A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Jean Paulo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bousfield, Andréa Barbará da Silva, Cardoso, Luiza Herzmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8793
Resumo: RESUMO: A hipertensão arterial é uma doença que afeta grande parcela da população mundial. No Brasil, estima-se que metade da população com 50 anos ou mais apresenta a doença. É fundamental conhecer os fatores que influenciam os comportamentos relativos à doença, e nesse sentido a informação veiculada pela mídia se torna um dado relevante. O objetivo deste estudo foi verificar como a hipertensão aparece no contexto de reportagens em uma revista popular de grande circulação no Brasil. Por meio de pesquisa sistemática ao acervo digital da revista Veja foram consultadas as reportagens onde a palavra “hipertensão” foi citada. Selecionaram-se trechos (N=88) com sentenças completas referentes à hipertensão no período de 1980 a 2012 produzidos em caráter de conhecimento especializado, como nas sessões medicina e saúde. O material foi submetido ao software IRAMUTEQ que realiza análise quantitativa de dados textuais. Foram encontradas cinco classes de conteúdos relacionados à hipertensão arterial veiculadas pela revista, divididas entre um bloco de conteúdos direcionados ao tratamento e controle da hipertensão e outro bloco com elementos de caráter prioritariamente informativo, vinculados ao contexto epidemiológico, consequências da doença, relação com outros quadros patológicos e fatores de risco para a hipertensão arterial. Verifica-se ao longo das décadas um aumento gradativo de conteúdos informativos e descritivos sobre a doença. Ressalta-se a grande importância da mídia na sociedade, principalmente na difusão das informações que são absorvidas pelos grupos e influenciam na forma que se relacionam com os objetos sociais, como a hipertensão arterial. Palavras-chave: hipertensão; mídia; representações sociais; comunicação; pesquisa documental. ABSTRACT: Arterial hypertension is a disease that affects a large portion of the world population. In Brazil, it is estimated that half of the population aged 50 or over has the disease. It is essential to understand the factors that influence behaviors related to the disease, and the information conveyed by the media becomes an important finding. The aim of this study was to verify how hypertension appears in the context of articles in a popular magazine of large circulation in Brazil. Through systematic research to the digital collection of Veja magazine articles were consulted where the word "hypertension" was cited. A total of passages were selected (N = 88) with complete sentences related to hypertension in the period from 1980 to 2012 and produced in the form of specialized knowledge. The material was submitted to IRAMUTEQ software that performs quantitative analysis of text data. Five classes of hypertension-related content were found. The classes were divided between a block of content related to the treatment and control of hypertension and another block of elements with primarily informative character linked to the epidemiological context, the consequences of the disease, relationship with other pathological and risk factors for hypertension. A gradual increase of informational and descriptive content about the disease was observed over the decades. The importance of the media in society is emphasized, especially in the dissemination of information that is absorbed by the groups and influence the way they relate to social phenomena, with the hypertension. Keywords: hypertension; media; social representations; communication; documental research.
id UERJ-10_725291d818a835178a746d36e1ab8033
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/8793
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysisRESUMO: A hipertensão arterial é uma doença que afeta grande parcela da população mundial. No Brasil, estima-se que metade da população com 50 anos ou mais apresenta a doença. É fundamental conhecer os fatores que influenciam os comportamentos relativos à doença, e nesse sentido a informação veiculada pela mídia se torna um dado relevante. O objetivo deste estudo foi verificar como a hipertensão aparece no contexto de reportagens em uma revista popular de grande circulação no Brasil. Por meio de pesquisa sistemática ao acervo digital da revista Veja foram consultadas as reportagens onde a palavra “hipertensão” foi citada. Selecionaram-se trechos (N=88) com sentenças completas referentes à hipertensão no período de 1980 a 2012 produzidos em caráter de conhecimento especializado, como nas sessões medicina e saúde. O material foi submetido ao software IRAMUTEQ que realiza análise quantitativa de dados textuais. Foram encontradas cinco classes de conteúdos relacionados à hipertensão arterial veiculadas pela revista, divididas entre um bloco de conteúdos direcionados ao tratamento e controle da hipertensão e outro bloco com elementos de caráter prioritariamente informativo, vinculados ao contexto epidemiológico, consequências da doença, relação com outros quadros patológicos e fatores de risco para a hipertensão arterial. Verifica-se ao longo das décadas um aumento gradativo de conteúdos informativos e descritivos sobre a doença. Ressalta-se a grande importância da mídia na sociedade, principalmente na difusão das informações que são absorvidas pelos grupos e influenciam na forma que se relacionam com os objetos sociais, como a hipertensão arterial. Palavras-chave: hipertensão; mídia; representações sociais; comunicação; pesquisa documental. ABSTRACT: Arterial hypertension is a disease that affects a large portion of the world population. In Brazil, it is estimated that half of the population aged 50 or over has the disease. It is essential to understand the factors that influence behaviors related to the disease, and the information conveyed by the media becomes an important finding. The aim of this study was to verify how hypertension appears in the context of articles in a popular magazine of large circulation in Brazil. Through systematic research to the digital collection of Veja magazine articles were consulted where the word "hypertension" was cited. A total of passages were selected (N = 88) with complete sentences related to hypertension in the period from 1980 to 2012 and produced in the form of specialized knowledge. The material was submitted to IRAMUTEQ software that performs quantitative analysis of text data. Five classes of hypertension-related content were found. The classes were divided between a block of content related to the treatment and control of hypertension and another block of elements with primarily informative character linked to the epidemiological context, the consequences of the disease, relationship with other pathological and risk factors for hypertension. A gradual increase of informational and descriptive content about the disease was observed over the decades. The importance of the media in society is emphasized, especially in the dissemination of information that is absorbed by the groups and influence the way they relate to social phenomena, with the hypertension. Keywords: hypertension; media; social representations; communication; documental research.