insatisfação sobre os investimentos e prioridades aplicados, vista a situação atual do país. Além da importância deste estudo em buscar discussões que alcancem objetivos maiores, como a equidade dos direitos sociais, a cultura entre outros. Palavras-chave: representações sociais; profissionais; educação; Copa do Mundo; Brasil. ABSTRACT: The University Center FIEO - UNIFIEO along the GEPPE - Group of Studies and Research in Educational Psychology - enable reflections and discussions on issues involving individuals and their learning, considering the larger contexts that focus. Given the reality of discussions involving a World Cup in Brazil, from the theoretical framework of social representations, this study aims to understand the social representations of education professionals on the World Cup, especially in Brazil and its consequences. Participants were 17 professionals of education: teachers; psychologists; and social watch, female, working in São Paulo. We used a questionnaire with closed questions in order to study the profile of professionals, which subsequently underwent a percentage analysis; and with open questions for the social representations of the participants, and produced results, underwent content analysis. In view of the presented results, we highlight the conflicts and political and social interests; dissatisfaction on investments and priorities applied, given the current situation the country besides, the importance of this study to pursue discussions to achieve larger goals, such as equality of social rights, culture and others. Keywords: social representations; professionals; education; World Cup; Brazil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12215 10.12957/psi.saber.soc.2014.12215 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12215 |
identifier_str_mv |
10.12957/psi.saber.soc.2014.12215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/12215/9516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 1 (2014): JAN-JUN; 167-172 Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 1 (2014): JAN-JUN; 167-172 2238-779X reponame:Psicologia e Saber Social instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Psicologia e Saber Social |
collection |
Psicologia e Saber Social |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br |
_version_ |
1799318471000981504 |