Representação social da aposentadoria para professores universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saber Social |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/23594 |
Resumo: | RESUMO: O objetivo do presente estudo foi analisar as representações sociais da aposentadoria para professores que trabalham em duas universidades federais do nordeste brasileiro. Foram realizadas vinte entrevistas narrativas, pareadas por sexo e instituição, com professores universitários que possuíam 50 anos ou mais de idade. As entrevistas transcritas foram analisadas com auxílio de software de análise textual, do tipo lexicográfica. Os resultados indicaram a composição de seis classes textuais e as representações sociais mais fortes se referiam à aposentadoria como nova etapa de vida, retorno à família, envelhecimento, viagens e lazer. Para os entrevistados, as representações sociais da aposentadoria foram positivas, no entanto, a perspectiva de um trabalho satisfatório, somado ao medo em relação às mudanças previdenciárias e a própria vida, reforçam a intenção de adiar a aposentadoria. Não houve diferenças significativas entre instituições, o que demonstra certa homogeneidade das representações para esse grupo profissional.Palavras-chaves: aposentadoria; professores; representação social; universidade federal.ABSTRACT: This study aimed to analyze social representations of retirement among professors that work at two federal universities in northeastern Brazil. Twenty narrative interviews were carried out, paired by gender and institution, with university professors aged 50 and above. The transcribed interviews were analyzed with the aid of lexicographical text analysis software. The results indicated six text categories and the strongest social representations referred to retirement as a new phase in life, a return to family, aging, travel and leisure. For the interviewees, the social representations of retirement were positive, however, the prospect of a satisfactory job, added to the fear in relation to social security changes and life itself, reinforce the intention to postpone retirement. There were no significant differences between institutions, which demonstrates a certain homogeneity in representations among this professional group.Keywords: retirement; professors; social representation; federal university. |
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Representação social da aposentadoria para professores universitáriosRESUMO: O objetivo do presente estudo foi analisar as representações sociais da aposentadoria para professores que trabalham em duas universidades federais do nordeste brasileiro. Foram realizadas vinte entrevistas narrativas, pareadas por sexo e instituição, com professores universitários que possuíam 50 anos ou mais de idade. As entrevistas transcritas foram analisadas com auxílio de software de análise textual, do tipo lexicográfica. Os resultados indicaram a composição de seis classes textuais e as representações sociais mais fortes se referiam à aposentadoria como nova etapa de vida, retorno à família, envelhecimento, viagens e lazer. Para os entrevistados, as representações sociais da aposentadoria foram positivas, no entanto, a perspectiva de um trabalho satisfatório, somado ao medo em relação às mudanças previdenciárias e a própria vida, reforçam a intenção de adiar a aposentadoria. Não houve diferenças significativas entre instituições, o que demonstra certa homogeneidade das representações para esse grupo profissional.Palavras-chaves: aposentadoria; professores; representação social; universidade federal.ABSTRACT: This study aimed to analyze social representations of retirement among professors that work at two federal universities in northeastern Brazil. Twenty narrative interviews were carried out, paired by gender and institution, with university professors aged 50 and above. The transcribed interviews were analyzed with the aid of lexicographical text analysis software. The results indicated six text categories and the strongest social representations referred to retirement as a new phase in life, a return to family, aging, travel and leisure. For the interviewees, the social representations of retirement were positive, however, the prospect of a satisfactory job, added to the fear in relation to social security changes and life itself, reinforce the intention to postpone retirement. There were no significant differences between institutions, which demonstrates a certain homogeneity in representations among this professional group.Keywords: retirement; professors; social representation; federal university.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/2359410.12957/psi.saber.soc.2017.23594Psicologia e Saber Social; v. 6 n. 2 (2017): JUL-DEZ; 130-145Psychology and Social Knowing; Vol. 6 No. 2 (2017): JUL-DEZ; 130-1452238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/23594/23862Amaral, Luana de Barros CamposTorres, Tatiana Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-01T19:00:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/23594Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2024-04-01T19:00:38Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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