Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Marcia Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soares, Adriana Benevides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83318
Resumo: A automonitoria pode ser considerada uma habilidade complexa, fundamental para as habilidades sociais e competência social, pois permite que a pessoa intérprete, expresse e execute ações com autonomia em diferentes situações sociais. Pretende-se fazer uma revisão conceitual sobre o que é automonitoria e mostrar evidências de validade convergente e discriminante entre as Escalas de Automonitoria e o Inventário Habilidades Sociais. Partciparam do estudo 500 universitários de diferentes graduações, idade entre 18 a 36 anos, ambos os sexos e utilizou-se para coleta de dados as Escalas de Autonomitoria - versão de 10 e 18 itens - e o Inventário de Habilidades Sociais. Os resultados não indicaram correlação, o que pode implicar que os instrumentos mensuram construtos diversos. Entretanto, é relevante novas pesquisas no cenário nacional para a melhor compreensão do funcionamento das Escalas de Automonitoria, considerando a importância da Automonitoria nos estudos internacionais aplicados em diferentes contextos da Psicologia.
id UERJ-10_27ddf7095a2e4a9c3bf3ab606062d2ae
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/83318
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalasAutomonitoriaHabilidades SociaisAvaliação PsicológicaEstudante UniversitárioConvergência de EscalasA automonitoria pode ser considerada uma habilidade complexa, fundamental para as habilidades sociais e competência social, pois permite que a pessoa intérprete, expresse e execute ações com autonomia em diferentes situações sociais. Pretende-se fazer uma revisão conceitual sobre o que é automonitoria e mostrar evidências de validade convergente e discriminante entre as Escalas de Automonitoria e o Inventário Habilidades Sociais. Partciparam do estudo 500 universitários de diferentes graduações, idade entre 18 a 36 anos, ambos os sexos e utilizou-se para coleta de dados as Escalas de Autonomitoria - versão de 10 e 18 itens - e o Inventário de Habilidades Sociais. Os resultados não indicaram correlação, o que pode implicar que os instrumentos mensuram construtos diversos. Entretanto, é relevante novas pesquisas no cenário nacional para a melhor compreensão do funcionamento das Escalas de Automonitoria, considerando a importância da Automonitoria nos estudos internacionais aplicados em diferentes contextos da Psicologia.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83318Psicologia e Saber Social; v. 7 n. 1 (2018): JAN-JUN; 26-42Psychology and Social Knowing; Vol. 7 No. 1 (2018): JAN-JUN; 26-422238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83318/49564Copyright (c) 2024 Psicologia e Saber Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Marcia CristinaSoares, Adriana Benevides2024-04-09T12:39:28Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/83318Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2024-04-09T12:39:28Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas
title Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas
spellingShingle Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas
Monteiro, Marcia Cristina
Automonitoria
Habilidades Sociais
Avaliação Psicológica
Estudante Universitário
Convergência de Escalas
title_short Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas
title_full Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas
title_fullStr Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas
title_full_unstemmed Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas
title_sort Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas
author Monteiro, Marcia Cristina
author_facet Monteiro, Marcia Cristina
Soares, Adriana Benevides
author_role author
author2 Soares, Adriana Benevides
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Marcia Cristina
Soares, Adriana Benevides
dc.subject.por.fl_str_mv Automonitoria
Habilidades Sociais
Avaliação Psicológica
Estudante Universitário
Convergência de Escalas
topic Automonitoria
Habilidades Sociais
Avaliação Psicológica
Estudante Universitário
Convergência de Escalas
description A automonitoria pode ser considerada uma habilidade complexa, fundamental para as habilidades sociais e competência social, pois permite que a pessoa intérprete, expresse e execute ações com autonomia em diferentes situações sociais. Pretende-se fazer uma revisão conceitual sobre o que é automonitoria e mostrar evidências de validade convergente e discriminante entre as Escalas de Automonitoria e o Inventário Habilidades Sociais. Partciparam do estudo 500 universitários de diferentes graduações, idade entre 18 a 36 anos, ambos os sexos e utilizou-se para coleta de dados as Escalas de Autonomitoria - versão de 10 e 18 itens - e o Inventário de Habilidades Sociais. Os resultados não indicaram correlação, o que pode implicar que os instrumentos mensuram construtos diversos. Entretanto, é relevante novas pesquisas no cenário nacional para a melhor compreensão do funcionamento das Escalas de Automonitoria, considerando a importância da Automonitoria nos estudos internacionais aplicados em diferentes contextos da Psicologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83318
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83318/49564
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Psicologia e Saber Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Psicologia e Saber Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 7 n. 1 (2018): JAN-JUN; 26-42
Psychology and Social Knowing; Vol. 7 No. 1 (2018): JAN-JUN; 26-42
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318470515490816