Representações Sociais do assédio de rua para brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Wanessa dos Santos Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Luana Elayne Cunha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83394
Resumo: O assédio de rua é uma forma sutil de violência contra a mulher que é cotidianamente invisibilizado e legitimado pela sociedade brasileira. Uma possível explicação para a legitimação dessa forma de violência é a sua associação errônea ao que é uma cantada. Diante disso, o objetivo geral da presente pesquisa foi investigar as representações sociais do assédio de rua para brasileiros. Já os objetivos específicos foram: investigar se a população é capaz de reconhecer o assédio de rua a partir de imagens e investigar os elementos estruturais das representações sociais sobre o assédio de rua e as cantadas. Para tanto, o instrumento utilizado foi um questionário contendo 12 imagens, as quais foram avaliadas a partir de uma escala Likert de 5 pontos e 2 Testes de Associação Livre de Palavras (TALP) com os estímulos indutores assédio de rua e cantada. A amostra foi composta por 130 indivíduos de ambos os gêneros, com idades entre 18 e 70 anos. Os resultados indicaram divergências na identificação do assédio de rua, um alto nível de consenso quanto ao caráter negativo do assédio de rua, desconhecimento quanto à diferença entre assédio de rua e cantada e uma ambiguidade quanto ao conceito do termo cantada. Os resultados foram devidamente discutidos baseando-se na teoria das representações sociais.
id UERJ-10_56ccb45b5d394c46616f88f244d7c9b9
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/83394
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling Representações Sociais do assédio de rua para brasileirosRepresentações SociaisAssédio de RuaCantadaMulherViolênciaO assédio de rua é uma forma sutil de violência contra a mulher que é cotidianamente invisibilizado e legitimado pela sociedade brasileira. Uma possível explicação para a legitimação dessa forma de violência é a sua associação errônea ao que é uma cantada. Diante disso, o objetivo geral da presente pesquisa foi investigar as representações sociais do assédio de rua para brasileiros. Já os objetivos específicos foram: investigar se a população é capaz de reconhecer o assédio de rua a partir de imagens e investigar os elementos estruturais das representações sociais sobre o assédio de rua e as cantadas. Para tanto, o instrumento utilizado foi um questionário contendo 12 imagens, as quais foram avaliadas a partir de uma escala Likert de 5 pontos e 2 Testes de Associação Livre de Palavras (TALP) com os estímulos indutores assédio de rua e cantada. A amostra foi composta por 130 indivíduos de ambos os gêneros, com idades entre 18 e 70 anos. Os resultados indicaram divergências na identificação do assédio de rua, um alto nível de consenso quanto ao caráter negativo do assédio de rua, desconhecimento quanto à diferença entre assédio de rua e cantada e uma ambiguidade quanto ao conceito do termo cantada. Os resultados foram devidamente discutidos baseando-se na teoria das representações sociais.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83394Psicologia e Saber Social; v. 10 n. 2 (2021): JUL-DEZ; 177-208Psychology and Social Knowing; Vol. 10 No. 2 (2021): JUL-DEZ; 177-2082238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83394/49596Copyright (c) 2024 Psicologia e Saber Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Wanessa dos Santos VieiraSouza, Luana Elayne Cunha de2024-04-09T12:41:01Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/83394Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2024-04-09T12:41:01Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações Sociais do assédio de rua para brasileiros
title Representações Sociais do assédio de rua para brasileiros
spellingShingle Representações Sociais do assédio de rua para brasileiros
Araujo, Wanessa dos Santos Vieira
Representações Sociais
Assédio de Rua
Cantada
Mulher
Violência
title_short Representações Sociais do assédio de rua para brasileiros
title_full Representações Sociais do assédio de rua para brasileiros
title_fullStr Representações Sociais do assédio de rua para brasileiros
title_full_unstemmed Representações Sociais do assédio de rua para brasileiros
title_sort Representações Sociais do assédio de rua para brasileiros
author Araujo, Wanessa dos Santos Vieira
author_facet Araujo, Wanessa dos Santos Vieira
Souza, Luana Elayne Cunha de
author_role author
author2 Souza, Luana Elayne Cunha de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Wanessa dos Santos Vieira
Souza, Luana Elayne Cunha de
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Assédio de Rua
Cantada
Mulher
Violência
topic Representações Sociais
Assédio de Rua
Cantada
Mulher
Violência
description O assédio de rua é uma forma sutil de violência contra a mulher que é cotidianamente invisibilizado e legitimado pela sociedade brasileira. Uma possível explicação para a legitimação dessa forma de violência é a sua associação errônea ao que é uma cantada. Diante disso, o objetivo geral da presente pesquisa foi investigar as representações sociais do assédio de rua para brasileiros. Já os objetivos específicos foram: investigar se a população é capaz de reconhecer o assédio de rua a partir de imagens e investigar os elementos estruturais das representações sociais sobre o assédio de rua e as cantadas. Para tanto, o instrumento utilizado foi um questionário contendo 12 imagens, as quais foram avaliadas a partir de uma escala Likert de 5 pontos e 2 Testes de Associação Livre de Palavras (TALP) com os estímulos indutores assédio de rua e cantada. A amostra foi composta por 130 indivíduos de ambos os gêneros, com idades entre 18 e 70 anos. Os resultados indicaram divergências na identificação do assédio de rua, um alto nível de consenso quanto ao caráter negativo do assédio de rua, desconhecimento quanto à diferença entre assédio de rua e cantada e uma ambiguidade quanto ao conceito do termo cantada. Os resultados foram devidamente discutidos baseando-se na teoria das representações sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83394
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83394/49596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Psicologia e Saber Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Psicologia e Saber Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 10 n. 2 (2021): JUL-DEZ; 177-208
Psychology and Social Knowing; Vol. 10 No. 2 (2021): JUL-DEZ; 177-208
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318470561628160