A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saber Social |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8793 |
Resumo: | RESUMO: A hipertensão arterial é uma doença que afeta grande parcela da população mundial. No Brasil, estima-se que metade da população com 50 anos ou mais apresenta a doença. É fundamental conhecer os fatores que influenciam os comportamentos relativos à doença, e nesse sentido a informação veiculada pela mídia se torna um dado relevante. O objetivo deste estudo foi verificar como a hipertensão aparece no contexto de reportagens em uma revista popular de grande circulação no Brasil. Por meio de pesquisa sistemática ao acervo digital da revista Veja foram consultadas as reportagens onde a palavra “hipertensão” foi citada. Selecionaram-se trechos (N=88) com sentenças completas referentes à hipertensão no período de 1980 a 2012 produzidos em caráter de conhecimento especializado, como nas sessões medicina e saúde. O material foi submetido ao software IRAMUTEQ que realiza análise quantitativa de dados textuais. Foram encontradas cinco classes de conteúdos relacionados à hipertensão arterial veiculadas pela revista, divididas entre um bloco de conteúdos direcionados ao tratamento e controle da hipertensão e outro bloco com elementos de caráter prioritariamente informativo, vinculados ao contexto epidemiológico, consequências da doença, relação com outros quadros patológicos e fatores de risco para a hipertensão arterial. Verifica-se ao longo das décadas um aumento gradativo de conteúdos informativos e descritivos sobre a doença. Ressalta-se a grande importância da mídia na sociedade, principalmente na difusão das informações que são absorvidas pelos grupos e influenciam na forma que se relacionam com os objetos sociais, como a hipertensão arterial. Palavras-chave: hipertensão; mídia; representações sociais; comunicação; pesquisa documental. ABSTRACT: Arterial hypertension is a disease that affects a large portion of the world population. In Brazil, it is estimated that half of the population aged 50 or over has the disease. It is essential to understand the factors that influence behaviors related to the disease, and the information conveyed by the media becomes an important finding. The aim of this study was to verify how hypertension appears in the context of articles in a popular magazine of large circulation in Brazil. Through systematic research to the digital collection of Veja magazine articles were consulted where the word "hypertension" was cited. A total of passages were selected (N = 88) with complete sentences related to hypertension in the period from 1980 to 2012 and produced in the form of specialized knowledge. The material was submitted to IRAMUTEQ software that performs quantitative analysis of text data. Five classes of hypertension-related content were found. The classes were divided between a block of content related to the treatment and control of hypertension and another block of elements with primarily informative character linked to the epidemiological context, the consequences of the disease, relationship with other pathological and risk factors for hypertension. A gradual increase of informational and descriptive content about the disease was observed over the decades. The importance of the media in society is emphasized, especially in the dissemination of information that is absorbed by the groups and influence the way they relate to social phenomena, with the hypertension. Keywords: hypertension; media; social representations; communication; documental research. |
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A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysisRESUMO: A hipertensão arterial é uma doença que afeta grande parcela da população mundial. No Brasil, estima-se que metade da população com 50 anos ou mais apresenta a doença. É fundamental conhecer os fatores que influenciam os comportamentos relativos à doença, e nesse sentido a informação veiculada pela mídia se torna um dado relevante. O objetivo deste estudo foi verificar como a hipertensão aparece no contexto de reportagens em uma revista popular de grande circulação no Brasil. Por meio de pesquisa sistemática ao acervo digital da revista Veja foram consultadas as reportagens onde a palavra “hipertensão” foi citada. Selecionaram-se trechos (N=88) com sentenças completas referentes à hipertensão no período de 1980 a 2012 produzidos em caráter de conhecimento especializado, como nas sessões medicina e saúde. O material foi submetido ao software IRAMUTEQ que realiza análise quantitativa de dados textuais. Foram encontradas cinco classes de conteúdos relacionados à hipertensão arterial veiculadas pela revista, divididas entre um bloco de conteúdos direcionados ao tratamento e controle da hipertensão e outro bloco com elementos de caráter prioritariamente informativo, vinculados ao contexto epidemiológico, consequências da doença, relação com outros quadros patológicos e fatores de risco para a hipertensão arterial. Verifica-se ao longo das décadas um aumento gradativo de conteúdos informativos e descritivos sobre a doença. Ressalta-se a grande importância da mídia na sociedade, principalmente na difusão das informações que são absorvidas pelos grupos e influenciam na forma que se relacionam com os objetos sociais, como a hipertensão arterial. Palavras-chave: hipertensão; mídia; representações sociais; comunicação; pesquisa documental. ABSTRACT: Arterial hypertension is a disease that affects a large portion of the world population. In Brazil, it is estimated that half of the population aged 50 or over has the disease. It is essential to understand the factors that influence behaviors related to the disease, and the information conveyed by the media becomes an important finding. The aim of this study was to verify how hypertension appears in the context of articles in a popular magazine of large circulation in Brazil. Through systematic research to the digital collection of Veja magazine articles were consulted where the word "hypertension" was cited. A total of passages were selected (N = 88) with complete sentences related to hypertension in the period from 1980 to 2012 and produced in the form of specialized knowledge. The material was submitted to IRAMUTEQ software that performs quantitative analysis of text data. Five classes of hypertension-related content were found. The classes were divided between a block of content related to the treatment and control of hypertension and another block of elements with primarily informative character linked to the epidemiological context, the consequences of the disease, relationship with other pathological and risk factors for hypertension. A gradual increase of informational and descriptive content about the disease was observed over the decades. The importance of the media in society is emphasized, especially in the dissemination of information that is absorbed by the groups and influence the way they relate to social phenomena, with the hypertension. Keywords: hypertension; media; social representations; communication; documental research.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/879310.12957/psi.saber.soc.2013.8793Psicologia e Saber Social; v. 2 n. 2 (2013): Jul-Dez; 191-203Psychology and Social Knowing; Vol. 2 No. 2 (2013): Jul-Dez; 191-2032238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8793/6661da Silva, Jean PauloBousfield, Andréa Barbará da SilvaCardoso, Luiza Herzmanninfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-15T14:43:40Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/8793Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2014-01-15T14:43:40Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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