Os encadeamentos do cárcere: Uma análise da vida egressa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maliszewski, Régis
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Bairros, Wellynton Nardes de, Antunes, Helen de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/89749
Resumo: Considerando a quantidade significativa de encarcerados, as condições precárias vivenciadas por estes, e a escassez de pesquisas voltadas à situação dos egressos, constitui de grande importância a compreensão e escuta dos mesmos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção do egresso sobre seu processo de reintegração. Este estudo de campo caracterizou-se por ser de abordagem qualitativa e exploratório, visando uma maior familiaridade em relação à perspectiva do egresso sobre sua reintegração. Para tal procedimento foram utilizados um questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada, sendo em seguida realizada a análise por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Foram abordados cinco indivíduos que estiveram em regime fechado durante um ano ou mais. Observou-se, através dos resultados obtidos, certa dificuldade dos egressos em conseguir um trabalho formal, ficando sem o amparo das garantias das leis trabalhistas. Ao que poderia auxiliá-los no processo de reintegração social, o fator apoio familiar ou de amigos, o trabalho e o estudo dentro da prisão, demonstrou significância nos relatos. Foi possível concluir que os egressos possuem uma visão pessimista do sistema prisional quanto à alimentação inadequada e à dificuldade de arrumar um emprego devido sua ficha criminal, como também uma percepção positiva em relação à aprendizagem, o estudo e trabalho.
id UERJ-10_2577070e84707be40b834ed3da2c7629
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/89749
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling Os encadeamentos do cárcere: Uma análise da vida egressaEgressoSistema PrisionalReinserçãoReintegraçãoApenadoConsiderando a quantidade significativa de encarcerados, as condições precárias vivenciadas por estes, e a escassez de pesquisas voltadas à situação dos egressos, constitui de grande importância a compreensão e escuta dos mesmos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção do egresso sobre seu processo de reintegração. Este estudo de campo caracterizou-se por ser de abordagem qualitativa e exploratório, visando uma maior familiaridade em relação à perspectiva do egresso sobre sua reintegração. Para tal procedimento foram utilizados um questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada, sendo em seguida realizada a análise por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Foram abordados cinco indivíduos que estiveram em regime fechado durante um ano ou mais. Observou-se, através dos resultados obtidos, certa dificuldade dos egressos em conseguir um trabalho formal, ficando sem o amparo das garantias das leis trabalhistas. Ao que poderia auxiliá-los no processo de reintegração social, o fator apoio familiar ou de amigos, o trabalho e o estudo dentro da prisão, demonstrou significância nos relatos. Foi possível concluir que os egressos possuem uma visão pessimista do sistema prisional quanto à alimentação inadequada e à dificuldade de arrumar um emprego devido sua ficha criminal, como também uma percepção positiva em relação à aprendizagem, o estudo e trabalho.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2024-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/89749Psychology and Social Knowing; Vol. 13 (2024): JAN-DEZ; 524-555Psicologia e Saber Social; v. 13 (2024): JAN-DEZ; 524-5552238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/89749/53385Copyright (c) 2025 Psicologia e Saber Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccess Maliszewski, RégisBairros, Wellynton Nardes deAntunes, Helen de Oliveira2025-02-15T16:55:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/89749Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2025-02-15T16:55:12Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os encadeamentos do cárcere: Uma análise da vida egressa
title Os encadeamentos do cárcere: Uma análise da vida egressa
spellingShingle Os encadeamentos do cárcere: Uma análise da vida egressa
Maliszewski, Régis
Egresso
Sistema Prisional
Reinserção
Reintegração
Apenado
title_short Os encadeamentos do cárcere: Uma análise da vida egressa
title_full Os encadeamentos do cárcere: Uma análise da vida egressa
title_fullStr Os encadeamentos do cárcere: Uma análise da vida egressa
title_full_unstemmed Os encadeamentos do cárcere: Uma análise da vida egressa
title_sort Os encadeamentos do cárcere: Uma análise da vida egressa
author Maliszewski, Régis
author_facet Maliszewski, Régis
Bairros, Wellynton Nardes de
Antunes, Helen de Oliveira
author_role author
author2 Bairros, Wellynton Nardes de
Antunes, Helen de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maliszewski, Régis
Bairros, Wellynton Nardes de
Antunes, Helen de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Egresso
Sistema Prisional
Reinserção
Reintegração
Apenado
topic Egresso
Sistema Prisional
Reinserção
Reintegração
Apenado
description Considerando a quantidade significativa de encarcerados, as condições precárias vivenciadas por estes, e a escassez de pesquisas voltadas à situação dos egressos, constitui de grande importância a compreensão e escuta dos mesmos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção do egresso sobre seu processo de reintegração. Este estudo de campo caracterizou-se por ser de abordagem qualitativa e exploratório, visando uma maior familiaridade em relação à perspectiva do egresso sobre sua reintegração. Para tal procedimento foram utilizados um questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada, sendo em seguida realizada a análise por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Foram abordados cinco indivíduos que estiveram em regime fechado durante um ano ou mais. Observou-se, através dos resultados obtidos, certa dificuldade dos egressos em conseguir um trabalho formal, ficando sem o amparo das garantias das leis trabalhistas. Ao que poderia auxiliá-los no processo de reintegração social, o fator apoio familiar ou de amigos, o trabalho e o estudo dentro da prisão, demonstrou significância nos relatos. Foi possível concluir que os egressos possuem uma visão pessimista do sistema prisional quanto à alimentação inadequada e à dificuldade de arrumar um emprego devido sua ficha criminal, como também uma percepção positiva em relação à aprendizagem, o estudo e trabalho.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/89749
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/89749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/89749/53385
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2025 Psicologia e Saber Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2025 Psicologia e Saber Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psychology and Social Knowing; Vol. 13 (2024): JAN-DEZ; 524-555
Psicologia e Saber Social; v. 13 (2024): JAN-DEZ; 524-555
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1826573051781709824