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/879310.12957/psi.saber.soc.2013.8793Psicologia e Saber Social; v. 2 n. 2 (2013): Jul-Dez; 191-203Psychology and Social Knowing; Vol. 2 No. 2 (2013): Jul-Dez; 191-2032238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8793/6661da Silva, Jean PauloBousfield, Andréa Barbará da SilvaCardoso, Luiza Herzmanninfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-15T14:43:40Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/8793Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2014-01-15T14:43:40Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysis
title A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysis
spellingShingle A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysis
da Silva, Jean Paulo
title_short A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysis
title_full A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysis
title_fullStr A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysis
title_full_unstemmed A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysis
title_sort A hipertensão arterial na mídia impressa: análise da revista Veja / The Arterial Hypertension in the printed media: Veja magazine analysis
author da Silva, Jean Paulo
author_facet da Silva, Jean Paulo
Bousfield, Andréa Barbará da Silva
Cardoso, Luiza Herzmann
author_role author
author2 Bousfield, Andréa Barbará da Silva
Cardoso, Luiza Herzmann
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Jean Paulo
Bousfield, Andréa Barbará da Silva
Cardoso, Luiza Herzmann
description RESUMO: A hipertensão arterial é uma doença que afeta grande parcela da população mundial. No Brasil, estima-se que metade da população com 50 anos ou mais apresenta a doença. É fundamental conhecer os fatores que influenciam os comportamentos relativos à doença, e nesse sentido a informação veiculada pela mídia se torna um dado relevante. O objetivo deste estudo foi verificar como a hipertensão aparece no contexto de reportagens em uma revista popular de grande circulação no Brasil. Por meio de pesquisa sistemática ao acervo digital da revista Veja foram consultadas as reportagens onde a palavra “hipertensão” foi citada. Selecionaram-se trechos (N=88) com sentenças completas referentes à hipertensão no período de 1980 a 2012 produzidos em caráter de conhecimento especializado, como nas sessões medicina e saúde. O material foi submetido ao software IRAMUTEQ que realiza análise quantitativa de dados textuais. Foram encontradas cinco classes de conteúdos relacionados à hipertensão arterial veiculadas pela revista, divididas entre um bloco de conteúdos direcionados ao tratamento e controle da hipertensão e outro bloco com elementos de caráter prioritariamente informativo, vinculados ao contexto epidemiológico, consequências da doença, relação com outros quadros patológicos e fatores de risco para a hipertensão arterial. Verifica-se ao longo das décadas um aumento gradativo de conteúdos informativos e descritivos sobre a doença. Ressalta-se a grande importância da mídia na sociedade, principalmente na difusão das informações que são absorvidas pelos grupos e influenciam na forma que se relacionam com os objetos sociais, como a hipertensão arterial. Palavras-chave: hipertensão; mídia; representações sociais; comunicação; pesquisa documental. ABSTRACT: Arterial hypertension is a disease that affects a large portion of the world population. In Brazil, it is estimated that half of the population aged 50 or over has the disease. It is essential to understand the factors that influence behaviors related to the disease, and the information conveyed by the media becomes an important finding. The aim of this study was to verify how hypertension appears in the context of articles in a popular magazine of large circulation in Brazil. Through systematic research to the digital collection of Veja magazine articles were consulted where the word "hypertension" was cited. A total of passages were selected (N = 88) with complete sentences related to hypertension in the period from 1980 to 2012 and produced in the form of specialized knowledge. The material was submitted to IRAMUTEQ software that performs quantitative analysis of text data. Five classes of hypertension-related content were found. The classes were divided between a block of content related to the treatment and control of hypertension and another block of elements with primarily informative character linked to the epidemiological context, the consequences of the disease, relationship with other pathological and risk factors for hypertension. A gradual increase of informational and descriptive content about the disease was observed over the decades. The importance of the media in society is emphasized, especially in the dissemination of information that is absorbed by the groups and influence the way they relate to social phenomena, with the hypertension. Keywords: hypertension; media; social representations; communication; documental research.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8793
10.12957/psi.saber.soc.2013.8793
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8793
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2013.8793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/8793/6661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 2 n. 2 (2013): Jul-Dez; 191-203
Psychology and Social Knowing; Vol. 2 No. 2 (2013): Jul-Dez; 191-203
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318470645514240