Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Castro, Nitiren Queiroz, de Andrade, Márcia Siqueira, Castanho, Marisa Irene Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14475
Resumo: RESUMO: O objetivo do presente estudo foi analisar o debate eleitoral realizado entre sete candidatos à presidência do Brasil em 2014. A amostra composta pelos discursos disponibilizados na mídia foi submetida à análise temática de conteúdo. Destacaram-se entre os temas de análise: Programas Educacionais; Programas Sociais; Desenvolvimento Social e Econômico; Corrupção na Petrobrás; Outros Casos de Corrupção e Compromissos Assumidos. Como conclusão, os resultados enfatizam a importância da mídia na decisão do voto popular. Palavras-chave: candidato; discurso; eleição; IRAMUTEQ; mídia. ABSTRACT: The aim of the present study was to analyze the electoral debate among seven candidates of Brazil´s presidency in 2014. A sample consisting of the speeches available in the media was submitted to thematic content analysis. Among the themes of analysis we pointed out: educational programs; social programs; social and economic development; Petrobras corruption; other instances of corruption and commitments. The results emphasize the importance of the media in voting decision. Keywords: candidate; discourse; election; IRAMUTEQ; media.
id UERJ-10_2366e30b6c482d7d1d81efbddb7ae529
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14475
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 electionsRESUMO: O objetivo do presente estudo foi analisar o debate eleitoral realizado entre sete candidatos à presidência do Brasil em 2014. A amostra composta pelos discursos disponibilizados na mídia foi submetida à análise temática de conteúdo. Destacaram-se entre os temas de análise: Programas Educacionais; Programas Sociais; Desenvolvimento Social e Econômico; Corrupção na Petrobrás; Outros Casos de Corrupção e Compromissos Assumidos. Como conclusão, os resultados enfatizam a importância da mídia na decisão do voto popular. Palavras-chave: candidato; discurso; eleição; IRAMUTEQ; mídia. ABSTRACT: The aim of the present study was to analyze the electoral debate among seven candidates of Brazil´s presidency in 2014. A sample consisting of the speeches available in the media was submitted to thematic content analysis. Among the themes of analysis we pointed out: educational programs; social programs; social and economic development; Petrobras corruption; other instances of corruption and commitments. The results emphasize the importance of the media in voting decision. Keywords: candidate; discourse; election; IRAMUTEQ; media.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/1447510.12957/psi.saber.soc.2014.14475Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 2 (2014): Jul-Dez; 260-266Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 2 (2014): Jul-Dez; 260-2662238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14475/10954Fernandes, Janaína da Silva GonçalvesCastro, Nitiren Queirozde Andrade, Márcia SiqueiraCastanho, Marisa Irene Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-22T14:58:26Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14475Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2015-01-22T14:58:26Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections
title Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections
spellingShingle Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections
Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
title_short Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections
title_full Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections
title_fullStr Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections
title_full_unstemmed Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections
title_sort Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections
author Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
author_facet Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
Castro, Nitiren Queiroz
de Andrade, Márcia Siqueira
Castanho, Marisa Irene Siqueira
author_role author
author2 Castro, Nitiren Queiroz
de Andrade, Márcia Siqueira
Castanho, Marisa Irene Siqueira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
Castro, Nitiren Queiroz
de Andrade, Márcia Siqueira
Castanho, Marisa Irene Siqueira
description RESUMO: O objetivo do presente estudo foi analisar o debate eleitoral realizado entre sete candidatos à presidência do Brasil em 2014. A amostra composta pelos discursos disponibilizados na mídia foi submetida à análise temática de conteúdo. Destacaram-se entre os temas de análise: Programas Educacionais; Programas Sociais; Desenvolvimento Social e Econômico; Corrupção na Petrobrás; Outros Casos de Corrupção e Compromissos Assumidos. Como conclusão, os resultados enfatizam a importância da mídia na decisão do voto popular. Palavras-chave: candidato; discurso; eleição; IRAMUTEQ; mídia. ABSTRACT: The aim of the present study was to analyze the electoral debate among seven candidates of Brazil´s presidency in 2014. A sample consisting of the speeches available in the media was submitted to thematic content analysis. Among the themes of analysis we pointed out: educational programs; social programs; social and economic development; Petrobras corruption; other instances of corruption and commitments. The results emphasize the importance of the media in voting decision. Keywords: candidate; discourse; election; IRAMUTEQ; media.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14475
10.12957/psi.saber.soc.2014.14475
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14475
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2014.14475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14475/10954
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 2 (2014): Jul-Dez; 260-266
Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 2 (2014): Jul-Dez; 260-266
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318471025098752